MX Cursos
games

Como criar games sem a necessidade de comprar softwares

Rate this post

Muitas pessoas devem ter passado por dúvidas como esta quando jogam seus games favoritos, imaginando e colocando suas próprias ideias em prática na criação de games ou aplicativos para uma determinada plataforma.

Muitos não devem ter este incentivo por pensarem que ao produzir um jogo eletrônico haja a necessidade da aquisição da licença de um software de modelagem 3D e/ou motor gráfico…

Engana-se quem pensa desta maneira, pois qualquer pessoa com uma boa ideia e muita disposição consegue produzir um jogo capaz de ser um grande sucesso caso esta seja a sua intenção.

É claro que há algumas barreiras, mas nada muito complexo a ser quebrado como você verá a partir neste texto.

Vamos lá?

Modelagem 3D para Criar Games

Umas das etapas inicias da produção de um jogo eletrônico é a etapa onde os personagens, cenários e elementos da produção ganham vida através das suas projeções em ambiente 3D, porém esta é uma das etapas mais complexas com relação à escolha do melhor software para tornar isto possível.

Atualmente existem muitos softwares disponíveis no mercado que são utilizados massivamente na produção de elementos para um jogo eletrônico, porém alguns possuem certas limitações caso você não adquira a sua licença, aquisição esta que pode se tornar decepcionante quando seus valores são demonstrados ao usuário mais leigo.

3Ds Max & Maya

Pensando nestas situações é que temos a disposição alguns softwares com opções bem amigáveis onde é possível utilizar versões alternativas de estudo como é o caso de softwares como 3Ds Max e Maya que disponibilizam tais versões, porém os projetos neles desenvolvidos não podem ser disponibilizados comercialmente.

Caso você tenha interesse em adquirir esta versão de estudo basta acessar este link que você será direcionado ao site da Autodesk que é a empresa responsável pelo desenvolvimento de softwares como 3ds Max, Maya, Motion Builder, entre outros, mas lembrando que estas versões são apenas de estudo e os projetos neles desenvolvidos não devem ser disponibilizados comercialmente.

Outras opções disponíveis são os softwares de escultura digital como o Zbrush que possui uma versão alternativa apenas para testes, porém com algumas limitações quanto às suas ferramentas, mas para quem pretende ainda utilizar ferramentas de escultura digital semelhantes às existentes na interface do Zbrush, a Pixologic, empresa responsável pela criação do Zbrush, disponibiliza uma versão semelhante chamada Sculptris.

Caso você também tenha interesse em adquirir a licença do Zbrush, basta acessar este link ou caso prefira utilizar a opção gratuita que é o Sculptris, basta clicar neste outro link que você saberá todas as informações necessárias para adquiri-los.

 

Motor gráfico

Além de haver a necessidade de utilizar um software de modelagem ou escultura digital 3D na produção de um jogo eletrônico, ainda é necessária a utilização de um motor gráfico que é basicamente a ferramenta que irá dar vida à sua produção aplicando eventos de programação e interatividade a todos os elementos criados na etapa anterior.

Cry Engine

A Cry Engine é um dos motores gráficos mais antigos ainda disponível atualmente e ainda é massivamente utilizado em grandes produções de grandes produtoras do ramo dos jogos eletrônicos e também por pequenos desenvolvedores independentes, principalmente por possuir uma interface amigável e menos complexa que seus concorrentes.

A aquisição de sua licença inicialmente é gratuita para qualquer desenvolvedor, seja ele pequeno ou de grande porte, porém tal aquisição de sua licença é exigida caso sua produção desenvolvida com esta Engine atinja um determinado lucro após ser disponibilizada comercialmente.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a Cry Engine, acesse este link.

Unity 3d

A Unity 3D é outro motor gráfico amplamente utilizado atualmente e talvez seja o mais popular disponível, principalmente por também possuir uma interface com ferramentas muito simples de serem utilizadas e também por possuir uma área onde é possível adquirir elementos extras ao seu projeto e também disponibilizar seus próprios modelos para outros profissionais como por exemplo personagens e elementos de cenário.

A aquisição de sua licença é semelhante ao de seus concorrentes como a Cry Engine e a Unreal Engine, onde se faz necessária tal aquisição somente após o seu projeto atingir um determinado lucro após ser disponibilizado comercialmente.

Caso tenha interesse em adquiri-la e para maiores informações sobre a Unity 3D, basta acessar este link.

Unreal Engine

Semelhante às opções anteriores, a Unreal Engine é também muito utilizada por grandes e pequenos profissionais da área dos jogos eletrônicos e também tem sido muito utilizada por profissionais do ramo da arquitetura em projetos de maquetes internas e externas onde são aplicados eventos de programação criando-se assim maior interatividade em projetos arquitetônicos.

Para utilizar suas funcionalidades em sua totalidade também não há a necessidade da compra de sua licença, porém esta compra só é necessária após houver um lucro a partir do momento em que o seu projeto for disponibilizado comercialmente.

Para conhecer mais sobre a Unreal Engine basta acessar este link e ficar por dentro de como proceder para adquiri-la.

Agora que você já sabe como colocar suas ideias em prática e criar o seu próprio game, é hora de colocar a mão na massa e selecionar a melhor opção, lembrando que nunca utilize softwares “piratas”, principalmente pelo risco que você terá em danificar o seu computador, além é claro de cometer uma ilegalidade, atitude esta desnecessária, principalmente se levarmos em consideração as opções que temos disponíveis atualmente obtidas de uma forma totalmente legalizada.

Até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar