MX Cursos

Copywriter ou Redator Publicitário? Descubra qual perfil profissional combina com o seu!

Copywriter ou Redator Publicitário? Descubra qual perfil profissional combina com o seu!

Quer descobrir as diferenças entre um Redator Publicitário e Copywriter? Você está no lugar certo!

Copywriting é um termo que vem do inglês, relativamente novo, e que não possui uma tradução correspondente. No entanto, o vocábulo pode ser interpretado como “a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo Copywriter.

Em outras palavras, os especialistas da redação publicitária afirmam que o termo faz referência à técnica de “redação de marketing”, ou seja, a produção de textos especializados em fechamentos de conversão.

Pois bem, mas apesar de viver numa sociedade grafocêntrica – centrada na escrita, escrever ainda é um desafio para muitas pessoas, inclusive, empreendedores e marcas consagradas. Assim, sem dúvidas, o Copywriting é ainda mais desafiador, pois além de escrever bem, é necessário escrever para persuadir.

Copywriting x Copywriter: entenda a diferença dos termos

Pois bem, o Copywriter é o profissional responsável por escrever a copy, isto é, os textos de um anúncio, os títulos de um artigo para um blog, os CTAs de um e-mail marketing etc.

Esse tipo de profissional, então, precisa dominar as técnicas da escrita persuasiva para oferecer produtos e serviços de uma maneira, digamos, irrecusável, por meio dos chamados “textos que vendem”.

Já o Copywriting é a arte de escrever textos persuasivos. Mas o que essa técnica tem a ver com o Marketing Digital? Ora, absolutamente tudo! Afinal, nesse tipo de marketing, é necessário atrair as pessoas certas e criar um relacionamento com elas para depois vender, concorda?

Copywriting x Copywriter

Nossos cursos online relacionados a este post

 

É por isso que as técnicas de Copywriting se encaixam perfeitamente numa boa estratégia de Marketing Digital, pois elas são essenciais para atrair pessoas verdadeiramente interessadas no que a sua marca tem a oferecer e persuadi-las a deixar alguma informação de valor, como um e-mail, por exemplo, em troca de uma isca digital.

Assim, podemos dizer que o Copywriting exerce grande influência sobre o processo de vendas no Marketing Digital, pois cada texto produzido será escrito com técnicas específicas para conduzir o visitante do seu site ou blog a se transformar em um lead e seguir pelo funil de vendas até se tornar um cliente.

Bom, agora vamos falar um pouco mais sobre o profissional responsável pela criação e execução desse tipo de estratégia, o Copywriter!

Profissão Copywriter

Como dito anteriormente, o Copywriter, também conhecido como Redator Publicitário, precisa conhecer bem as técnicas de Copywriting, usando a escrita persuasiva para instigar a compra de produtos e serviços.

Assim, ele deve ser capaz de criar todo tipo de comunicação persuasiva, inclusive, o que chamamos de “carta de vendas”, textos meticulosamente criados com o objetivo de apresentar, de maneira persuasiva, os benefícios de um determinado produto ou serviço.

Profissão Copywriter

Esse recurso é usado, inclusive, com o intuito de entregar conteúdos gratuitos, como iscas digitais usadas em e-mail marketing, de maneira que todos que tenham sido impactados por essa copy tomem uma determinada ação, como: curtir um post, cadastrar-se em um lista de e-mails, adquirir um serviço, realizar uma compra etc.

Certo! Mas qual seria a diferença entre um redator publicitário e um Copywriter? Vejamos a seguir!

Copywriter x Redator Publicitário

Bom, como você viu até aqui, o Copywriter trabalha para elaborar textos com uma finalidade específica, isto é, persuadir o leitor a executar uma determinada ação. Para tanto, ele faz uso de diversas técnicas de escrita e dos famosos gatilhos mentais.

Por outro lado, o Redator Publicitário produz textos focados no conteúdo em si e não na conversão. Assim, suas produções são bem elaboradas, repletas de referências interessantes, estudos de caso e, geralmente, com mais de 1.500 palavras – mas isso não é uma regra, ok?

Copywriter x Redator Publicitário

Outra diferença interessante entre os textos desses profissionais é que os conteúdos elaborados pelos Redatores devem ter como característica a atemporalidade, pois devem auxiliar a persona de uma determinada marca na jornada de compra, ou seja: identificar um problema, comparar opções e futuramente realizar uma compra – isso tudo, claro, criando identificação entre o futuro cliente e a empresa.

Assim sendo, o Copywriter vai focar em conteúdos que convidem os leitores a realizarem uma ação direta, com base no funil de vendas. Ou seja: ele vai produzir textos e chamadas capazes de persuadir os visitantes de um determinado site ou blog ou leitores de uma sequência de e-mail marketing, por exemplo, para que esses usuários possam avançar até o fundo do funil de vendas, no qual realizarão uma compra.

Ainda tem dúvidas sobre como distinguir esses profissionais? Pois bem, outra particularidade interessante sobre eles é que, enquanto o Copywriter – que atua em agência ou como freelancer – geralmente trabalha de maneira mais independente, o Redator, principalmente os que trabalham em agências, executa suas funções em parceria com um Diretor de Arte.

Assim, em conjunto, essa dupla de criação também é responsável pelo direcionamento criativo das peças que serão produzidas para uma determinada campanha ou estratégia.

Para tanto, esses profissionais são responsáveis pela escolha de cada termo, traços estilísticos, discurso e diversos outros itens referentes à linha comunicativa do trabalho que será desenvolvido.

E aí, você se considera um Copywriter ou um Redator? Conta aí nos comentários a sua experiência com essas profissões! Ah, e para aprender técnicas para melhorar seus textos focados em vendas, não deixe de iniciar agora mesmo o nosso Curso de Copywriting Essencial!

Bons estudos e até a próxima! =)

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE