Blog do MX Cursos

Captação de Leads: os materiais que podem ajudá-lo nesta missão

Captação de Leads: os materiais que podem ajudá-lo nesta missão

Um dos termos mais utilizados no mercado digital tem a ver com LEADS.

E você sabe o que é lead e quais materiais utilizar para entender melhor este assunto?

Se você não quer desperdiçar seu tempo e seus recursos tentando vender algo para quem ainda não tem interesse de comprar de você, é essencial estar na sua lista de prioridades trabalhar a captação de leads.

Continue com esta leitura para entender melhor sobre este assunto e, assim, transformar desconhecidos em verdadeiros seguidores de sua marca!

O que são leads?

Lead é aquele cliente em potencial que vai passando por uma transformação de uma pessoa que nunca ouviu falar sobre sua marca para se tornar alguém que pode comprar de você porque foi estimulado por algo, esse estímulo por ser proveniente por alguns fatores, como:

  • Dor
  • Necessidade
  • Prazer
  • Curiosidade
  • Encantamento com a oferta
  • Confiança na marca ou no produto.

Muitos confundem lead com um visitante que chega até o seu site; isso não é lead.

No entanto, a partir do momento que o lead demonstra algum tipo de interesse no valor gerado pelo seu produto/serviço ou oferta, ou ao menos no conteúdo gratuito que você está disponibilizando, e assim assina sua lista de e-mails e fornece seus dados, aí sim ele passar a ser um lead.

Isso não significa que você já tem a venda na internet garantida, mas as possibilidades de sucesso são muito maiores; pois, ao invés de você receber uma visita, ligação ou e-mail de alguém que nunca ouviu falar do que você oferece, você será contatado por esse alguém com quem já permitiu um tipo de contato.

Nossos cursos indicados

Mas, que tipo de materiais podem ajudar na captação de leads?

Materiais para geração leads

Captação de Leads

É fato que a produção de conteúdo relevante é o coração de qualquer estratégia de marketing digital.

Entretanto, existem tipos específicos de conteúdos fantásticos para trazer os resultados que você tanto espera!

Eles são conhecidos como:

  • “Materiais ricos para gerar mais leads”.
  • “Iscas digitais para geração de leads”.
  • “Materiais de conversão”.
  • “Materiais para captação de leads”.

Estes conteúdos para captação de leads precisam de um planejamento para que seu trabalho seja mais eficiente para atrair, envolver e estimular alguma ação por parte dele.

Porém, não são todos os visitantes que estão prontos para tomar alguma ação e muito menos para realizar uma compra.

É exatamente por isso que é necessário compreender como se deve fazer para iniciar o processo de preparação de um visitante em lead, pois ao aquecer este “lead frio”, você o fará passar pelas etapas do funil de vendas. Deixando a oferta quente, PEGANDO FOGO!!!

Vale destacar que um lead que se encontra no topo do funil tem uma necessidade diferente daquele que está no meio ou no fundo, por isso você deve criar conteúdos que atendam a essas necessidades específicas para aumentar sua taxa de conversão.

Agora, veja quais materiais para captação de leads que você pode utilizar:

  • E-books, vídeos, infográficos, podcasts, artigos com caixa de captura de e-mail ao longo do conteúdo, quizzes, planilhas, conteúdos que despertam emoções para as redes sociais. Estes materiais devem ter uma maneira de capturar o e-mail de sua audiência e são perfeitos para o topo do funil.
  • Revista digital, ebooks, pesquisas, artigos mais aprofundados, estudos de caso, entrevistas com especialista de mercado… estes formatos de materiais servem para o lead que está no meio do funil e precisa ser nutrido para enxergar algumas necessidades e considerar a sua solução a mais adequada para ele.
  • Depoimentos e vídeos com casos reais, demo ou amostras do produto, webinários e chats para solucionar dúvidas e vídeos explicativos sobre o produto… o lead que chega ao fundo do funil de vendas já conhece sua marca e esse é o momento certo de fazer-lhe uma oferta. Envie um e-mail direcionando-o para sua página de vendas onde ele encontrará mais informações.

Outros materiais e otimizações eficientes para captação de leads são:

  • Landing pages.
  • Técnicas de copywriting.
  • Caixas de captura de emails.
  • Estratégias de SEO.
  • Google Adwords.
  • Usar calls to action (CTA), etc.

Caso você queira se aprofundar mais no assunto, leia este post e saiba como fazer um infográfico.

Portanto, como você percebeu neste artigo sobre “Captação de Leads: os materiais que podem ajudá-lo nessa missão”, é fundamental primeiramente gerar valor e fazer por merecer antes de ganhar a atenção do seu visitante.

E você, o que você usa para captação de leads?

Comente!

O MX Cursos já está na Black Friday.