MX Cursos
Designer

Designer: veja como apresentar os projetos da melhor forma

Rate this post

Você conseguiu pegar aquele projeto sonhado, fez o job com a maior dedicação e o trabalho ficou lindão. O que não vale agora é um designer enviar um doc sem graça por e-mail para mostrar o resultado, né?

Saiba que a hora de apresentar os projetos aos clientes é tão ou mais importante que seu desenvolvimento para a aprovação com eles.

Designer

Então, dedique seus esforços também para preparar uma apresentação matadora! Cada cliente tem um comportamento diferente, por isso, não existe uma receita pronta. Mas temos certeza que as orientações deste post vão te ajudar. Veja estas 5 dicas infalíveis:

1. Apresentar os projetos por e-mail?

Bom, se não tem outra opção, capriche no layout e na redação do e-mail, e seja o mais claro possível, pois você não estará junto para tirar as dúvidas do cliente na hora. Mas o ideal é apresentar os projetos em uma conversa, presencial ou por chamada em vídeo. Assim, a comunicação se torna mais direta e você consegue perceber cada reação.

2. Designer também é planner

Você já deve saber: qualquer trabalho criativo exige planejamento. Encare a apresentação dos seus projetos como mais um job. Então, planeje como será a parte gráfica (vai ser um ppt? Vai ser impresso? Vai ter um protótipo?), quais os pontos fortes e fracos do trabalho, o que você vai falar, o que vai defender, quais as prováveis perguntas etc.

3. O poder do storytelling

Nada melhor para estreitar os laços com um ouvinte do que contar uma história. Utilize os recursos do storytelling para apresentar os projetos com lógica e dinâmica. Comece relembrando os principais pontos do briefing, mostre as dificuldades (mas também o que você fez para superá-las), destaque os principais pontos do desenvolvimento e feche a conversa com um final épico — uma frase de efeito ou uma surpresa, quem sabe.

4. Capriche nas aplicações

Não deixe que seu cliente fique apenas imaginando como ficarão suas peças quando forem aplicadas no site, rede social, outdoor, revista etc. Você é um designer! Use seu talento para facilitar a visualização das peças no mundo real. Mockups são um ótimo recurso para agregar valor às suas criações. Se for impresso, vale a pena levar uma simulação — gastar um pouco a mais nesse caso pode trazer um retorno extraordinário.

5. Menos é mais

Sabemos que você está super orgulhoso do trabalho que fez e quer contar cada detalhe do seu processo criativo. Mas seu cliente não tem todo o tempo do mundo. Objetividade vale muito! Além disso, esqueça um pouco o linguajar dos designers e simplifique nas palavras, pois ninguém é obrigado a saber o que é grid, framework ou rafe, por exemplo.

Pronto: chega de apresentações chatas! Torne a reunião com o cliente um momento mais agradável e proveitoso. Com essas dicas, não dá pra garantir a aprovação do projeto, porque aí entram muitas outras variáveis. Mas dá pra garantir que você vai fazer bonito na apresentação e encantar seu cliente!

Você já passou pela situação de apresentar os projetos para um cliente? Como foi essa experiência? Conta pra gente nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar