MX Cursos

8 coisas para pensar antes de criar uma loja virtual

5/5 - (1 vote)

Todo vendedor que se preze já pensou em começar a vender pela internet. Realmente, o consumo online aumenta a cada dia que passa, e por isso ter uma loja virtual é quase fundamental para quem trabalha com comércio. Portanto, se você deseja obter conhecimento antes de criar uma loja virtual, você está no lugar certo.

Apesar de ser relativamente fácil e simples, criar uma loja virtual não significa apenas colocar um site no ar, cadastrar os produtos, e pronto. Existem alguns pontos que precisam ser observados pelo empreendedor antes de começar este negócio digital que não para de crescer, e é justamente para falar sobre essas coisas que estamos aqui hoje.

Dica: Temos um guia de e-commerce completo para você. É obrigatório leitura para você criar uma loja virtual de sucesso.

8 coisas para pensar antes de criar uma loja virtual

1. Pesquise seus concorrentes

Antes de começar qualquer negócio o primeiro passo é sempre pesquisar a sua concorrência. Ou seja, uma busca para entender melhor o que já existe no mercado, como essas outras lojas estão posicionadas e quais os pontos fracos onde seu e-commerce pode se diferenciar. Tudo isso dentro do segmento que você escolheu, e seus semelhantes.

2. Plano do negócio

Planos de negócio são extensos e andam um pouco ultrapassados. No entanto, para criar uma loja virtual é importante ter um planejamento mínimo do quanto você quer vender, pelo menos no início, para que com essa informação você possa decidir quanto e como investir no negócio.

3. Plataforma

A plataforma de uma loja virtual é como a parte física de uma loja offline: paredes, prateleiras, corredores, caixa, balcão, e etc. Existem diversas plataformas disponíveis, das mais simples às mais complexas, para diferentes tipos de demandas e necessidades. Se você não entende de programação, por exemplo, ou não tem um parceiro que entenda, as mais indicadas são aquelas com modelos self-service, como a Shopify e o Prestashop. No mais, vale a pena pensar em plataformas que tenham bons recursos, suporte e uma variedade de layouts.

Dica: Temos diversos cursos de e-commerce que ensinam você a criar uma loja virtual usando diversas plataformas como Magento, Opencart e Prestashop.

4. Imagens e descrição dos produtos

Criar uma loja virtual - Imagens e descrição dos produtos

Uma imagem vale mais que mil palavras, e no caso de uma loja virtual essa realidade faz ainda mais sentido. Fotos bem feitas dos produtos cumprem uma função fundamental no convencimento do cliente da sua loja virtual. Para complementar, atenção especial também à descrição dos produtos: inclua todas as características, variações de cores, tamanhos, e toda informação que você julgar necessária para tirar todas as dúvidas dos seus clientes.

5. Frete e logística

De nada adianta vender e não ter estrutura para entregar os produtos. Por isso vale a pena pensar também no frete e na logística de sua loja virtual. Isso inclui decidir alguns pontos, como por exemplo países de atuação, disponibilidade de frete grátis, cálculo do valor e prazo de entrega na plataforma.

6. Experiência do usuário

Para uma loja virtual a experiência de navegação é fundamental, afinal de contas quantas vezes você não desistiu de comprar em um site porque a experiência no site era ruim? Ou seja, invista em um design que favoreça o entendimento rápido da loja virtual, e que facilite a vida do cliente em busca do seu produto.

7. Conteúdo e SEO

O principal caminho para clientes chegarem até sua loja virtual passa pelo Google. Por isso entender o que significa SEO e preparar seu site para isso é fundamental. Para ranquear bem no Google faça um plano de palavras-chave que faça sentido para seus produtos e para complementar implemente um blog e comece a gerar conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Dica: Use o Keyword Planner para planejar suas palavra-chaves.

8. Marketing digital

Depois de tudo isso você precisa atrair visitantes para sua loja virtual e para isso o caminho é investir em marketing digital. Sobre SEO e conteúdo nós falamos acima, mas além disso vale a pena também estar presente onde seu potencial cliente está e investir em canais de aquisição múltiplos. Vale a pena pensar quais canais fazem mais sentido para o seu segmento, mas já de início é bom investir em links patrocinados no Google e marketing nas mídias sociais.

Dica: Também temos excelente cursos de Marketing Digital para você se aperfeiçoar em uma das áreas mais importantes para quem quer gerar vendas em suas lojas virtuais.

Criar uma loja virtual pode parecer simples e fácil, mas para ter sucesso é preciso muita atenção e dedicação ao negócio. Depois de tudo isso estruturado, com certeza a base da sua loja virtual será muito mais sólida e as possibilidades de sucesso igualmente maiores.

Quer saber tudo para montar o seu comércio eletrônico agora? Então acesse nosso guia completo para montar sua loja virtual.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar