Blog do MX Cursos

Como montar uma loja virtual de sucesso?

Avaliar post

Enquanto as vendas no varejo físico não estão indo muito bem, no e-commerce elas estão bombando. Segundo o E-bit, referência em dados do setor, no primeiro semestre deste ano o comércio virtual movimentou R$ 19,6 bilhões, ou seja, 5,2% a mais do que em 2015, e isso tem feito mais empresários apostarem no e-commerce. Contudo, a maioria não sabe como montar uma loja virtual competitiva. Afinal, a internet tem as suas próprias regras.

Quando se fala em vender pela web, dominar os conceitos de SEO, UX e Ominichannel é fundamental. Para começar, a primeira dica é fazer um bom planejamento, pois ele definirá as decisões de cada etapa.

Escolha da plataforma

Plataformas gratuitas, pagas ou com código aberto: eis a questão! A plataforma que vai hospedar a loja virtual precisa ser escolhida sabiamente.

As gratuitas são mais limitadas e não permitem customização. Já as de código aberto (open source) são mais econômicas, e o empresário vai precisar de um programador com conhecimento para fazer a personalização. As pagas, obviamente, demandam mais investimento e também precisam de um programador para deixar a loja virtual do seu jeito.

Opções de pagamento

Existem algumas opções para definir o sistema de pagamento do site. Para os iniciantes no comércio virtual, uma indicação é apostar em intermediários de pagamentos. Eles são mais simples, assumem o risco de fraude, fazem adiantamento de pagamento, cobram uma taxa fixa por transação e uma variável por venda.

Outra alternativa é um gateway de pagamento. Esses são mais robustos e estáveis, mas é preciso um sistema antifraude. Agora, para quem já entende do assunto, dá para fazer uma integração direta com o adquirente. Dessa forma, é possível negociar taxas livres e ter mais controle sobre a experiência do usuário.

Segurança de dados

Na hora de efetuar a compra, os clientes precisam informar seus dados pessoais e bancários, como CPF, número de cartão de crédito, endereço, etc. Isso pode fazer com que eles desistam da compra caso não se sintam protegidos. Para isso, a loja tem que oferecer segurança para aumentar a credibilidade.

O uso de SSL (Secure Socket Layer) é obrigatório, visto que ele protege as informações dos consumidores contra invasões. Outra opção é investir em um Scan de aplicação e IP, que é um “dedo-duro” da loja virtual. O Scan analisa o e-commerce, vê possíveis vulnerabilidades e relata para que você possa corrigir as falhas apontadas.

Outra dica importante é não esquecer de colocar os selos de segurança bem visíveis para os visitantes da página — dessa forma, eles se sentem mais seguros.

Divulgação e redes sociais

Você definiu a plataforma, os sistemas de pagamento e os certificados de segurança. Agora é só panfletar na rua, contratar um carro de som e esperar os clientes baterem na porta, certo? Se fosse uma loja de rua, talvez. Na internet, a divulgação do seu negócio acontece de maneira diferente.

Sabe as redes sociais? Então! O cliente da sua loja virtual provavelmente faz isso dessas plataformas, e por isso é preciso saber divulgar o e-commerce nas mídias sociais. Uma tendência forte dos compradores é usar a web para pesquisa de preço. Por isso, ranquear a página nos sites de busca é muito importante para sair na frente. Você domina SEO? Então procure dominar!

Alguns outros detalhes

Além dos itens já citados, há mais alguns que não podemos deixar passar.

O cliente achou a loja virtual porque ela está bem programada e porque transmite confiança. Depois disso, o cliente pagou pelo produto e o lojista recebeu o montante, afinal, os sistemas de pagamento estavam impecáveis. Agora, o cliente quer receber o produto, mas quem vai entregá-lo?

Há duas opções: os Correios ou um serviço de transporte que tenha opção de rastreamento de carga. Agora acabou, né? Ainda não.

Imagine que o cliente está com alguma dúvida sobre o produto. E então, como resolver? Insira, no seu e-commerce, opções de contato direto, telefones, chat on-line 24h, e-mails, etc.

Além disso, também é necessário um software de gestão (ERP) e um banco de e-mails marketing. E, por fim, procure estar sempre atualizado sobre as novidades no mundo dos e-commerces.

Gostou das nossas dicas de como montar uma loja virtual? Então curta nossa página no Facebook!

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Newsletter

Newsletter

Receba em seu e-mail conteúdos semanais sobre desenvolvimento, design, audiovisual e tecnlogia.

Inscrição realizada com sucesso!