Blog do MX Cursos

Como conciliar trabalho e estudo?

Trabalhar e estudar: esse é o desafio diário de muitas pessoas no mundo todo. Hoje em dia, trabalhar ainda jovem e estudar para se manter qualificado na carreira tornou-se uma necessidade. Mas a boa notícia é que é possível fazer as duas coisas! Como tudo na vida, estudar e trabalhar exige esforço e dedicação, mas os resultados são sempre positivos.

Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como conciliar trabalho e estudo e ter uma rotina produtiva e organizada — afinal, as profissões modernas exigem atualização constante. Confira!

Planeje um cronograma

Para quem tem um dia a dia corrido, nada melhor do que conhecer bem a sua rotina. Para assegurar o rendimento do seu dia, é necessário parar um pouquinho para organizar as suas prioridades. Dessa forma, separe os dias e horários mais adequados para os estudos e tente não deixar que nada mude o planejado. Imprevistos acontecem, é claro, mas tente manter o foco nos compromissos e evite distrações.

Escolha cursos que se adaptem à sua rotina

Cursos presenciais são excelentes, mas se você trabalha o dia todo e tem pouco tempo disponível, nada melhor do que fazer um curso à distância. Os recursos tecnológicos disponíveis para esses fins têm ampla abrangência.

Além disso, os cursos à distância oferecem vantagens como não ter que lidar com engarrafamentos, riscos e gastos com combustível, por exemplo Além disso, o grande diferencial dos cursos on-line é a flexibilidade de horários. Que tal chegar em casa, tomar um banho, jantar e se programar para assistir mais uma aula na tranquilidade da sua residência?

Tenha foco

Foco é um grande diferencial para alcançar os seus objetivos. Por isso, evite distrações. Se você precisa estudar, não deixe nada tirar a sua atenção. Planeje assistir uma aula até o fim ou responder aos questionários.

Existem boas ferramentas no mercado que podem te ajudar a manter o foco em uma atividade. Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Com ela, você foca nos estudos por 25 minutos e descansa 5. Faça isso ao longo do dia e você perceberá o aumento na produtividade dos seus estudos.

Há tempo para tudo, e se você se propôs a estudar, foque nisso e ficará “livre” mais rapidamente!

Nossos cursos indicados

Durma bem

Cursos on-line oferecem uma excelente liberdade de horários, mas fica uma dica: não ultrapasse muito os limites do bom sono. Dormir bem é comprovadamente necessário. Por isso, tente estudar por volta de duas horas por dia, entre o período das 20h às 22h, para, logo em seguida, pegar no sono.

Afinal, dormir no mínimo 7 horas por dia é essencial. Prejudicar sua eficiência no trabalho por sono não é nada positivo. Estudar cansado, muito menos! Portanto, é importante manter o equilíbrio de uma atividade profissional bem executada e de estudos bem planejados.

Use os benefícios da tecnologia a seu favor

A tecnologia e a mobilidade nos trouxeram diversos benefícios. Por exemplo, existem vários aplicativos que podem te ajudar a organizar os estudos, criar listas para não esquecer nenhum compromisso no trabalho ou ainda facilitar o contato com a leitura digital.

Use a internet de forma consciente. Dedique um tempo para checar suas redes sociais ou para caçar Pokémon, mas não exagere. Sempre que puder, aproveite para ler mais um capítulo de um livro ou assistir a mais uma videoaula. A tecnologia e o conhecimento estão cada vez mais ao seu dispor.

Essas são dicas simples, porém valiosas para aprender como conciliar trabalho e estudo. Se você se identificou com esse desafio, não deixe de manifestar a sua opinião. Deixe o seu comentário!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE