Blog do MX Cursos

A importância do Briefing para um projeto de sucesso

A importância do Briefing para um projeto de sucesso

Todo projeto criativo, seja para o desenvolvimento de uma identidade visual, campanha publicitária ou até mesmo alguma peça gráfica individual, começa com um bom briefing.

Mas afinal, o que é um briefing?

É um documento criado para orientar o processo de criação de um projeto específico, onde vão constar todas as informações relevantes sobre o cliente. É como um guia descritivo de tudo que deve constar no meu projeto.

As informações contidas neste documento, precisam ser claras e objetivas. Aqui, aquele clichê de que “o óbvio precisa ser dito”, faz toda a diferença pois, a interpretação das necessidades e objetivos do seu cliente com relação ao projeto não pode gerar dúvidas na execução criativa.

Quais informações devem constar em um briefing?

Detalhes sobre o produto ou o serviço do cliente (o que é o produto/serviço, qual a visão, missão, posicionamento/conceito deste cliente X produto);

Mercado de atuação (principais concorrentes, pontos fortes X fracos dos mesmos, como está este mercado? etc);

Perfil do consumidor (quem é o público-alvo do meu cliente?);

Qual é o objetivo do cliente com este projeto? ( É uma campanha de vendas? Uma comunicação institucional? ). Aqui as expectativas do cliente com relação ao projeto devem ficar óbvias para o designer poder executar o desenvolvimento dentro destas expectativas.

Valor de investimento: muito importante quando envolver produção gráfica ou produção visual, pois com um valor de investimento definido ou pré-definido, a criação vai propor impressos e/ou serviços que se adequem a verba, evitando “refações” orçamentárias e de layout, otimizando o tempo de entrega do projeto final.

Não se atentar para a importância do briefing é um erro, porque ele vai ser a peça-chave fundamental na definição do seu trabalho.

E para que serve o briefing?

Organizar e fornecer as informações (etapa da coleta e da organização dos dados do cliente/projeto);

Fundamentar e sustentar (concorrentes, definição de mercado, público a ser atingido, etc);

Inspirar e alimentar ( aqui começa o trabalho criativo do designer – a partir das referências indicadas e das informações coletadas, começa de fato, a criação);

Delimitar e direcionar (informações obrigatórias vão constar nesta etapa. O direcionamento vai dar o tom da comunicação do projeto).

Um briefing completo e com as informações corretas vai fazer com que o seu trabalho fique dentro do esperado e com isto, deixar seu cliente satisfeito e com a certeza que o sucesso do processo criativo foi a consequência de um belo briefing.

E você? Que importância dá para o briefing?

Deixe a sua opinião nos comentários!

Abraço 🙂

Nossos cursos indicados

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE