Blog do MX Cursos

8 coisas para pensar antes de abrir sua loja virtual

Todo vendedor que se preze já pensou em começar a vender pela internet. Realmente, o consumo online aumenta a cada dia que passa, e por isso ter uma loja virtual é quase fundamental para quem trabalha com comércio.

Apesar de ser relativamente fácil e simples, começar uma loja virtual não significa apenas colocar um site no ar, cadastrar os produtos, e pronto. Existem alguns pontos que precisam ser observados pelo empreendedor antes de começar este negócio digital que não para de crescer, e é justamente para falar sobre essas coisas que estamos aqui hoje.

8 coisas para pensar antes de abrir sua loja virtual

1. Pesquise seus concorrentes

Antes de começar qualquer negócio o primeiro passo é sempre pesquisar a sua concorrência. Ou seja, uma busca para entender melhor o que já existe no mercado, como essas outras lojas estão posicionadas e quais os pontos fracos onde seu e-commerce pode se diferenciar. Tudo isso dentro do segmento que você escolheu, e seus semelhantes.

2. Plano do negócio

Planos de negócio são extensos e andam um pouco ultrapassados. No entanto, para começar sua loja virtual é importante ter um planejamento mínimo do quanto você quer vender, pelo menos no início, para que com essa informação você possa decidir quanto e como investir no negócio.

3. Plataforma

A plataforma de uma loja virtual é como a parte física de uma loja offline: paredes, prateleiras, corredores, caixa, balcão, e etc. Existem diversas plataformas disponíveis, das mais simples às mais complexas, para diferentes tipos de demandas e necessidades. Se você não entende de programação, por exemplo, ou não tem um parceiro que entenda, as mais indicadas são aquelas com modelos self-service, como a Shopify e o Prestashop. No mais, vale a pena pensar em plataformas que tenham bons recursos, suporte e uma variedade de layouts.

Quer aprender a criar lojas virtuais com Magento, Prestashop ou Opencart? Conheça nossos cursos online.

4. Imagens e descrição dos produtos

Uma imagem vale mais que mil palavras, e no caso de uma loja virtual essa realidade faz ainda mais sentido. Fotos bem feitas dos produtos cumprem uma função fundamental no convencimento do cliente da sua loja virtual. Para complementar, atenção especial também à descrição dos produtos: inclua todas as características, variações de cores, tamanhos, e toda informação que você julgar necessária para tirar todas as dúvidas dos seus clientes.

Leia também  Lei do e-commerce: 7 pontos que você não pode ignorar

5. Frete e logística

De nada adianta vender e não ter estrutura para entregar os produtos. Por isso vale a pena pensar também no frete e na logística de sua loja virtual. Isso inclui decidir alguns pontos, como por exemplo países de atuação, disponibilidade de frete grátis, cálculo do valor e prazo de entrega na plataforma.

6. Experiência do usuário

Para uma loja virtual a experiência de navegação é fundamental, afinal de contas quantas vezes você não desistiu de comprar em um site porque a experiência no site era ruim? Ou seja, invista em um design que favoreça o entendimento rápido da loja virtual, e que facilite a vida do cliente em busca do seu produto.

7. Conteúdo e SEO

O principal caminho para clientes chegarem até sua loja virtual passa pelo Google. Por isso entender o que significa SEO e preparar seu site para isso é fundamental. Para ranquear bem no Google faça um plano de palavras-chave que faça sentido para seus produtos e para complementar implemente um blog e comece a gerar conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Conheça nossos cursos online de SEO

8. Marketing digital

Depois de tudo isso você precisa atrair visitantes para sua loja virtual e para isso o caminho é investir em marketing digital. Sobre SEO e conteúdo nós falamos acima, mas além disso vale a pena também estar presente onde seu potencial cliente está e investir em canais de aquisição múltiplos. Vale a pena pensar quais canais fazem mais sentido para o seu segmento, mas já de início é bom investir em links patrocinados no Google e marketing nas mídias sociais.

Ter uma loja virtual pode parecer simples e fácil, mas para ter sucesso é preciso muita atenção e dedicação ao negócio. Depois de tudo isso estruturado com certeza a base da sua loja virtual será muito mais sólida e as possibilidades de sucesso igualmente maiores.

Quer saber tudo para montar o seu comércio eletrônico agora? Então acesse nosso guia completo para montar sua loja virtual.