MX Cursos
app.fw

Como Validar Sua Ideia de Aplicativo (MVP)

Rate this post

Você tem uma ideia e tem certeza, quase absoluta, de que ela é muito boa e que vai gerar muito lucro no futuro, então você junta dinheiro e mais dinheiro ao longo de vários anos, guardando sua ideia para si sem contar para ninguém esperando o “momento certo”. Você abre um CNPJ e investe tudo em uma empresa que desenvolva seu produto, chega no mercado ansioso e descobre que ninguém quer ou precisa do seu produto, você vai a falência e sente que tudo foi uma perda de tempo.

Parece um absurdo, mas saiba que isso acontece diariamente com inúmeros empreendedores ao redor do mundo. Mas como evitar esse problema?

A solução está em suas mãos

Todo o “fracasso” poderia ter sido evitado modificando a ordem das ações para o seu negócio e principalmente validando sua ideia antes de qualquer coisa.

Principalmente no Brasil, existe uma cultura de “minha ideia é a melhor do mundo , mas não posso contar porque alguém vai roubar ela”, e isso é um grande absurdo, o que você mais deve fazer desde o início é contar a sua ideia, pois assim você poderá escutar a opinião dos seus possíveis clientes e melhorar o seu produto cada vez mais, tendo mais certeza de que o mercado quer ou não a sua “melhor ideia do mundo”.

Mas e se “roubarem a minha ideia”? Se você nunca parar de conversar com as pessoas e ir melhorando ela, esse “ladrão de ideias” estará com uma ideia já ultrapassada e você já estará lá na frente.

Mas então, qual é a melhor forma de validar a minha ideia de negócios além de conversar com meus possíveis clientes? Desenvolver um MVP (Minimum Viable Product), em português o Mínimo Produto Viável que é um protótipo da sua ideia que consiga ilustrar a experiência que o usuário terá ao usar o seu produto.

Mas como validar a sua ideia de negócio se você não é um programador? Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar nessa situação, o Google em parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolveram o MIT App Inventor uma ferramenta gratuita e online para que qualquer pessoa possa aprender a criar aplicativos mesmo que nunca tenha programado na vida.

mxcursos mit app inventor como criar aplicativos sem programacao

 

Através dessa plataforma é possível desenvolver aplicativos para Android rapidamente apenas arrastando blocos lógicos, sem ter que codificar uma linha se quer. Qualquer um pode aprender facilmente a trabalhar com: listas,botões, navegação entre telas, sons, imagens e formulários para criar o protótipo e já saber se sua ideia é boa ou não.

mxcursos mit app inventor como criar aplicativos sem programacao blocks

 

Economize seu tempo, anos da sua vida e milhares de reais, conte sua ideia para as pessoas, valide o mais rápido possível com seus clientes e aí sim invista no desenvolvimento final do seu aplicativo.

Dica de mestre

Se você é um completo iniciante no MIT APP Inventor 2 e gosta de aprender a criar aplicações de forma prática e direta, conheça o nosso curso:

  • MIT App Inventor – Como Criar um Quizz : Um curso que abrange teoria básica de criação de aplicativos, te ensina a configurar seu celular e o emulador para o Android, propriedades de alinhamento, como usar Botões, Textos, Campos de Formulários, Banco de Dados Local, Pontuação, Listas, Menus e muito mais!

mxcursos mit app inventor como criar aplicativos sem programacao quizz

Fonte: imagem própria

 

Espero ter ajudado , um grande abraço  e te vejo no curso!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar