MX Cursos
Como definir prazos de freelancer sem perder a cabeça

Como definir prazos de freelancer sem perder a cabeça

Rate this post

Nos primeiros episódios do seriado The Flash, Barry Allen, personagem principal, ao tentar salvar vários civis num mesmo dia com seus superpoderes, gasta tanta energia que seu corpo o força a “desligar”. Ele desmaia e passa um susto nos seus colegas, Cisco e Caitlin, mas acaba descobrindo uma solução bem simples!

Assim também é com a vida de freelancer. Se você anda trabalhando em mil projetos com prazos estressantes, apertados, virando noites em claro e perdendo a cabeça, está na hora de solucionar isso!

Como definir prazos de freelancer sem perder a cabeça

Para conseguir manter sua qualidade de produção e profissionalismo sendo freelancer, é preciso saber muito bem como definir prazos de projetos. Confira a seguir nossas dicas de gerenciamento e pare já de deixar isso prejudicar o seu trabalho!

1. Noites em claro? Não é uma alternativa

Está na hora de aprender a dimensionar melhor seus projetos e parar de sacrificar o seu sono — e até mesmo a sua saúde! — por conta de trabalho! Não adianta fechar vários projetos pensando na grana, é preciso levar em conta que você é um ser humano com limites físicos e psicológicos.

Além disso, o seu tempo de trabalho não é todo dedicado à produção. Você tem que levar em conta tempo para checar e-mails, fazer e enviar orçamentos, atender clientes, deslocar-se para reuniões, apresentar versões dos projetos, fazer modificações, etc. Siga a deixa do Barry Allen: o calendário tem que ser seu Cisco Ramon, enquanto a agenda atualizada, sua Caitlin Snow.

2. Prazos ineficientes? Defina prioridades

Você fica perdido sempre que precisa determinar prazos? Primeiro, experimente pensar no nível de importância do projeto para dar a prioridade necessária à ele quando for adicioná-lo ao seu calendário.

Depois, no caso de materiais que precisam ser terceirizados, é importante que você trabalhe com fornecedores de confiança. Ainda assim, desconfie de prazos muito longos ou muito curtos estabelecidos por eles, e sempre considere variáveis, como o tempo de impressão ou a demanda dos fornecedores, no prazo passado ao cliente.

E se o escopo do projeto acabar se mostrando maior do que o esperado? Sem desespero! Nada de querer voltar a virar noites em claro. Não tenha medo de conversar com seu cliente, nem de valorizar o seu trabalho. Se for necessário gastar mais energia no projeto, você vai precisar ajustar o preço e o prazo combinados.

3. Cada vez mais projetos? Saiba dizer não

O próprio Flash às vezes passa por apertos quando mais de uma treta acontece ao mesmo tempo em Central City. No caso dos freelancers, é preciso saber escolher. Não vá pensando que recusar trabalho te diminui como profissional: na verdade, é exatamente o contrário.

Saber que você precisa dedicar seu tempo somente aos projetos que já possui, por exemplo, significa maturidade profissional. Você vai trabalhar melhor e assim será cada vez mais reconhecido e bem remunerado, e ainda desmente a ideia de que os freelancers são uma mão de obra barata e desesperada.

Além disso, saiba dizer não a clientes que atiçam seu mau pressentimento. Se desde o primeiro contato você já percebeu que a pessoa não é muito comprometida, ou valoriza pouco o seu trabalho, é melhor evitar a fadiga.

4. Atrasou? Lide com isso

Bom, a gente já citou aqui várias formas de evitar perder a cabeça — e o prazo — na vida de freela. Mas se mesmo depois de planejar horários, definir um prazo razoável, e não se sobrecarregar, algum imprevisto acontecer e o projeto ficar atrasado, existem dois caminhos a se tomar.

O primeiro (e menos indicado) é fazer hora extra para finalizar o projeto a tempo. Isso só vale para aqueles que não forem extremamente elaborados, que dão uma abertura para uma agilidade maior, e que não têm muita chance de ser prejudicados por isso.

Mas se for um projeto grande e importante, que exija mais atenção, é sempre melhor ser humilde e transparente com seu cliente. Assim que perceber que o atraso vai ser inevitável, entre em contato com ele, explique-se da forma mais profissional possível, e peça, com gentileza, uma extensão do prazo.

Gostou das nossas dicas sobre como definir prazos de projetos? Aproveite para disseminar essas informações aos seus colegas freelancers e compartilhe este post nas redes sociais!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar