MX Cursos
Como o Python pode trazer produtividade

Como o Python pode trazer produtividade

Rate this post

O que é produtividade?

Produtividade é a expressão de eficiência de qualquer negócio. Digamos que você tem um problema para resolver como por exemplo: o seu chefe quer que você faça um programa de computador que consuma arquivos CSV com os dados dos clientes para fazer algum tipo de análise nesses arquivos.

Para resolver esse problema você precisa utilizar alguma tecnologia não é mesmo?  Você precisa de ferramentas como por exemplo escolher um editor ou IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que você irá utilizar para desenvolver o programa, escolher uma linguagem de programação e assim por diante.

Existem bibliotecas e frameworks bem vastos que possuem uma série de funções que você pode utilizar. Já pensou ter que decorar tudo isso ou ter que ficar constantemente indo na documentação (existem documentações muito mal feitas) para saber o nome daquela função que você quer utilizar?

Geralmente os nomes das funções são escolhidos de forma que facilite o seu uso, ou seja, tem alguma relação com a tarefa que ela desempenha. Existem IDE’s que possuem auto-complete e isso facilita bastante quando você não lembra o nome daquela função ou quer conferir através dos nomes se existe uma função para realizar o que você pretende fazer. Isso provavelmente vai fazer com que você perca menos tempo do que ficar tentando adivinhar o nome da função.

O que é produtividade?

Sabemos que o tempo é cada vez mais escasso, administrá-lo atualmente é algo complexo diante de tantas distrações as quais estamos expostos. Se pudermos utilizar ferramentas que nos ajudem a sermos mais produtivos obviamente vamos ser mais eficientes e, portanto, o problema será resolvido mais rapidamente e com menos dores de cabeça. Legal não é mesmo? Mas e como a linguagem Python pode trazer produtividade?

Por que Python?

Por que Python?

Python é uma linguagem que possui uma sintaxe muito simples. Outro fator muito importante é que Python é uma linguagem indentada, ou seja, facilita bastante a legibilidade do código. Existem linguagens onde os blocos de códigos são delimitados por chaves e, dependendo do programador, a leitura do código pode ser uma tarefa um tanto penosa.

A organização de um projeto Python também é muito simples. Digamos que você queira informação sobre alguma função, simplesmente você poderá utilizar o comando help para obter a docstring da função e assim saber sobre o funcionamento daquele determinado pedaço de código. Você pode inserir essas docstrings no seu código facilmente, criar módulos (um módulo é um arquivo de código Python), importar esses módulos, utilizar suas funções etc.

Python possui uma curva de aprendizado muito interessante permitindo que pessoas que nunca programaram na vida possam escrever seus primeiros programas de forma produtiva. Python permite que novos programadores se tornem produtivos rapidamente!

Mas não se engane, a facilidade de aprendizado da linguagem Python não quer dizer que ela tenha poucos recursos, muito pelo contrário! Python possui baterias inclusas e uma grande variedade de bibliotecas externas que você pode utilizar para resolver problemas das mais diversas áreas.

Estou sempre produzindo novos cursos com a linguagem Python no MX Cursos, confira todos os cursos que eu já produzi: mxcursos.com/marcos-castro. Os cursos são totalmente em vídeo-aulas, você pode assistir na hora que quiser. Os cursos possuem aulas dinâmicas que otimizam bastante o seu aprendizado!

Python é uma linguagem muito bem planejada, por isso é simples de aprender e possui uma série de frameworks e bibliotecas que permitem você ser mais produtivo como por exemplo o framework web Django (The Web framework for perfectionists with deadlines) que permite a criação de aplicações web de forma fácil e rápida.

Além das bibliotecas externas, Python possui uma vasta e simples biblioteca padrão (já vem com o Python) que te permite fazer uma série de coisas aumentando a sua produtividade. Duvida? Escreva um programa para ler um arquivo em Java e depois em Python para você perceber a diferença.

Comunidade Python

Comunidade Python
Python Nordeste 2014

O melhor da linguagem Python sem dúvidas é a comunidade. A comunidade é fantástica, as pessoas estão dispostas a lhe ajudar e isso cria um ambiente propício para a troca de informação, aprendizado bem como o crescimento da linguagem.

O ecossistema Python é fantástico e com certeza você vai adorar conhecer essa linguagem, veja os cursos que produzi (https://www.mxcursos.com/marcos-castro) e quaisquer dúvidas é só deixar um comentário, abraço!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar