MX Cursos

Diferenças e semelhanças entre as principais redes sociais

Diferenças e semelhanças entre as principais redes sociais

Deseja aprender as diferenças e semelhanças entre as principais redes sociais? Você está no lugar certo!

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn… As opções são tantas, que às vezes fica difícil decidir se as nossas estratégias de Marketing Digital devem abarcar todas as redes ou focar em apenas uma para ser referência.

Pois bem! Para ajudá-lo a tomar essa importante decisão, preparamos este conteúdo sobre as principais diferenças e semelhanças entre as mais populares redes sociais da atualidade; assim como os conteúdos ideais para cada uma delas.

Tipos de redes sociais

Antes de decidir em qual rede focar, é importante ressaltar que cada uma delas possui particularidades específicas e oferece determinadas funcionalidades. Além disso, há redes para os mais diversos tipos de público, certo?

Assim sendo, conhecer cada uma dessas especificidades é crucial para iniciar ou aperfeiçoar a presença do seu negócio e adequar o seu conteúdo para atingir a audiência certa. Dito isso, vejamos os principais tipos de redes sociais:

Redes de relacionamento

O Facebook, o Twitter e o Instagram fazem parte do grupo das redes de relacionamento, afinal, o objetivo desses canais é interligar pessoas e empresas, fomentando a troca de ideias e conteúdos.

Redes de entretenimento

Já como exemplo de redes sociais de entretenimento, podemos citar o YouTube e o Pinterest, que têm por objetivo o consumo de conteúdo.

Redes profissionais

Assim, entre as redes profissionais, o grande destaque é o LinkedIn, plataforma corporativa focada em networking e divulgação de vagas e experiência profissional.

Nossos cursos online relacionados a este post

Diferenças e semelhanças entre as redes sociais

Bom, depois dessa breve introdução sobre os principais tipos de redes sociais, confira os diferentes usos para cada uma delas!

 Facebook: o rei da popularidade

O Facebook é, sem dúvidas, a queridinha entre as redes sociais. Afinal, são mais de 2 bilhões de usuários ativos! Dentro dessa plataforma, as opções de conteúdo são diversas, mas as principias giram em torno daqueles que enfatizam o relacionamento entre marca e consumidores, como fotos, vídeos do cotidiano, memes atuais, GIFs e muito mais.

Facebook: o rei da popularidade

Além disso, é nesta rede que os grupos de discussão e interesses mais se destacam, assim como o compartilhamento de conteúdos de outras redes. Assim sendo, com tantas pessoas conectadas, o potencial de engajamento e segmentação desta rede é extraordinário.

Logo, você pode aproveitar essa plataforma para:

– Divulgar seu negócio;

– Construir a imagem da sua marca;

– Criar relacionamentos com o seu público-alvo;

– Assim como publicar lançamentos, ofertas e promoções;

– Criar e gerenciar eventos;

– Dialogar diretamente com os clientes.

YouTube: efeito viralizador

O YouTube permite que você crie um canal, com vídeos de temáticas diversas ou de um assunto específico. Entre os temas de destaque na plataforma estão as entrevistas, os tutoriais, as webséries e os vídeos de bastidores. Além disso, é possível anunciar nesta gigante do audiovisual por meio do famoso Google Ads.

YouTube: efeito viralizador

Considerada a segunda maior rede social, a gigante dos vídeos só fica atrás do Facebook e é famosa por seu caráter viralizador. Permitindo diversos conteúdos audiovisuais, como:

– Entrevistas, palestras ou depoimentos;

– Vídeos mais espontâneos e até engraçados sobre o cotidiano da sua empresa;

– Tutoriais e demonstrações de produtos e serviços.

A dica para esta rede é pensar num conteúdo rico e bem-feito para engajar sua audiência, se posicionar como referência em alguns assuntos e, claro, alavancar as vendas da sua marca.

Instagram: compartilhe o cotidiano!

Tão apreciado quanto o Facebook, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários e é a rede mais focada em imagens. Além disso, seu conteúdo gira em torno de registros do dia a dia, inclusive de empresas, que buscam sempre humanizar seus conteúdos.

Instagram: compartilhe o cotidiano!

Ademais, a forte interatividade da rede é uma de suas marcas registradas, afinal, há diversos recursos sendo lançados frequentemente com o intuito de intensificar e estreitar a relação entre seus usuários.

E quando o assunto são anúncios, o Instagram oferece funcionalidades nativas, mas para potencializar a sua divulgação, o ideal é utilizar as ferramentas do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Vale destacar ainda que, grande parte da visibilidade desta rede está baseada em fotos e vídeos que ilustram o cotidiano e que buscam humanizar as marcas. Assim sendo, para as empresas que pensam em atuar no Instagram, a dica é investir em conteúdos que contem uma história sobre os bastidores da marca. Afinal, essa atitude simples é capaz de gerar grande identificação e aproximação entre clientes e empresa.

LinkedIn: o networking acontece aqui

Com foco em conteúdos textuais, o LinkedIn é a plataforma perfeita para criar relacionamento com prospects, divulgar os valores da empresa, assim como vagas e conteúdos formativos. Além disso, também é possível expandir a presença da sua marca, através de anúncios segmentados.

LinkedIn: o networking acontece aqui

Assim, as empresas que pretendem marcar presença nesta rede devem utilizá-la para:

– Falar sobre sua marca, assim como seus valores e a cultura organizacional da empresa;

– Publicar conteúdos educativos e voltados para o âmbito profissional, de maneira a se posicionar como referência em relação a um determinado assunto ou segmento;

– Buscar novos colaboradores, assim como a criação de parcerias com outras marcas e empresas.

Dito isso, um dos principais diferenciais do LinkedIn, em relação às demais redes, é que ele busca facilitar o relacionamento entre os profissionais no ambiente digital, isto é, o famoso networking.

Pinterest: inspire-se e inspire!

Para quem pensou que o Pinterest não sobreviveria em meio a gigantes como Facebook e Instagram, saiba que a rede continua crescendo, e em 2018 conquistou um total de incríveis 250 milhões de pinadores! E por falar em números, você sabia já existem mais de 175 bilhões de pins publicados no Pinterest? Pois bem, e mais de 70% do público que visualiza e interage com todo esse conteúdo é composto por mulheres.

Pinterest: inspire-se e inspire!

Olha aí uma grande oportunidade de expandir a comunicação do seu negócio, caso a sua empresa dialogue com esse grupo! Entretanto, vale ressaltar que o número de homens tem crescido gradativamente na rede, o que a torna também uma ótima oportunidade para se comunicar com esse público.

Pois bem, mas apesar do grande apelo visual, como o Instagram, diferentemente das redes vistas até aqui, o Pinterest é uma rede de inspirações! Afinal, o foco não é interagir, mas sim encantar, despertar a curiosidade, contar histórias, mostrar tendências e ser referência em determinado tema.

Vale lembrar, ainda, que a versão business desta rede oferece conteúdos avançados, que permitem a inserção de dados mais específicos, como lista de ingredientes para receitas, assim como preços e opções de variedades para produtos, por exemplo.

Além disso, a rede oferece recursos nativos para o desenvolvimento de campanhas de Ads, mas que até o momento, estão restritos apenas a alguns países – e infelizmente o Brasil ainda não está nesta lista.

Twitter: dinamicidade em tempo recorde

A palavra que melhor define o Twitter é dinamicidade. Afinal, seus finados 140 caracteres, e atuais 280, fazem com que seus conteúdos sejam estrategicamente concisos, inteligentes e antenados.

Twitter: dinamicidade em tempo recorde

Assim, o que prevalece nesta rede, são os conteúdos com foco em rapidez, relevância e originalidade. Logo, se a marca do seu cliente deseja criar e manter presença por lá, você, como Social Media, precisa estar atento às tendências do segmento e acompanhar o ritmo dinâmico dessa plataforma, que cria memes com muita rapidez e exige uma interação praticamente em tempo real.

Afinal, tudo no Twitter é muito rápido! Para se ter uma ideia, um determinado assunto que está em alta neste minuto pode se tornar, rapidamente, ultrapassado. Portanto, esse caráter dinâmico e a simultaneidade de informações proporcionaram uma verdadeira revolução na produção e na propagação de conteúdos, principalmente, ao compararmos o Twitter às ferramentas mais antigas, como jornais e revistas.

Assim sendo, as marcas podem aproveitar o Twitter para:

– Publicar conteúdos atualizados e originais;

– Mostrar que está antenada aos assuntos do momento;

– Interagir com seus seguidores;

– Monitorar o que é dito a respeito da sua marca;

– E utilizar a rede como uma ferramenta de SAC.

E aí, curtiu este conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes para que outros profissionais e entusiastas da Social Media possam se inteirar a respeito das principais redes sociais.

Dica: Quer desenvolver ou potencializar seus conhecimentos em Marketing Digital? Não deixe de conhecer nossos cursos online.

Um abraço e até a próxima! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE