MX Cursos
design tipos de papeis caracteristicas e aplicacoes

Design – Tipos de papéis, características e aplicações

5/5 - (1 vote)

Existem no mercado vários tipos de papéis no design para impressão gráfica e as opções são muito diversificadas. Alguns são mais conhecidos e utilizados, seja por sua qualidade e/ou preço. Os papéis sobre os quais falaremos são todos de cor branca (apesar de não serem 100% brancos, são definidos assim), exceto o Reciclato (que é o papel reciclado).

Os formatos variam, o mais usado é 66 x 96, chamado de folha inteira. Por isto, saber o melhor formato de papel para aproveitar a dimensão gráfica do seu papel é super importante. Seguindo a linha dos papéis mais utilizados, temos:

1. Papel Offset

Produzido para ser impresso em larga escala e com custo baixo, tem um acabamento liso e lembra o papel sulfite, mas com qualidade superior. É indicado para quando há a necessidade de escrever ou fazer anotações no material, como por exemplo miolo de cadernos, agendas, blocos, folhas timbradas entre outros. Disponível em várias gramaturas.

2. Papel Reciclato

Papel Reciclato - Tipos de papéis no design

É o papel offset reciclado. Ele possui cor parda e tem um aspecto diferente dos demais papéis chamados “brancos”, sua principal distinção para o offset tradicional é que é produzido de material 100% descartado e sustentável. É indicado também para o uso em papéis  timbrados, materiais gráficos diversos, miolo de cadernos e agendas. Está disponível em várias gramaturas.
Se você quer dar transmitir o conceito de sustentabilidade para seu impresso, é a escolha certa!

3. Papel Couché Brilho

O papel Couché brilho possui um revestimento que deixa a superfície brilhante e uniforme para receber a tinta e assim, as cores se comportam de uma maneira melhor. Sua diferença do couché fosco é que o acabamento dele reflete mais luz, o que pode atrapalhar a leitura dependendo do material gráfico e da gramatura, mas dá um ótimo destaque à imagens e cores.
É indicado para capas de  revistas (115, 150, 170 g/m² de gramatura), capas de catálogos (230 g/ m²), flyers e cartões de visita em várias gramaturas.

4. Papel Couché Fosco

Absorve mais luz, o que deixa a cor mais pura, dando um ar de sofisticação. Usado em folders, cartões de visitas, catálogos, e uma infinidade de materiais.

Características do Papel

1. Peso

O peso do papel pode variar de 50 a 350 gramas, definindo o peso e o volume final do impresso. Quanto maior a gramatura, mais grossa é a folha e, consequentemente, maior o peso do material. Outros pontos que são influenciados pela gramatura é sua opacidade e o custo.

2. Formato

Antes de iniciar a arte do seu impresso, vale a pena realizar uma breve pesquisa sobre os formatos de papéis disponíveis. Muitas vezes, dois ou três centímetros podem representar uma diferença significativa no seu orçamento e uma grande economia para o planeta.

3. Cor

Ao definir sua linha de criação, pense na possibilidade e diversidade de cores dos papeis. Como as tintas offset contém transparência, suas cores podem sofrer variação. Por este motivo, normalmente utiliza-se papel de cor branca.  Uma boa dica é utilizar tons amarelados ou caramelados para dar conotação envelhecida à peça.

4. Textura

Podemos definir a textura como o aspecto do papel ou seu grau de rigidez: papéis lisos, calandrados, telados, entre outros. O importante é trabalhar a textura do impresso como mais um elementos do design e deve ser escolhido de acordo com a sua arte.

No processo de impressão offset, quanto mais liso for o papel, maior será a nitidez da impressão. Porém, papéis com textura exprimem singularidade de impressão, mas não são indicados para artes com grande riqueza de detalhes.

Para garantir o melhor tipo de papel para os seus projetos, pesquise o objetivo da comunicação que deseja empregar, se é um material que será muito manuseado, se o papel precisa ter uma certa resistência, como calendários, capas de catálogos etc.

O importante é conhecer e saber usar o papel certo dentro do seu projeto.

Dica: Quer se especializar no Design Gráfico e potencializar suas habilidades em Photoshop, Illustrator, CorelDRAW e InDesign? Conheça todos nossos cursos online.

E você? Que tipos de papéis costuma usar para seus projetos gráficos?

Deixe seu comentário ou sugestão nos comentários!

Abraços 🙂

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar