MX Cursos
Design Grãfico

Designer Gráfico: confira 4 dicas para estimular sua criatividade

5/5 - (1 vote)

“Talento é 99% transpiração e 1% inspiração”. Esta frase, atribuída ao genial inventor da lâmpada elétrica, Thomas Edison, representa muito bem o real significado da criatividade. Especialmente nas consideradas “profissões criativas”, é muito comum sentirmos falta daquele estalo, aquela eureca, a solução criativa que, por vezes, parece surgir magicamente no meio de algum trabalho.

A verdade é que este estalo não surge magicamente e é possível, sim, estimular a criatividade e trabalhar para que estes “brancos” sejam cada vez mais raros!

O mito do “cara criativo”

É muito comum atribuirmos a qualidade “criativa” a alguma pessoa após vermos o seu trabalho final ou observarmos apenas o conjunto de sua obra. Grandes músicos, artistas plásticos, diretores de cinema — todos eles são considerados criativos, mas a verdade é que essas pessoas não têm nenhum tipo de gene especial e único que permite que eles produzam coisas geniais.

A verdade é que, sim, a prática leva à perfeição e, no geral, pessoas que praticam muito determinada técnica acabam por aprimorar suas habilidades e passam a produzir melhor, mais rápido e em maior quantidade. Mas não é só isso.

Existem diversas coisas que diferem alguém que é considerado “criativo” de alguém que não é. A boa notícia é que você pode se transformar em um deles, caso você não se considere criativo. Para explicar melhor, precisamos entender como funciona o processo de criatividade.

Essa tal de criatividade

Basicamente, a criatividade é a conexão entre dois pontos. Todas as soluções criativas que você encontrou, na sua vida inteira, foram resultado de uma espécie de “sinapse” entre duas ou mais ideias que já existem em sua cabeça. A ligação entre diferentes ideias, referências e conhecimentos produzem ideias inovadoras e permitem que você produza material criativo de qualquer natureza.

Sabendo que a criatividade funciona dessa forma, por meio da conexão de referências, você já tem duas dicas valiosas de como melhorar seus processos criativos: aumentando seu leque de referências e de conhecimentos, e instigando a conexão entre eles.

Como se tornar uma pessoa mais criativa

Designer

Existem diversas formas de estimular sua criatividade e muitas delas estão diretamente relacionadas com o aumento de suas referências e com o estímulo das conexões, mas também existem diversas outras coisas que te ajudam a produzir melhor! Afinal, nosso cérebro precisa de descanso entre períodos muito longos de concentração e outras funções básicas para que funcionemos de forma eficaz.

Confira algumas dicas simples que vão te transformar em uma pessoa mais criativa:

Faça palavras-cruzadas

Fazer palavras-cruzadas te obriga a lembrar de coisas que, geralmente, não vêm à sua mente de imediato — isso estimula suas conexões. Crie este hábito!

Pause a mente entre atividades

Ao mudar seu foco durante muito tempo se concentrando em uma mesma atividade, você pode ter uma solução para aquele problema anterior muito mais facilmente do que se insistisse naquilo por horas.

Pense como uma criança

Crianças, geralmente, não têm limitações de nada ao ter ideias e pensar em soluções. Tente imaginar absurdos e criar como se não houvesse limites. Não significa que você vai utilizar aquilo como resultado final, mas aquilo ajuda a ampliar suas possibilidades.

Não descarte nenhuma ideia que pareça ruim no começo

ideaAo descartar as ideias que parecem ruins antes de colocá-las no papel, você perde a possibilidade de analisá-las e de aprimorá-las. Além disso, quando você coloca algo no papel, ela sai da sua cabeça dando espaço para novas ideias chegarem.

Em um brainstorm, anote tudo, sem preconceitos ou julgamentos. Depois, faça a seleção, mas não descarte nada antes de analisar com calma.

Além dessas dicas, existem outras coisas que podem te ajudar a ser mais criativo no seu dia a dia ou quando der aquela tal “travada” no meio de um job:

  • Converse com pessoas;
  • Saia para dar uma volta;
  • Ouça música;
  • Tire uma soneca;
  • Faça exercícios físicos;
  • Trabalhe em locais diferentes, horários diferentes, posições diferentes;
  • Escreva à mão suas ideias.

E aí? Curtiu os conselhos? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e comece agora mesmo a aplicar nossas dicas para estimular a criatividade!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar