Blog do MX Cursos

CorelDRAW, Photoshop e Illustrator – Quais suas diferenças?

Avaliar post

Dentre tantos embates que existem como, por exemplo, no futebol, nos cinemas, na cultura, etc; há um em especial que interessa muito a quem está entrando ou até mesmo já é da área de design – CorelDRAW, Photoshop, ou Illustrator?

Esses três softwares são alguns dos mais usados no mercado audiovisual, porém apesar de serem complementares eles são ferramentas bastante distintas.

Logo, para você ser um excelente profissional deste mercado é fundamental que entenda melhor como cada um deles podem te ajudar para você montar um ótimo projeto.

Por isso, este artigo foi desenvolvido especialmente para você conhecer as diferenças entre CorelDRAW, Photoshop e Illustrator.

Confira!

CorelDraw

Um dos primeiros programas de editoração vetorial distribuídos no mundo foi o CorelDRAW.

Muito indicado para quem trabalha no mercado audiovisual, o Corel é um software que te permite trabalhar com produções gráficas como logotipos, cartões de visitas, timbrados etc, e com divulgação publicitária impressa (revistas, banners e folders).

Dica do redator: Quer se especializar ou potencializar suas habilidades em Softwares como Photoshop, Illustrator, InDesign, Lightroom, Krita, entre outros? Conheça todos nossos Cursos Online de Design Gráfico em Vídeo Aulas.

Mesmo aquele profissional newbie dos designers consegue usar o Corel para criar uma arte profissional com facilidade, vez que ele possui uma interface bastante simples e fácil de ser entendida.

Contudo, mesmo tendo este ponto a favor do Corel, este software deixa a desejar quando o assunto são projetos mais complexos que requerem mais efeitos.

Por isso é que muitos profissionais, inclusive designers, preferem outros softwares como o Illustrator, justamente pela falta de recursos mais aprimorados no Corel mesmo este possuindo a mesma natureza vetorial que o Illustrator.

Photoshop

Você sabia que o Photoshop foi o primeiro softwares de criação e edição de imagens a se popularizar no mundo?

Isso mesmo!

Acompanhando o crescimento dos computadores Macintosh desde o início dos anos 90, nos últimos a Adobe vem acrescentando novas funções e capacidades para manter o Photoshop como líder absoluto do mercado de manipulação gráfica e de criação.

Porém, o que no passado era um editor básico apenas com algumas ferramentas de criação, o Photoshop hoje se tornou um programa que faz um pouco de cada coisa, com possibilidade de realizar até a manipulação de objetos 3D.

Veja os principais usos do Photoshop:

  • Pintura digital.
  • Fotografia.
  • Edição e montagem.

Apesar de tudo isso, o Photoshop continua tendo como foco o tratamento, edição e criação de imagens em bitmap (quando uma sequência de pixels coloridos resulta em uma imagem).

Illustrator

Ao contrário do Photoshop o Illustrator é um programa de criação vetorial que trabalha principalmente imagens de bitmap, isto é, no lugar de um mapa de pixels alinhados ele cria desenhos por curvas que são equações matemáticas.

Por este motivo é que na ilustração vetorial você consegue ter a imagem aumentada ou reduzida do modo que você quiser sem qualquer perda de qualidade.

No entanto, para ser exclusivo para plataformas Mac em sua primeira década e por demorar a incorporar certas soluções dos concorrentes, somente em meados da década passado o Illustrator começou a se tornar líder de mercado.

Atualmente, este software vem superando o Corel Draw, seu principal rival, até em empresa mais conservadoras.

Tudo isso graças a sua estabilidade e facilidade em lidar de forma excelente com vetores.

Ademais, o Illustrator é conhecido pela sua compatibilidade com diversos formatos de arquivo e por disponibilizar recursos de fechamento de arquivos extremamente confiáveis.

Entretanto, o Illustrator exige de você um pouco mais de conhecimento em relação ao Corel, pois não é indicado para iniciantes ou para profissionais que não pretendem dispor de tempo para aprender a utilizá-lo.

De qualquer forma, o Illustrator é essencial para empresas de design e é indicado para ilustrações e projetos que exijam um acabamento mais refinado e vetorizações para interfaces e websites.

Certamente, ao longo de sua carreira em design você precisará vez ou outra utilizar mais de um software para realizar um belo projeto, porém saber quais as diferenças entre Corel, Photoshop e Illustrator é crucial para você não perder tempo de criação com a ferramenta errada.

É só você realizar alguns cursos sobre estes softwares para aprender a utiliza-los melhor e identificar qual deles é o mais adequado para o seu tipo de criação.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários!

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo é fundador e professor do MX Cursos. Também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser: Compartilha imediatamente tudo que aprende!

Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Newsletter

Newsletter

Receba em seu e-mail conteúdos semanais sobre desenvolvimento, design, audiovisual e tecnlogia.

Inscrição realizada com sucesso!