MX Cursos
vantagens de fazer cursos online

7 vantagens de fazer cursos online

4/5 - (1 vote)

Quer saber quais são as vantagens de fazer cursos online? Você está no lugar certo!

Pra quem nunca estudou online, começar pode ser um pouco intimidador.  Estamos muito acostumados com os modelos de cursos tradicionais, em que vamos a uma sala de aula e aprendemos pessoalmente com os professores.

Entretanto, os cursos online oferecem flexibilidade, valores acessíveis e uma variedade de outras oportunidades. Abaixo, te mostro algumas vantagens de fazer cursos online e como isso pode te ajudar  a atingir seus objetivos de educação e carreira. Vamos lá!

1. Flexibilidade 

flexibilidade

Para quem está tentando conciliar as demandas da vida profissional e familiar, o deslocamento pode ser um fator decisivo. Muitas das vezes, não há tempo para conciliar o trabalho com um curso presencial.  Mas as oportunidades de educação online têm flexibilidade para se adequar a qualquer programação.

Imagine liberdade total para escolher quando quer estudar, como estudar, quanto e assim por diante. Ter tanta liberdade significa que você terá que se coordenar e se controlar para administrar seu tempo de maneira adequada.

Os alunos de cursos online podem estudar transporte, de manhã antes do trabalho, durante o intervalo do almoço ou depois de colocar os filhos na cama. Os cursos online podem facilmente preencher essas lacunas.

2. Valores mais acessíveis

Você pode economizar muito dinheiro ao fazer cursos online. Além de eliminar as despesas com deslocamento, estacionamento, combustível e alimentação, os cursos online geralmente são mais acessíveis.

Também há uma infinidade de cursos disponíveis que se adaptam ao seu orçamento – alguns até são gratuitos, e você não precisa sair de sua casa para fazê-los.

3. Suporte especializado

security tips for teaching online larger
suporte especializado

Em cursos presenciais, conversar com um professor para tirar dúvidas após a aula pode ser um desafio. Muitas das vezes, é necessário dividir a atenção do professor com outros alunos e suas dúvidas podem não ser sanadas como você gostaria. 

Embora os professores que ensinam online também possam ter horários definidos para a interação dos alunos, a conversa com vários alunos ao mesmo tempo de forma online fica muito mais fácil. Os professores também podem ficar online à noite ou durante os intervalos para responder a perguntas, deixar comentários e muito mais.

4. Possuem mais variedade

É muito difícil para um ambiente de sala de aula tradicional desenvolver um curso. Eles precisam saber que um número suficiente de alunos terá interesse no assunto para que valha a pena, e que a demanda deve vir de alunos próximos o suficiente para frequentar o curso. E essa demanda deve persistir ano após ano, caso contrário, muito do trabalho de desenvolvimento será perdido.

Mas como os cursos online não possuem essa restrição, é muito mais fácil atrair alunos interessados ​​em cursos de várias categorias. E é mais provável que esses cursos estejam disponíveis sempre que um aluno precisar, em vez de desaparecer depois de um semestre.

5. São mais acessíveis para todos

A educação online abre a sala de aula para uma variedade enorme de alunos que, de outra forma, talvez não conseguissem comparecer . Por exemplo, alunos com restrições de mobilidade podem ter mais dificuldade para chegar às aulas, especialmente se suas opções de transporte forem limitadas ou se eles dependerem da ajuda de terceiros.

Os alunos com deficiência visual ou auditiva podem frequentar um curso presencial, mas também podem ter mais dificuldade em fazê-lo, especialmente se a sala de aula não estiver preparada para suas necessidades. 

Enquanto as instituições tradicionais têm a obrigação de continuar a tornar suas instalações mais acessíveis a todos os alunos, a educação online pode suprir essa necessidade ao mesmo tempo em que traz as outras vantagens já mencionadas.

6. É possível melhorar suas habilidades técnicas

habilidades

Se você nunca foi experiente em tecnologia, as aulas online o forçarão a sair da sua zona de conforto. Você terá que aprender a navegar nas aulas do curso, baixar materiais, interagir com outras pessoas online e se comunicar bem digitalmente.

Sim, isso pode ser assustador para algumas pessoas! No entanto, na era da informação, essas são habilidades essenciais e permitirão que você acompanhe os outros.

O aprendizado online também pode ajudar os alunos a aprimorar as habilidades técnicas que precisam no trabalho. Novas habilidades podem incluir a capacidade de usar novos pacotes de software, se atualizar, realizar pesquisas aprofundadas online e comunicar-se online de forma eficaz em vários formatos, como fóruns de discussão e teleconferência. Essas habilidades são necessárias, pois cada vez mais cargos exigem que os funcionários trabalhem remotamente. 

7. Você pode aplicar o que está aprendendo ao seu trabalho atual

Conforme você progride em seu curso online, você descobrirá que está aprendendo coisas novas e práticas recomendadas que podem ser aplicadas imediatamente em seu trabalho atual. Isso pode ajudar a aumentar seu valor para seu empregador atual, provando que fazer aulas online também pode melhorar seu desempenho e produtividade.

Os cursos online podem te ajudar a se manter atento, focado, energizado e fornecer as habilidades e o conhecimento para compreender e resolver problemas no local de trabalho. Eles permitem que você continue agregando valor ao seu trabalho e ao seu empregador. 

Embora a educação tradicional nunca acabe, o ensino à distância tende a crescer cada vez mais. Estudar online pode fornecer a flexibilidade de que você precisa para construir sua carreira sem sacrificar seu trabalho, família, dinheiro ou até mesmo sua vida social. Agora que você viu as vantagens de fazer cursos online e como isso pode te ajudar a alcançar seus objetivos, pode ver que vale a pena tentar!

Quer aperfeiçoar suas habilidades ou aprender ferramentas novas? Conheça nossos Cursos Online.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar