MX Cursos
orcamento clientes

Como elaborar um orçamento e apresentá-lo para o seu cliente?

5/5 - (1 vote)

Qualquer profissional pode elaborar um orçamento e enviá-lo ao seu cliente, porém, não são todos que conseguem um retorno positivo em sua caixa de e-mail. Saber como elaborar um orçamento é essencial para avaliar a situação atual do seu negócio, de acordo com as metas que você pretende alcançar.

Orçamentos são necessários antes de começar qualquer tipo de trabalho, afinal, é por meio deles que os custos e os serviços podem ser mensurados, além de tornar possível a qualificação da mão de obra do profissional.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é comum enviar propostas por e-mail, no lugar da tradicional folha de papel. O grande desafio deste gesto, no entanto, é conseguir fechar um negócio importante por meio da tela de um computador.

Por isso, confira algumas dicas que vão te ajudar a elaborar um orçamento de sucesso. Confira!

Ah, e se quiser aprender sobre Marketing Digital, Design, produção Audiovisual e decolar sua empresa, conheça nossos cursos online.

Compreenda a necessidade do seu cliente

Como elaborar um orçamento

Antes de pegar a calculadora e somar alguns números, é necessário saber exatamente do que o cliente precisa, quais são seus objetivos e como você poderá atendê-lo com eficiência.

Esta etapa é, antes de mais nada, um roteiro importante para que você não ofereça um serviço desnecessário ou não tenha gastos que não serão remunerados posteriormente.

Calcule os custos antes de elaborar um orçamento

Após compreender exatamente o que seu cliente precisa, está na hora de colocar na ponta da caneta todos os custos para saber o quanto será investido neste projeto.

O valor de qualquer produto ou serviço depende dos seus custos e esta somatória indicará o quanto vale sua mão de obra, além dos materiais gastos e dos deslocamentos, considerando ainda a margem de lucro.

Monte uma planilha de gastos

Montar uma proposta utilizando uma planilha de orçamento oferece muitas vantagens, dentre elas, a possibilidade de visualizar com mais clareza os números do projeto. Você ainda pode usar programas úteis que vão te ajudar na definição dos custos.

Com isso, além da sua proposta formal, você pode enviar a planilha de gastos como anexo, em formatos como Excel, PowerPoint ou outras alternativas interessantes que poderão valorizar seu orçamento.

Identifique sua empresa

Enviar uma proposta sem a identificação da empresa é um erro amador. Então, insira sempre seu logotipo e suas informações de contato, como endereço, telefone, fax e e-mail.

Lembre-se que o orçamento é também o seu cartão de visitas!

Faça uma introdução para o orçamento

Faça uma apresentação da sua empresa com dados e informações de qualificações, metas, experiências profissionais, entre outros conteúdos.

A introdução é essencial para gerar credibilidade ao seu trabalho, mas uma boa dica é não exagerar na quantidade de palavras. Sempre opte por um discurso claro e objetivo.

Deixe o preço por último

Após o cliente conhecer sua proposta, assim como todas as qualificações da sua empresa, ele saberá o valor a ser cobrado. O preço será justificado pelos custos somados, os materiais que serão gastos, a mão de obra e, claro, os gastos indiretos como energia, deslocamento e tempo.

É muito importante especificar estas informações no orçamento, já que cada cliente gosta de saber com detalhes onde seu dinheiro será investido e porque sua empresa é melhor do que a do concorrente. Lembre-se, também, de colocar o prazo de entrega!

Saiba se o cliente recebeu seu e-mail

Você enviou a proposta para o cliente, mas já se passou uma semana e ele ainda não respondeu? Esta situação é comum e pode ser resolvida com uma simples ligação de confirmação ou uma visita.

No entanto, para saber se ele realmente leu seu e-mail, é melhor programá-lo para receber uma notificação de recebimento. Mas se o cliente não entrar em contato, não se intimide em contatá-lo!

Como mostramos, montar um orçamento é simples, mas requer comprometimento. Estas informações são preciosas e, quando não estão inseridas com clareza, podem eliminar as suas chances de um contrato novo.

Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de contribuir com suas dicas, deixe seu comentário em nosso artigo. Será um prazer respondê-lo!

 

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar