Blog do MX Cursos

As 5 principais oportunidades de carreira em marketing digital

As 5 principais oportunidades de carreira em marketing digital

Com a mudança no comportamento de consumo das pessoas, vem surgindo uma nova forma de se comunicar, que exige novos tipos de profissionais. O marketing digital é um dos principais meios com oportunidades de carreira.

Das redes sociais à publicidade mobile, o mercado está em plena expansão e — pasme — faltam profissionais qualificados para preencher todas as vagas. Se você gosta de marketing digital e quer encontrar oportunidades nessa área, veja as dicas de carreiras que separamos pra você.

Publicitário multicanal

Principalmente nas pequenas agências, que precisam atender seus clientes com poucos recursos, surge a necessidade de um profissional completo, que tenha, ao mesmo tempo, conhecimentos de propaganda, de marketing e de tecnologia da informação.

Essa necessidade de ser multifuncional é cada vez mais comum e, para alcançá-la, é essencial que o profissional invista em sua capacitação. Aprimore-se com cursos, palestras e leia bastante sempre.

Quem é formado na área de marketing, publicidade, relações públicas e jornalismo já tem os conceitos básicos, basta saber como inseri-los nas multiplataformas.

Programador mobile

mobilePara quem quer se especializar em uma área e prefere trabalhar em agências maiores, uma boa opção é investir na comunicação dos dispositivos móveis. O processo de compra das pessoas está cada vez mais mobile e, por isso, as empresas estão começando a investir nessa tendência.

Os números ainda são pequenos, já que mais da metade dos brasileiros acessa a internet pelo smartphone e ainda são apenas 8% as propagandas criadas com foco no mobile. Ainda assim, trabalhar com tendências é sinônimo de oportunidade, então, uma ótima opção é se especializar como programador de aplicativos e plataformas para celulares e tablets.

Arquiteto de informação

Outra profissão em alta no marketing digital é a do arquiteto da informação. Responsável por organizar as informações em um site ou em um aplicativo, ele pensa na melhor forma de apresentar o conteúdo para o cliente final. Sabendo que as pessoas continuam consumindo as mesmas coisas, apenas de formas diferentes, é ele o profissional mais capacitado a pensar fora da caixa e propor soluções inovadoras.

Nossos cursos indicados

Foi assim que surgiram plataformas novas como a Netflix, o Waze e os aplicativos de táxi. O olhar sob o cliente precisa ser inovador e não basta mais os publicitários serem apenas criativos, é preciso buscar soluções para os problemas dos seus consumidores.

Analista de métricas

O analista de métricas é o responsável pela interpretação de dados a respeito do cliente para uso da empresa. É ele quem transforma métricas das redes sociais, por exemplo, em insights para campanhas no Facebook ou no Twitter.

Esse tipo de profissional precisa aliar conhecimento e experiência, investindo em cursos na área, além de saber, pelo menos, falar inglês. O principal diferencial do analista de métricas é que ele identifica as tendências de comportamento e de consumo do público em primeira mão. Mas, se ele não souber como usar essas informações, não adianta de nada.

Conteudistas e videomakers

Video MakerA partir dos insumos captados pelo monitoramento, organizados pelo arquiteto e implementados pelo programador, entram os conteudistas. São eles os responsáveis por entregar a informação ao cliente, seja em formato de texto, áudio, imagens ou vídeos.

Chamado de marketing de conteúdo, esse tipo de propaganda é mais amigável, mais bem recebida pelos clientes e uma das principais tendências do mercado publicitário. Está presente nas redes sociais, nos blogs e pode aparecer também no formato de storrytelling e de games. As possibilidades são muitas, basta o profissional usar a criatividade.

Independentemente da área em que você for se especializar, é importante se manter focado na inovação e se atualizar sempre. Para quem vai começar, pesquisar em sites de vagas os segmentos que mais buscam profissionais pode ser uma boa. Já para os que estão no mercado, mostrar os conhecimentos em reuniões, dando ideias, é um passo importante para trabalhar seu marketing pessoal.

E você? É dessa área? O que faz para se manter atualizado? Conta pra gente nos comentários!