MX Cursos

8 dicas para ter mais produtividade trabalhando em casa

8 dicas para ter mais produtividade trabalhando em casa

Com as crescentes oportunidades atuais de trabalhar fora dos limites de um prédio de escritórios tradicionais, o trabalho em casa, também conhecido como Teletrabalho ou Home-Office pode se tornar uma realidade mais cedo do que pensamos. Sabemos o quanto é difícil manter a produtividade trabalhando em casa, com tantas distrações, o desafio pode ser bem grande!

Há muitos benefícios em trabalhar em casa: tempo de viagem reduzido, economia de combustível e refeições, além de nos manter mais próximos dos que amamos.

No entanto, é preciso um pouco de planejamento e esforço para garantir que esse espaço maximize sua eficiência e produtividade. Por isso, listamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a melhorar a produtividade no seu escritório em casa:

Fique confortável

Para começar, você deve ter um local confortável para trabalhar. Deve ser um lugar onde você se sinta bem trabalhando, de preferência um local em que não será incomodado.
Trabalhar em casa oferece o benefício adicional de poder controlar seu conforto. Não há como reclamar que o ar condicionado está muito alto ou alguém abre uma janela no inverno porque você está no controle.
Existem várias maneiras de ajustar sua configuração de trabalho que beneficiará seu corpo e seu trabalho. Por exemplo, ao trabalhar em um computador, os cotovelos devem estar em ângulo reto e a tela mais ou menos ao nível dos olhos, para que seu corpo esteja alinhado corretamente, em vez de inclinado sobre o laptop ou a estação de trabalho.
Além disso, é importante fazer alguns exercícios na mesa e uma caminhada de vez em quando para não ficar curvado sobre uma tela a maior parte do dia.

Vista-se adequadamente

Só porque você trabalha em casa não significa que você precisa se vestir de qualquer maneira. Embora pareça um benefício trabalhar de pijama, na verdade pode fazer mais mal do que bem. Então, acorde de manhã, tome banho e vista-se como se fosse sair de casa.

Organize sua mesa

organize a sua mesa

Você pode pensar em começar e terminar o seu dia organizando a sua área de trabalho, certificando-se de arquivar papéis, guardar canetas e garantir que você tenha um espaço de trabalho organizado e sem distrações, propício à produtividade.
Embora o bloco de anotações possa ser uma ferramenta útil, livros extras, pilhas de papel ou xícaras cheias de café podem prejudicar sua produtividade e concentração. Ter um bom espaço para trabalhar permite que você tenha espaço para pensar também.

Faça pausas significativas

Quando é hora de fazer uma pausa, a maioria de nós prefere clicar no Facebook ou ficar rolando o Feed do Instagram. Mas, para uma maneira mais produtiva de recarregar as baterias, tente ler artigos relevantes para ter alguma inspiração, ver as novidades relacionadas à sua área ou até mesmo dar uma volta no quarteirão.
As pausas permitem que você cure fisicamente e mentalmente, o que é absolutamente necessário se você quiser se manter produtivo. Escolha um incremento de tempo que funcione melhor para sua agenda e hábitos de trabalho. Apenas tome cuidado para não torná-lo tão curto que o interrompa quando você estiver exercendo uma atividade interessante ou por tanto tempo que seja ineficaz.

Dica: Conheça nossa plataforma de Cursos Online e aprenda novas habilidades!

Músicas podem ajudar

músicas podem ajudar

Estudos recentes sugerem que não só a música em si, mas o bem-estar geral criado pela audição de música que resulta no aumento da produtividade. Outro estudo, envolvendo especialistas em TI, descobriu que aqueles que ouviam música com fones de ouvido concluíam as tarefas mais rapidamente e tinham melhores idéias do que aqueles que não ouviam – novamente devido a um aumento de humor.

Crie listas de reprodução específicas preparadas para diferentes tipos de trabalho e níveis de concentração. Você verá como esse simples gesto vai te ajudar a aumentar ainda mais a sua produtividade e concentração!

Mantenha o seu ambiente de trabalho limpo

Crie o hábito de limpar o seu escritório de pilhas de papel, livros, xícaras de café e tudo o que estiver ocupando espaço e não servindo a nenhum propósito. Um espaço confuso pode ser uma distração e até aumentar seus níveis de estresse.
Tente reduzir a desordem colocando canetas em um único porta canetas, mantendo suas anotações e documentos em pilhas organizadas e removendo da sua mesa qualquer coisa desnecessária ao seu trabalho. Organize suas gavetas, para que tudo que você precisa esteja ao seu alcance, mas sem ocupar espaço na superfície da mesa.
Certifique-se de arrumar no final de sua jornada de trabalho para começar do zero na manhã seguinte.

Evite distrações

Encontre um lugar tranquilo onde você não será incomodado ou perturbado. Certifique-se de que sua família saiba que não deve incomodá-lo no escritório quando estiver trabalhando. Se isso significa que eles não entram no seu escritório ou no seu quarto até as seis, certifique-se de que eles entendam que só porque você está em casa não significa que não está trabalhando. Se você se distrai facilmente com o celular e não precisar dele para o trabalho, deixe-o em outro lugar. Lembre-se: caso você não defina seus limites, ninguém fará isso por você. Falamos mais obre isso neste artigo.

Deixe a luz entrar

Deixe a luz entrar

Permitir o máximo de luz natural possível em seu espaço de trabalho diminui coisas como fadiga ocular e dores de cabeça enquanto aumenta a produtividade.
A luz natural (junto com o aumento da vitamina D) faz você se sentir mais feliz e mais preparado para enfrentar o dia. Portanto, mantenha as cortinas ou persianas abertas e verifique se há boa iluminação no seu espaço de trabalho para quando estiver nublado ou escuro.

Conclusão

Caso essas dicas não funcionem para você, tudo bem! Experimente até encontrar o que funciona. O importante é que você esteja feliz, relaxado e motivado em seu espaço de trabalho, e que nunca pare de tentar melhorá-lo.
Sabemos que um escritório em casa não é o lugar onde normalmente somos os mais produtivos. É por isso que é importante encontrar maneiras de ajudar nessa tarefa!

Veja mais dicas sobre Trabalho em casa e produtividade aqui.

E você trabalha de casa? Quais são as suas melhores dicas de produtividade? Conta pra gente aqui nos cometários 🙂

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE