Blog do MX Cursos

Como criar público para campanhas no Facebook ADS

Como criar público para campanhas no Facebook ADS

O Facebook ADS, sistema de publicidade do Facebook, oferece recursos incríveis para quem deseja divulgar seus produtos, marca ou serviços na maior rede social do planeta.

A plataforma é bastante democrática e com um baixo investimento já é possível começar a criar anúncios na rede social.

O custo por clique médio do Facebook é um dos mais baratos e eficientes quando pensamos em Branding (marca). Além do CPC barato a segmentação é muito boa e quase infinita, podemos cruzar vários tipos de perfis e anunciar de forma bem específica, aumentando o engajamento e interatividade do seu público.

Mas a maior dificuldade para quem quer iniciar uma campanha no Facebook ADS é criar um público refinado, segmentado e mais assertivo.

A própria ferramenta oferece recursos para que o anunciante possa refinar o público a ser alcançado, como ajustar a região demográfica, interesses, idade, entre outros dados.

Mas o que muitos não sabem é que é possível criar rapidamente um público mais assertivo usando dados de usuários de seu site.

Inicialmente, veremos como captar os e-mails, para em seguida, criar os públicos personalizados e segmentados no Facebook.

Neste artigo, vou mostrar como é simples e prático utilizar uma base de usuários para potencializar seu público no Facebook ADS.

Nossos cursos indicados

Continue lendo.

Formulários e Comentários do blog

Se seu site foi desenvolvido com WordPress, você consegue facilmente captar leads(contatos e possíveis consumidores do seu produto ou serviço) através de comentários no blog e até mesmo envio de formulários de contato.

Caso você tenha um conhecimento técnico mais elevado, poderá exportar uma lista com os e-mails dos usuários que já comentaram em seu blog.

Agora, se você não tem conhecimento para essa tarefa, não fique triste. Utilize este plugin e exporte facilmente os e-mails de todos os usuários que tenham postado comentários no seu blog.

Para captar e-mails dos forms de contato do seu site, será necessário utilizar este plugin que cadastra no banco de dados qualquer mensagem enviada através do form.

A partir do momento que você recupera e armazena esses dados, fica fácil exportá-los através de seu banco de dados.

Newsletter

Caso seu site possua um form de newsletter, você poderá facilmente exportar os e-mails através do site que captura esses e-mails como Dinamize e Mailchimp.

Com apenas alguns cliques, você poderá exportar os e-mails de toda sua base cadastrada.

Grupo de contato em webmail

Muita gente possui vasta lista de contatos cadastrados em e-mails como hotmail, webmail, entre outros. Se você for um usuário organizado, certamente criou grupos de e-mails segmentados por empresas ou interesses.

Sabendo disso, exportar uma lista de e-mails por grupos está a alguns cliques de forma bem prática.

mas é importante que você exporte apenas

Público a partir da Fanpage

Caso seu site possua uma Fanpage, saiba que você pode criar um público para anúncios a partir do público que curte sua página do Facebook.

Leia também  Como usar e-books para captação de leads?

Dessa forma, seu alcance será mais assertivo, partindo do princípio que os usuários que curtem sua página consomem ou ao menos tem interesse em seu produto ou serviço.

Base de clientes

Se você possui um sistema ou até mesmo tenha um e-commerce com clientes cadastrados, o trabalho pode ser mais simples e mais assertivos ainda.

Você poderá, por exemplo, segmentar a exportação dos e-mails a partir de predefinições como região demográfica, produtos adquiridos, categorias de interesse, entre outros. Tem coisa mais assertiva do que isso?

Criando o público personalizado no Facebook ADS

Agora que você já possui listas segmentadas de e-mail, fica simples criar seu público personalizado.

Dentro do Facebook ADS, é possível criar públicos personalizados e uma das opções disponíveis é fazer upload dessa lista de e-mails.

facebook_ads_publico_personalizado

Ao importar essa lista para o Facebook ADS, o sistema criará o público personalizado. O sistema analisa se alguma conta foi criada no facebook através daquele e-mail enviado e caso o dono do e-mail tenha uma conta no Facebook e essa conta tenha sido criada a partir daquele e-mail, ele passará a visualizar os anúncios que você venha criar e relacionar à essa lista criada.

facebook_ads_publico_personalizado_lista

facebook_ads_publico_personalizado_uploadjpg

Potencializando audiência

Certamente, usuários que possuem poucos e-mails cadastrados ficarão temerosos com o alcance das campanhas relacionadas a esse público personalizado criado.

Isso por que quando você importa uma lista de e-mails para criar um público personalizado, essa lista será reduzida, pois nem todos os e-mails upados estão relacionados a alguma conta de perfil no Facebook.

Dessa forma, é comum você upar uma lista com 3 MIL usuários e essa lista ser reduzida para 1.800 usuários apenas.

Mas o que muitos não sabem é que você pode criar um público semelhante qualquer público criado, o chamado “Lookalike’.

facebook_ads_publico_semelhante

O sistema analisa a lista indicada e procura no Facebook perfis que tenham semelhanças com os usuários donos dos e-mails upados na criação do público personalizado.

facebook_ads_publico_semelhante_criacao

É analisado os interesses, gostos e predefinições desses usuários. Dessa forma, você poderá transformar 1.800 em 1 milhão de usuários com predefinições sinérgicas ao grupo anterior.

O insight

Sabendo disso, você poderá criar diversos grupos totalmente assertivos aos seus interesses.

Um exemplo:

Suponhamos que você queira divulgar um novo lançamento, uma chuteira irada que acabou de ser incluída em seu e-commerce.

Você poderá exportar todos os e-mails de usuários que tenham comprado apenas chuteiras em sua loja virtual. Você criará primeiro um público personalizado com essa lista e em seguida, criará um público semelhante a esses usuários.

Você terá, 1, 2, 3 milhões ou mais de usuários que efetivamente possam se interessar por chuteiras. Suas campanhas certamente serão mais assertivas.

Lookalike dos tops clientes

Outro insigh interessante é criar um público semelhante dos usuários que compram mais em sua loja virtual ou os clientes que pagam mais caro.

Caso você lance um produto com um valor mais elevado, sua campanha de divulgação certamente será mais ativa ao divulgar para esses usuários.

Viu como os públicos semelhantes podem potencializar sua campanhas e trazer resultados mais positivos?

Gostou do conteúdo? Tem dúvidas? Deixe seu comentário abaixo!

Um abraço e até a próxima.