Blog do MX Cursos

Designer: veja como criar um portfólio das suas criações

Qualquer profissional da área de design sabe da importância de expor os seus trabalhos publicamente. O portfólio (seja ele online ou impresso) é a melhor oportunidade para que possíveis clientes, empregadores e parceiros conheçam o seu estilo, os seus pontos fortes, suas habilidades com as ferramentas e, assim, passem a te considerar no momento de uma contratação.

Se você é um freelancer, isso é ainda mais importante — com renda variável de acordo com o número de projetos desenvolvidos, é essencial ser visto e conhecido no mercado, certo? Um bom portfólio, que seja elegante, completo e, principalmente, que apresente de forma eficiente e marcante o seu trabalho, pode ser o primeiro passo para o sucesso e futuro da sua carreira.

Confira aqui algumas dicas para criar um portfólio matador e fazer toda a diferença na sua área!

Organize-se

Esse é o primeiro passo que devemos dar antes de começar a missão. Basta lembrar a quantidade de projetos e trabalhos que já desenvolvemos ao longo da carreira para entender a importância de colocar os conteúdos em ordem.

Um bom plano é categorizar os trabalhos e, a partir daí, definir quais são os que devem entrar no seu portfólio. Separe por identidade visual, embalagens, projetos editoriais, como livros e catálogos, e projetos digitais.

Depois, defina uma ordem impactante: você tem que prender a atenção logo na primeira página e, depois, garantir que a qualidade do trabalho se mantenha nas seguintes.

Seja objetivo

Tenha em mente que empregadores, clientes e parceiros (assim como todo o resto do mundo) têm um tempo muito restrito, uma infinidade de assuntos para resolver e pressa. Por isso, é importante passar a mensagem e apresentar o seu trabalho de forma sucinta e direta.

Escolha os melhores trabalhos e os pontos altos de cada um. Por exemplo, não precisa apresentar uma revista inteira, só as páginas mais interessantes. Conquiste seu espaço respeitando o tempo e o trabalho do outro.

Nossos cursos indicados

Ouse

Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante se diferenciar e impressionar. Uma boa estratégia para isso é não ter medo de ousar: crie coisas inovadoras e diferentes, fuja do que está sendo feito pela maioria; apresente novas soluções para os problemas tradicionais e não se intimide com a concorrência.

Uma dose de ousadia e inovação fazem toda a diferença na sua avaliação. Uma boa estratégia para fazer isso sem medo de errar é estar em aprendizado constante — estude o mercado, se abra para novas experiências e amplie os horizontes. Depois, traga isso tudo para o seu trabalho e para seus projetos e tenha a certeza que vai encantar muita gente.

Seja exigente

De nada adianta encher o portfólio daqueles projetos dos tempos de faculdade, que você sabe que não traduzem o seu potencial, só para que sua pasta não fique vazia. É muito mais importante apresentar um conjunto consistente e poderoso, que não vai deixar dúvidas sobre a sua capacidade e sobre o fato de você ser a escolha certa para determinado projeto.

Se estiver achando que tem pouca coisa, vale até criar projetos autorais, como pôsteres e ilustrações, desde que eles estejam à altura do conjunto. Trabalho para ocupar espaço só te atrapalha, hein? E a exigência e atenção valem também para a apresentação do portfólio, seja online ou não: use uma plataforma ou uma pasta organizada, elegante, de fácil navegação ou manuseio.

Viu como é fácil transformar o conjunto dos seus trabalhos em um portfólio único, impactante e diferenciado? Então, mãos à obra — comece hoje mesmo a criar o seu portfólio! E compartilhe com a gente outras dicas e estratégias que vão fazer toda a diferença!