MX Cursos
briefing

A importância do Briefing para um projeto de sucesso

5/5 - (2 votes)

Você sabe qual a importância do briefing? Todo projeto criativo, seja para o desenvolvimento de uma identidade visual, campanha publicitária ou até mesmo alguma peça gráfica individual, começa com um bom briefing.

Mas afinal, o que é um briefing?

É um documento criado para orientar o processo de criação de um projeto específico, onde vão constar todas as informações relevantes sobre o cliente. É como um guia descritivo de tudo que deve constar no meu projeto.

As informações contidas neste documento, precisam ser claras e objetivas. Aqui, aquele clichê de que “o óbvio precisa ser dito”, faz toda a diferença pois, a interpretação das necessidades e objetivos do seu cliente com relação ao projeto não pode gerar dúvidas na execução criativa.

Quais informações devem constar em um bom briefing?

A importância do Briefing

  • Detalhes sobre o produto ou o serviço do cliente (o que é o produto/serviço, qual a visão, missão, posicionamento/conceito deste cliente X produto);
  • Mercado de atuação (principais concorrentes, pontos fortes X fracos dos mesmos, como está este mercado? etc);
  • Perfil do consumidor (quem é o público-alvo do meu cliente?);
  • Qual é o objetivo do cliente com este projeto? (É uma campanha de vendas? Uma comunicação institucional?).

Aqui as expectativas do cliente com relação ao projeto devem ficar óbvias para o designer poder executar o desenvolvimento dentro destas expectativas.

Valor de investimento

Muito importante quando envolver produção gráfica ou produção visual, pois com um valor de investimento definido ou pré-definido, a criação vai propor impressos e/ou serviços que se adequem a verba, evitando “refações” orçamentárias e de layout, otimizando o tempo de entrega do projeto final.

Não se atentar para a importância do briefing é um erro, porque ele vai ser a peça-chave fundamental na definição do seu trabalho.

Para que serve e qual a importância do Briefing?

  • Organizar e fornecer as informações (etapa da coleta e da organização dos dados do cliente/projeto);
  • Fundamentar e sustentar (concorrentes, definição de mercado, público a ser atingido, etc);
  • Inspirar e alimentar (aqui começa o trabalho criativo do designer – a partir das referências indicadas e das informações coletadas, começa de fato, a criação);
  • Delimitar e direcionar(informações obrigatórias vão constar nesta etapa. O direcionamento vai dar o tom da comunicação do projeto).

Um briefing completo e com as informações corretas vai fazer com que o seu trabalho fique dentro do esperado e com isto, deixar seu cliente satisfeito e com a certeza que o sucesso do processo criativo foi a consequência de um belo briefing.

Dica: Quer se especializar e/ou potencializar suas habilidades em Design Gráfico, Edição de Vídeos e Marketing Digital? Conheça nossos cursos online.

E você? Que importância dá para o briefing?

Deixe a sua opinião nos comentários!

Abraço 🙂

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar