Blog do MX Cursos

A importância do Instagram no Marketing Digital e 5 dicas para se destacar nesta rede

A importância do Instagram no Marketing Digital e 5 dicas para se destacar nesta rede
5 (100%) 2 votos

Desde o seu lançamento em 2010, o Instagram vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de Marketing Digital das empresas, sobretudo, graças à consolidação do Instagram for Business.

Assim sendo, neste post você conhecerá as principais métricas relacionadas ao Instagram Ads e poderá conferir dicas essenciais para ter um Instagram Business de sucesso.

A evolução do Instagram

Assim que Mark Zuckerberg adquiriu o Instagram em 2012, o programador e empresário norte-americano enxergou o potencial da ferramenta e decidiu deixá-la cada vez mais completa, no que se refere a Marketing Digital.

Assim, os planos de uma versão comercial do aplicativo saíram do papel e se concretizaram em 2016 com o chamado Instagram for Business, que além de manter a diversidade de funcionalidades das contas pessoais, ainda conta com três grandes mudanças:

  • A possibilidade de personalizar o seu perfil de maneira a deixá-lo mais profissional.
  • O acesso a métricas de performance.
  • E a oportunidade de melhorar as suas estratégias de marketing através de anúncios.

Pois bem, a inclusão de novas informações como e-mail, telefone e endereço, por exemplo, aumentam bastante as chances de conversão de clientes, pois esses dados podem ser transformados em botões de ações.

E quando o assunto é conteúdo patrocinado, Mark Zuckerberg facilitou ainda mais a vida de quem já trabalha ou pretende atuar na área de Instagram Marketing, pois o norte-americano vinculou as novas funcionalidades da plataforma ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Logo, para migrar o seu perfil do Instagram para uma conta comercial, basta ter uma página no Facebook e seguir este passo a passo.

Dica do redator: Quer se especializar ou potencializar suas habilidades em Inbound Marketing, Facebook e LinkedIn Ads, Google Ads, Marketing de Conteúdo, WhatsApp Business, Instagram Marketing, entre outros? Conheça todos nossos Cursos Online de Marketing Digital em Vídeo Aulas.

Tipos de anúncios disponíveis no Instagram

Voltando a falar nos anúncios no Instagram… Promover um conteúdo por lá é muito mais do que investir uma determinada verba e ficar esperando um monte de likes ou comentários.

Assim, é fundamental refletir sobre o seu posicionamento na rede para então traçar seus objetivos e moldar suas estratégias de marketing. Atualmente, o Instagram Ads permite que você crie campanhas com os seguintes propósitos:

  • Reconhecimento de marca
  • Alcance
  • Tráfego
  • Cadastros
  • Venda
  • Envolvimento

Dito isso, é importante ressaltar que ao optar por um desses objetivos, a plataforma vai otimizar a sua verba para focar no resultado que você deseja, assim, por exemplo, se você deseja cliques em um link para vender um produto, é possível que não haja muita interação, afinal, o foco não é envolvimento.

Entendendo as métricas do Instagram

Antes de criar um anúncio no Instagram, é fundamental conhecer as possibilidades de informações que podem ser extraídas da plataforma. Assim, com relação aos seus seguidores, você pode dividi-los por gênero, faixa etária, localização e até pelos dias da semana em que estão mais ativos.

Já quando o assunto são as publicações, o Instagram Business oferece informações sobre impressões, alcance, envolvimento, curtidas, comentários e posts salvos.

Por fim, depois de publicados, seus stories podem oferecer dados valiosos, como alcance, impressões, respostas, cliques para ação e toques para avançar, voltar ou sair.

E o melhor, todas essas métricas podem ser acessadas pelo Gerenciador de Anúncios, mas também estão reunidas diretamente no seu perfil comercial. Viu só? Mais um motivo para você migrar sua conta!

Como se destacar no Instagram?

Bom, depois dessa breve introdução sobre os principais dados do Instagram Ads, que tal conferir algumas dicas estratégicas antes de criar o seu perfil de sucesso?

1. Seja uma marca autêntica

Produzir conteúdo autoral e relevante para o seu público-alvo é o pontapé inicial para que os seus seguidores identifiquem-se com a sua marca. O que abrirá caminho para uma futura aquisição do seu produto ou serviço. Então, planeje bem antes de publicar!

2. Interaja com seus seguidores

Depois de conquistar alguns seguidores, nada de abandoná-los por aí! É fundamental estreitar os laços, interagindo constantemente, para criar uma ideia de pertencimento. Assim, seus seguidores serão defensores e divulgadores gratuitos da sua marca.

3. Explore todos os tipos de conteúdo

Como o Instagram permite uma infinidade de possibilidades quando o assunto é produção de conteúdo, teste todas elas até descobrir qual ou quais produzem mais efeito dentro do seu nicho.

4. Capriche na sua bio

Gerar uma boa impressão logo de cara é essencial para atrair – e conquistar – novos seguidores e clientes. Então, além de investir em bom conteúdo, aproveite o espaço da sua biografia e deixe bem claro quais são os seus diferenciais.

5. Aposte no poder dos influenciadores

Por fim, estude bem o seu segmento de atuação e fique de olho nas pessoas que podem influenciar os seus seguidores. Assim, além de poder repostar conteúdos, você ainda pode fechar parcerias capazes de expandir ainda mais o alcance da sua marca.

Muito bem, agora que você já aprendeu um pouco mais sobre como o Instagram é relevante para a sua marca, que tal colocar em prática as nossas dicas? Depois compartilha com a gente os resultados! 😉

Jessica Schinaider

Jessica Schinaider

Literata por formação e Publicitária por vocação, trabalho com Marketing Digital há mais de 5 anos na Região Serrana - RJ, atuando como Revisora, Gerente de Conteúdo e Social Media. Atualmente, também é professora de Marketing Digital do MX Cursos.

Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Newsletter

Newsletter

Receba em seu e-mail conteúdos semanais sobre desenvolvimento, design, audiovisual e tecnlogia.

Inscrição realizada com sucesso!