Blog do MX Cursos

Como marketing digital pode ajudar seu app a dar certo?

Como marketing digital pode ajudar seu app a dar certo?

Você e sua equipe passaram centenas de horas trabalhando no desenvolvimento do app até chegar num produto final que os enche de orgulho. Está tudo ok, mas agora é hora de vender. Como levar sua criação até o mercado de uma forma assertiva? A resposta está no marketing digital. Acompanhe!

Como usar o marketing digital para promover e vender seu app

O marketing digital tem ganhado cada vez mais protagonismo frente aos modelos tradicionais de promoção e vendas de produtos e serviços. Quando falamos de produtos digitais, como é o caso dos aplicativos mobile, ele se mostra ainda mais eficiente, visto que os consumidores estão cada vez mais utilizando a internet para pesquisar e buscar soluções para o seu dia a dia.

Para se ter uma ideia desse novo comportamento dos consumidores, em 2014 foram vendidos 104 smartphones por minuto no Brasil, de acordo com a consultoria IDC e, de acordo com o IBOPE, 36% dos brasileiros checam seus aparelhos a cada 5 minutos.

Estratégias de conteúdo e inbound marketing (marketing de entrada) vêm revolucionando a forma com que as empresas chegam até os consumidores, que já não aceitam mais “intromissões” com anúncios (a propaganda durante os intervalos comerciais no rádio e na TV ou entre as páginas de conteúdo em impressos). E o melhor: é muito mais barato fazer marketing digital do que no modelo tradicional e há, ainda, a vantagem da redução de custos aliada à fácil mensuração de reslultados.

Use marketing de conteúdo para atrair e se relacionar com o público-alvo do seu app

O marketing de conteúdo, que é a criação e publicação regular de conteúdos educativos e de entretenimento já é utilizado por 69% das empresas brasileiras, de acordo com uma pesquisa da Rock Content. Essa estratégia visa atrair e conduzir o público pelo funil de vendas (fases de descoberta, identificação da necessidade, reconhecimento da marca, preparação e decisão de compra), por meio de entrega sistemática de informações relevantes — não é propaganda direta, e sim conteúdo para entreter e informar as pessoas.

Você pode fazer marketing de conteúdo por meio de um site, blogs, redes sociais, etc., oferecendo informações úteis que girem em torno do seu app. Com isso, irá atrair o público-alvo por meio dos mecanismos de buscas (Google, Yahoo! etc.), gerar empatia e autoridade da marca e fará a preparação para o momento da compra.

Use inbound marketing para conquistar fatias maiores de mercado e converter leads em clientes

O inbound marketing é uma estratégia que abarca o marketing de conteúdo, utilizando-o como base das ações, mas tem uma atuação mais abrangente. Comece entendendo que o inbound marketing é o inverso da publicidade tradicional. A ideia é atrair e se relacionar com consumidores de uma forma orgânica e intuitiva, e não bombardeá-los com anúncios persuasivos — a persuasão no inbound é mais sutil e atrativa.

Leia também  Facebook ADS vs Google Adwords - Qual usar?

Existem quatro fases do inbound marketing que podem ser usadas para promover seu app. São elas:

Nossos cursos indicados

1 – Atração

Nesta fase, as ações devem visar a atração de leads qualificados, ou seja, falar exatamente com seu público-alvo por meio do conteúdo. Você deve pensar em como seus potenciais clientes pesquisam na web para resolver os problemas que seu app pode solucionar.

Gere conteúdo de qualidade, publique regularmente no blog e promova os posts nas redes sociais — sempre tendo as personas (o público-alvo) em mente. Tenha especial cuidado com técnicas de posicionamento na web (SEO): palavras e termos-chave que as pessoas colocam nos buscadores.

2 – Conversão

Depois de atrair, é hora de converter visitantes em leads (captar informações dos visitantes para “peneirar” e identificar os potenciais clientes). Nesta fase, seus conteúdos devem ter cadastros para que o público deixe seus dados.

Gere conteúdos mais densos como e-books e entregue mediante o preenchimento do cadastro. Com essas informações, automatize o processo de envio do e-mail marketing para fazer com que os leads avancem no funil.

3 – Venda

Nesta fase, o lead está preparado para comprar. Ele já confia na marca, já sabe as características do app e reconhece que ele pode ser útil. É a fase em que marketing e comercial atuam juntos, de foma mais contundente. Inclusive, já é o momento para contato telefônico, por exemplo.

Aqui você já pode enviar conteúdos que falem exclusivamente sobre o aplicativo e imprimir uma maior pegada de força de venda.

4 – Monitoramento

Pronto, a venda foi realizada. É hora de descansar, certo? Errado. Agora é hora de caprichar na manutenção do relacionamento, na fidelização. Tenha em mente que é muito mais barato e assertivo vender para clientes já conquistados do que conquistar novos clientes — uma pesquisa da Mckinsey revelou que apenas 12% do orçamento de marketing uma empresa são gastos para fidelizar clientes, enquanto 52% precisam ser utilizados para atrair novos consumidores.

E mais: se as pessoas que comprarem seu app estiverem satisfeitas com ele e também com o relacionamento, a probabilidade de elas indicarem para novos consumidores aumenta muito.

Que tal? Você está pronto para fazer do marketing digital um trampolim para a venda do seu app? Deixe um comentário!

 

[epico_capture_sc id=”2245″]