MX Cursos
arquitetos

9 Softwares essenciais para arquitetos

Rate this post

Se você é um arquiteto ou trabalha com arquitetura e quer prosperar na profissão, precisa se render as tecnologias, elas são capazes de melhorar muito a vida de quem trabalha na área.

Softwares de modelagem computacional são muito utilizados pelos arquitetos e sem dúvida são essenciais para desenvolver projetos e auxiliar no processo de criação e planejamento.

Exatamente por isso que hoje você terá a oportunidade de conhecer 9 softwares essenciais para arquitetos.

AutoCad

Um programa idealizado e executado pela empresa AutoDesk, foi criado para área de engenharia industrial, com foco no projeto de peças mecânicas, mas sempre foi muito utilizado por profissionais da construção civil, devido a sua performance em desenhos arquitetônicos.

Acesse o site do Software

Revit

Esse programa ganha cada vez mais espaço em escritórios e empresas de arquitetura, inclusive alguns já o consideram o grande substituto do AutoCad, pela sua eficácia e capacidade de realizar todo projeto em um mesmo ambiente.

Ele é capaz de gerar um modelo do projeto e não apenas a representação do mesmo, isso inclui todas as informações necessárias como:

  • Relação de materiais.
  • Cálculos.
  • Prever todas as etapas do projeto, evitando assim vários erros.

Acessar site do Software

SketchUp

Esse programa é utilizado para modelagem 3D, bem como o AutoCad. Os estudantes e escritórios de arquitetura apreciam bastante. Ele é encontrado em duas versões;

  • Profissional – Pro.
  • Gratuita – Make.

De fácil manipulação, permite criar volumes tridimensionais e aplicar cores, texturas, luzes, sombras e medidas, entre outras coisas. Podendo ser inseridos imagens realistas, o que deixa o programa ainda mais completo.

Acesse o site do Software

3DMAX

Também um programa que trabalha com modelagem 3D utilizado para arquitetura e para design de produtos, considerado por profissionais da área o mais relevante prospecto de imagem foto realista.

Permite plug-ins que assistem e melhoram a qualidade da modelagem e da imagem de projetos dos mais variados níveis.

Acesse o site do Software

Lumion 3D

Lumion 3D trabalha de uma maneira diferente, ele não cria uma modelagem. Você traz o seu projeto em formato fbx de outros programas. Com uma biblioteca riquíssima, ele é muito utilizado para inserir objetos, mobiliários, plantas, pessoas, gerar vídeos entre outras coisas que permitem passar mais realismo na hora da apresentação.

Considerada a maior vantagem do Lumion 3D, a geração de vídeo leva menos tempo para ser feita do que em outros programas com a proposta similar.

Acesse o site do Software

Armedia

Trata-se de um Plug-in de realidade aumentada que permite que sejam colocadas texturas, cores, materiais e com isso não vai se formando uma imagem e sim uma maquete física, já imaginou?

Pode ser utilizado em 3DSMAX, SketchUp e cinema 4D.

Acesse o site do Software

Promob

Programa utilizado para criação de moveis planejados que permite a observação da imagem em 3D, permitindo a visualização de como o ambiente ficará depois de pronto, além disso, auxilia nas informações sobre quantidade e tamanho das placas do material que serão necessários para o projeto.

Contudo, não gera imagens foto realistas, no entanto, pode ser exportada para outros programas que realize a função.

Acesse o site do Software

Photoshop

Sim, esse famoso editor de imagens, pode ajudar muito os arquitetos em seu dia a dia.

Um programa como Photoshop é utilizado na pós-produção de imagem, fazendo correções de luz, saturação, cores, inserindo filtros e melhorando a qualidade final para apresentação do projeto.

Acesse o site do Software

Corel Draw

Criador e editor de imagem, o Corel Draw é capaz de auxiliar arquitetos na construção de plantas humanizadas.

Lembre-se; é essencial que um arquiteto conheça e domine ao menos um editor de imagens, isso irá facilitar muito a sua vida e os seus projetos.

Acesse o site do Software

Enfim, se você é arquiteto e quer fazer com que seu trabalho renda mais e seus projetos fiquem imbatíveis na hora do cliente aprovar, agora você já tem 9 recursos que irão te auxiliar.

Basta deixar a criatividade fluir e transferir para tela todo seu potencial artístico, com toques e retoques que irão deixar tudo com ares de um grande sonho para o cliente.

Seja cada vez mais competitivo e tecnológico e esteja a frente na sua área de atuação!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar