MX Cursos
FlatCMSFile

CMS Flat File – Crie sites de maneira fácil e rápida

5/5 - (1 vote)

O surgimento dos CMS’s (Content Management System) facilitou muito para quem deseja ter seu site ou até quem precisa entregar projetos bem mais rápido.

Quando pensamos em CMS as primeiras coisas que aparecem em nossa mente são WordPress, Joomla e Drupal, não é mesmo? Por exemplo, uma característica comum entre eles é a utilização do Banco de Dados para armazenar os conteúdos gerados.

Apesar de atualmente serem fáceis de instalar, muitas vezes você precisa de algo que seja leve e rápido, sem se preocupar com desempenho de servidores e consumos excessivos, em sites simples, como os institucionais, por exemplo.

Nessa situação existem os CMS Flat File, que não utilizam banco de dados e sim armazenam seu conteúdo em arquivos. E por não utilizar banco de dados, eles são mais simples de instalar e não exigem recurso do servidor, podendo assim serem instalados em hospedagens compartilhadas.

E como todas as ferramentas, elas também possuem seus prós e contras.

PRÓS:

  • Fácil instalação e configuração: Como não precisam de banco de dados, suas configurações ficam em arquivos;
  • Exige menos recursos do servidor:  Você pode utilizar em hospedagens compartilhadas;
  • Fácil migração entre servidores: Basta apenas transferir os arquivos e mais nada;
  • Mais rápido: Como não utiliza o banco de dados é menos um recurso e com isso fica bem mais rápido.

CONTRAS:

  • Mais difícil de escalar para site com grande quantidade de conteúdo: Como a vantagem é a não utilização de banco de dados, na parte de escalabilidade, isso dificulta mais;
  • Comunidade ainda pequena, logo, existem menos plugins por exemplo.

Já conhecendo algumas vantagens e desvantagens, vamos conhecer alguns CMS Flat File. Colocamos aqui os Top 3.

1 – GRAV

GRAV - FLAT FILE CMS

O GRAV tem suporte a tipos dinâmicos, suporte multilíngue, permissões de usuários, backup e restauração simples, url amigável e armazenamento em cache inteligente.

2 – MONSTRA

Monstra - Flat File CMS

O MONSTRA é baseado em XML, também possui permissões de usuários, url amigável, minificação JS e CSS, aumentando assim a velocidade de carregamento das páginas.

3 – Typesetter CMS

TypeSetter - Flat File CMS

O TypeSetter CMS utiliza WYSIWYG, galeria de imagens, instalação fácil, plugins e temas, além de ser otimizado para SEO.

CONCLUSÃO

Os CMS Flat File são ótimas alternativas para quem precisa de algo leve, sem exigir de servidor, fácil de configurar e ótimo desempenho. Para site institucionais são uma ótima pedida.

Você já utilizou algum CMS Flat File? Existe mais algum que você deseja compartilhar conosco?

Deixe seu comentário, e compartilhe sua experiência utilizando esse tipo de CMS.

Até mais!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar