Blog do MX Cursos

Como ser um web designer de excelência?

Como ser um web designer de excelência?

O web design é uma das áreas do conhecimento que mais sofreu e sofre transformações, derrubando as limitações dos primórdios da web e tornando-se essencial para a criação de sites e plataformas de todo o tipo, desde blogs até e-commerces.

Por ser um mercado de inovação e atrair milhares de novos interessados diariamente, ter um diferencial é preciso para ser um profissional destacado e desejado. Descubra, neste post, dicas para ser um web designer de excelência e reconhecido!

Mantenha-se sempre atualizado

Essa dica pode parecer clichê, mas é sempre importante reforçar a necessidade de constante aprendizagem para o profissional de web design. Embora seja uma área com apenas 20 anos de história, os avanços tecnológicos trazem novidades a todo dia.

Muitos web designers aprenderam a criar layouts no Adobe Fireworks, por exemplo. Apesar de ter sido o software dominante por muito tempo, ele acabou ficando defasado e foi descontinuado pela Adobe, tendo seu lugar ocupado pelo Photoshop. Um profissional que não tenha buscado cursos no novo software está parado no tempo.

O exemplo clássico de atraso, no entanto, é o Flash. Outrora incontestado como plataforma de criação multimídia, perdeu espaço devido ao peso e a falhas de segurança, e deu lugar à dupla HTML5 e CSS3.

As tendências em web design também mudam gradualmente. Se em 2008 vimos o auge da Web 2.0, com ícones repletos de efeitos glossy e 3D, em 2016 impera o flat design, com poucas cores, poucos elementos e uma mensagem concisa.

Aprenda a programar

Acreditar que web designers precisam apenas saber conteúdo relativo à sua área é equivocado. O desenvolvimento web tem se tornado uma área cada vez mais multidisciplinar, e conhecer ao menos o básico de linguagens de programação como C+, Ruby, PHP e Java é imprescindível para um web designer que deseja alcançar voos mais altos. Existem cursos on-line que podem ser feitos no seu ritmo e de forma simples por preços acessíveis, então não perca tempo!

Leia também  Como usar sistemas em PHP para criar aplicações incríveis?

Faça networking

O networking — ou a criação de relacionamentos profissionais — também faz parte da rotina de um profissional de sucesso. Crie perfis em fóruns da área e relacionados, como o Stack Overflow, crie reputação on-line com produção de conteúdo de qualidade (blogs e redes sociais podem ajudar), compareça a eventos e a convenções. Não se esqueça também de ter um perfil bem feito no LinkedIn para atrair potenciais empregadores!

Nossos cursos indicados

Seja organizado

A organização faz parte do trabalho de um web designer. Mantenha controle sobre os prazos dos seus projetos, arrume todos os arquivos necessários em pastas nomeadas e listadas corretamente e tenha uma rotina de trabalho constante.

Aprenda design responsivo

Os dispositivos móveis vêm ganhando força como meios primários de acesso à web — em 2015, mais de 50% dos brasileiros usaram a web móvel, tornando essencial projetar sites já preparados para os tamanhos de tela reduzidos e à experiência de navegação diferente, os chamados sites responsivos. Não saber projetar responsivamente é perder uma fatia cada vez maior de audiência.

Neste artigo, vimos alguns dos passos necessários para se tornar um web designer de excelência e garantir inúmeras propostas de jobs. Com essas dicas em mãos, procure agora mesmo por cursos on-line de qualidade e alto custo-benefício para começar seu desenvolvimento e manter-se atualizado!

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE