Blog do MX Cursos

9 segredos sobre como ser um bom programador

9 segredos sobre como ser um bom programador

O mercado tem sido cada dia mais exigente com todos os profissionais, não importando qual seja a área de atuação. Dessa forma, precisamos nos aprimorar, fazendo cursos, especializações, além de análises pessoais que melhoram nosso comportamento diante das empresas.

Pensando nisso, listamos 9 dicas de como ser um bom programador, para que você possa se sobressair no mercado para alcançar as melhores vagas nas empresas.

Vamos lá?

1. Vontade de aprender

A tecnologia está sempre evoluindo e as competências que um programador possui hoje, provavelmente, estarão ultrapassadas em poucos anos.

É importante que você tenha interesse em seguir as últimas tendências e esteja ansioso para participar de quaisquer oportunidades de educação continuada disponíveis.

2. Habilidade de depuração

Criação de códigos é apenas uma parte do trabalho de um bom programador. Quando o software não funcionar direito, é esperado do programador chegar à raiz do problema de forma rápida e eficaz.

Em vez de gastar horas fazendo mudanças cegamente, é importante que você prefira investigar cuidadosamente seu código e fazer todas as pesquisas possíveis dos problemas até que uma resposta seja encontrada.

3. Habilidade de resolução de problema

Para aqueles que nunca tentaram criar uma aplicação a partir do zero, a programação pode ser comparada à resolução de uma equação matemática extremamente difícil.

Nossos cursos indicados

Um bom programador prospera em encontrar maneiras de fazer alguma coisa funcionar, apesar das probabilidades. Caso contrário, poderá sempre ouvir a frase “isso não pode ser feito” cada vez que você propor um novo projeto inovador.

4. Calma e paciência

Pode não parecer para quem está de fora, mas a programação pode ser uma profissão extremamente estressante. Quando os prazos estão apertados e nada parece estar funcionando, é fácil ficar sem ação.

Um profissional ideal dessa área será capaz de manipular, até mesmo, as situações mais estressantes com calma e — o mais importante — ser capaz de continuar a trabalhar.

Leia também  6 bons motivos para aprender a programar

5. Habilidade pessoal

Não se espera que programadores tenham ótimas características em atendimento ao cliente.  Parece já ser entendido, desde o início, que eles vão estar sempre sentados na frente de um computador o dia todo.

No entanto, eles programadores precisam, regularmente, interagir com os gestores, os colegas de trabalho e os clientes. Por isso, a capacidade de trabalhar bem com os outros é uma obrigação. Isto é especialmente verdadeiro se você for ocasionalmente convidado a participar de reuniões para explicar como o sistema funciona.

6. Perspectiva de negócio

É fácil perder de vista o quadro geral enquanto se concentra em criar uma peça de software.

O programador ideal tem um foco de negócio que lhe permite se mover além da aplicação atual. Um programador com foco em negócios irá sugerir ideias para novas aplicações que podem melhorar as operações.

7. Capacidade de lidar com o fracasso

Os programadores raramente acertam tudo na primeira tentativa. Na verdade, o fracasso é quase uma certeza.

É importante que você veja erros e bugs como um desafio e não um sinal de derrota. A persistência é importante, bem como a capacidade de começar de novo, se necessário, mesmo depois de horas de trabalho.

8. Trabalho em equipe

Um programador raramente funciona sozinho, mesmo se for o único desenvolvedor em uma empresa.  A capacidade de trabalhar com outros programadores, com demais usuários, com o marketing e com a equipe de vendas é essencial.

9. Respeito aos prazos

A maioria dos programadores trabalha em projetos com prazos determinados. Embora seja importante que os gestores disponham de um tempo de resposta razoável para a codificação de uma nova aplicação ou reparo de algo existente, os programadores também devem mostrar respeito aos prazos.

É importante que o profissional faça todo o possível para trabalhar bem com os tempos estipulados.

Se você já é um profissional dessa área ou deseja se tornar, esperamos que essas dicas tenham te ajudado. E, para ficar sempre por dentro de todas as novidades e acompanhar nossas dicas, curta nossa página no Facebook.