Blog do MX Cursos

Como criar cursos online incríveis e que vendem

Como criar cursos online incríveis e que vendem

Ao longo desses quase 10 anos à frente do MX Cursos, pude observar e analisar minuciosamente os formatos de cursos que mais agradam os alunos e compreender como criar cursos online incríveis e que vendem.

Inicialmente, em meados de 2007, nossos treinamentos já eram em vídeo aulas, mas eram disponibilizadas somente em mídias de DVD’s, que eram enviadas para a residência dos alunos.

Naquele tempo, disponibilizar vídeos online não era uma tarefa simples. Não existiam serviços disponíveis como existem hoje.

E mesmo os serviços deste segmento que na época já estavam a todo vapor como Youtube e Vimeo, ainda possuíam resistências técnicas que impediam o bom funcionamento da reprodução de vídeos pela internet.

Outro fator a se considerar é que em 2007 o número de usuários com acesso à banda larga era bem inferior do que nos dias atuais e a velocidade desses serviços aqui no Brasil era muito aquém em comparação com as velocidades dos serviços atuais.

E o resultado de toda essa deficiência era vídeos travando, servidores caros, tráfegos estrondosos e custos altíssimos.

Uma forma paliativa para resolver esses percalços técnicos era disponibilizar cursos em texto. Mas será que isso funcionava? Sim, naquela época sim. Mas hoje, não mais!

Neste artigo, listarei dicas essenciais para que você possa criar cursos incríveis e que vendem de verdade.

Nossos cursos indicados

Continue lendo.

Conheça seu público

Como criar cursos online incríveis e que vendemO mais óbvio é o mais importante dessa lista. Conhecer seu público é fundamental para que você possa criar treinamentos assertivos aos gostos e anseios de seus alunos. Dependendo do público, uma série de fatores poderá mudar na criação do curso.

A linguagem, abordagem, o tempo do curso, o tipo de mídia, tudo pode mudar dependendo do público.

Está confuso? Explico!

Imagine que seu público seja jovem, faixa etária entre 15 e 30 anos, geralmente alunos do ensino médio e ensino superior. Isso faz com que a abordagem do treinamento seja mais leve, informal e que o curso seja criado em vídeo aulas, pois além de ser mais dinâmico e menos cansativo, faz com que a aceitação seja maior para este tipo de público.

Agora, se o público for um público mais maduro, com faixa etária entre 35 e 50 anos, uma abordagem mais formal e profissional terá maior aceitação. Nesses casos, até mesmo conteúdo em textos podem trazer grandes resultados, embora cursos em texto convertam muito menos do que cursos em vídeos, seja lá qual for a faixa etária.

Para conhecer seu público, crie pesquisas e se possível crie também personas usando o resultado dessa pesquisa.

Isso fará com que você possa conhecer melhor seus alunos e talvez identificar grupos distintos de usuários dentro de sua base.

Escolha o software ideal

camtasia

Gravar vídeos não é uma tarefa simples! Requer determinação, concentração e disciplina. Mas usando os softwares ideais, você poderá ter um ganho enorme na produtividade.

Esses softwares funcionam da seguinte maneira: Eles gravam tudo que você queira ensinar em seu computador, captura a tela e transforma em vídeo aulas. Isso faz com que você possa efetivamente ensinar seus alunos a manusearem softwares ou aprender conceitos importantes.

É possível também gravar uma apresentação no PowerPoint por exemplo e dessa forma, seu curso poderá ser 100% conceitual, mas também 100% em vídeo aulas.

Leia também  Quer trabalhar de qualquer lugar? Veja como ser um nômade digital

Camtasia é a ferramenta para captura de vídeos mais popular do planeta.

Apesar e ser uma ferramenta PRO e mesmo sabendo que o dólar está mais do que 3X o valor do real, o custo-benefício continua excelente.

Mas os software de captura não se resumem apenas ao Camtasia. Existem também boas soluções gratuitas. O Próprio Quicktime possui um recurso de gravação de tela. Apesar de ser mais resumido e com pouquíssimos recursos, pode ser uma solução incrível para capturar sua tela e criar seus cursos.

Active Presenter é um Software também PRO, mas que possui uma versão FREE que permite a criação de treinamentos de forma simples e prática.

O programa possui diversos recursos incríveis que incrementarão seus treinamentos e trarão a eles bastante dinamismo e qualidade.

Escolha o Headset ideal

Headset com Microfone Microsoft Lifechat LX-3000Não adianta usar um software poderoso se a captura da narrativa do curso não for de qualidade. O Camtasia não captura apenas o que você ensina na tela do seu computador, mas também captura o áudio de sua narrativa em tempo real paralelamente ao que você ensina na tela.

Para capturar esse áudio, é necessário um microfone simples, mas investir em um gadget de qualidade trará muito mais profissionalismo aos seus cursos.

Nesse quesito, o Headset Microsoft Lifechat LX-3000 é Hors concours.  Trata-se de um dispositivo incrível, com um custo-benefício bárbaro e uma captação de áudio inigualável.

Com ele você consegue captar em tempo real a narrativa do curso com uma qualidade ímpar. É tão profissional que será necessário ajustar o volume da captação, pois ele capta sons do teclado digitando e do clique do mouse, e convenhamos, isso irrita e muito quem assiste ao curso.

Cuidados a parte, o Lifechat é sinônimo de qualidade, usa conexão USB e atualmente pode ser adquirido por preços que variam de R$ 149,00 a R$ 180,00.

Existem outras marcas de Headsets que funcionam bem, mas nada se compara ao Lifechat quando colocamos na balança o custo-benefícios.

Crie uma ementa

summaryA ementa do curso é muito importante. Ter um roteiro definido faz com que você ganhe em produtividade e não sinta-se perdido em determinados momentos do treinamento. Você se sentirá mais confiante e seguro ao ensinar seguindo uma ementa planejada.

Isso também traz eficiência e melhora a produtividade da criação do curso, reduzindo o tempo de gravação e trazendo mais objetividade.

As ementas podem ser criadas em um simples editor de texto e deve seguir, de preferência, o formato abaixo:

Módulo 1

  • Apresentação do curso
  • Conhecendo a ferramenta
  • Informações importantes

Módulo 2

  • Conceitos sobre SEO
  • Analisando toda estrutura do site

E por aí vai…

Chame seu aluno de você e não de vocês

Como criar cursos online incríveis e que vendem

Isso é algo que passamos a implementar nos cursos mais recentes. Em análise feita há 1 ano, identificamos que nossos alunos gostam de se sentir especiais e ter um aprendizado exclusivo. E a abordagem ao se comunicar com esse aluno é essencial para ativarmos  nele esse gatilho e sensação.

Ao invés de dizer algo como “Vocês verão nessa aula…”, mude por “Você verá nessa aula…” Isso fará que seu aluno se sinta mais privilegiado e como se esse ensinamento estivesse sendo passado unicamente para ele.

Mas isso dependerá de algumas variáveis. Se seu treinamento for ministrado ao vivo e para mais de uma pessoa, inevitavelmente você terá que mudar a abordagem utilizando o pronome no plural:

“Vocês verão nessa aula…”

Quando o contexto insinua que apenas um aluno verá o curso, aí sim individualize sua abordagem.

Conversar com seu aluno também é uma forma de trazê-lo cada vez mais para um ambiente virtual com mais pessoalidade e mais próximo do real.

Isso faz com que o aluno em determinados momentos sinta-se dentro de uma cabine de estudo tendo uma aula exclusiva com seu professor.

Faça webinars

Eventos online ao vivo são ótimas formas de disseminar conhecimento e criar engajamento entre seus alunos e o público alvo. A Eventials, plataforma para realizar webinars, webcasts, palestras, cursos e eventos, é uma solução indispensável para sua estratégia de conteúdo, além de engajar seu público, você ainda pode lucrar com a venda desses conteúdos, tanto pelo seu site quanto pela própria plataforma da empresa. Vale ressaltar que a Eventials é parceira de todos os sites de cursos do grupo iMasters.

Conclusão

Essas são apenas algumas das dicas essenciais para criar cursos com alto potencial de aceitação, mas claro, esses conceitos podem mudar de acordo com o seu público.

Portanto, é importante você analisar e pesquisar os gostos dos seus alunos e os formatos de cursos que mais obtém audiência e satisfação.

Um abraço e até a próxima.
EventialsBanner

O MX Cursos já está na Black Friday.