Blog do MX Cursos

7 softwares que todo web designer precisa dominar

7 softwares que todo web designer precisa dominar
7 softwares que todo web designer precisa dominar
5 (100%) 1 voto[s]

Você provavelmente já se pegou olhando para as especificações de uma vaga de emprego para designer e pensou “meu Deus, me ajuda!”. A quantidade de ferramentas e software de web design exigida é grande, e é difícil se manter atualizado em um mercado que está sempre evoluindo e modificando. Mas a questão é: Você conhece os softwares que todo web designer precisa dominar?

Mesmo que você não domine a ferramenta, muitas vezes saber o conceito de como esses programas trabalham vai ser essencial para seus trabalhos — mesmo que você seja freelancer, que é geralmente a maneira mais fácil e rápida de começar nesse ramo. Por isso, preparamos uma lista com 7 softwares que todo web designer precisa dominar. Confira!

1. Adobe Photoshop

Photoshop - Softwares que todo web designer precisa dominar

Apesar de ser o queridinho dos fotógrafos e o software de edição de imagens número 1 no mundo, o Photoshop é muito mais que isso. Com diversas ferramentas disponíveis — e mais surgindo a cada nova versão —, o programa permite criar e manipular vetores, criar GIFs e diversos formatos de arquivos, diagramar, colorir ou alterar cores, criar ícones e muitas outras possibilidades.

A última versão do programa, a CC (Creative Cloud) dá acesso a uma enorme plataforma para artistas, ilustradores, designers e fotógrafos compartilharem seus trabalhos, códigos de programação, dicas e truques. Além de fornecer um portfólio on-line (o Behance) e um sistema de banco de dados de fontes, o programa se prova sempre muito útil quando você abre aquele projeto e as fontes não existem no seu computador. Ele também é totalmente integrado à plataforma Creative Cloud.

Dica: Conheça nossos cursos de Photoshop e desenvolva suas habilidades em manipulações digitais e criação de layouts para Desktops e Mobile.

2. GIMP

Falando em programas de edição de imagens, o GIMP é um editor de imagens e criação de imagens vetorial. O grande diferencial é que é um programa de código aberto, ou seja, é gratuito. Apesar de poderosa, a ferramenta não é tão popular por alguns motivos. O maior deles é que, por ser um programa de código aberto, não possui licença para alguns formatos de arquivos e ferramentas muito utilizadas por designers profissionais.

3. Adobe Illustrator

Adobe Illustrator

Dica do redator: Quer se especializar ou potencializar suas habilidades em Softwares como Photoshop, Illustrator, InDesign, Lightroom, Krita, entre outros? Conheça todos nossos Cursos Online de Design Gráfico em Vídeo Aulas.

Mais um filho da família Adobe, o Illustrator é um programa para criação de imagens vetoriais. Provavelmente, o software mais usado por designers quando o assunto é vetor, o Illustrator permite a criação de flyers, layouts, banners, cartões de visitas, infográficos, e-books e uma infinidade de outras artes. Trabalha em conjunto com outros programas Adobe — inclusive em conjunto com o Photoshop.

Dica: Conheça nossos cursos de Illustrator e desenvolva suas habilidades em desenvolvimento de projetos vetoriais e ilustrações.

4. Adobe Fireworks

O Fireworks é o programa para criação de layouts da Adobe. Apesar de não ser tão utilizado como o Photoshop (E ter sido descontinuado pela Adobe), é o programa mais otimizado da Adobe. É criado para web designers e tem layout intuitivo e bem semelhante ao do seu irmão mais popular. Porém, na dúvida de qual usar, use o Photoshop.

5. CorelDRAW

CorelDRAW

O antecessor do Adobe Illustrator é também um criador de imagem vetorial. Muitos o utilizam por considerarem mais fácil e mais leve que seu concorrente. Vem progressivamente deixando de ser usado, já que o Illustrator da Adobe é mais poderoso, mas ainda é bem popular, especialmente por aqui. É o queridinho de Designers que trabalham em gráficas pelo país.

Não estamos sendo patrocinados pela Adobe, mas a gigante dos softwares possui um programa diferente para cada área de atuação, incluindo edição de vídeos, então é impossível listar esses programas sem falarmos de vários dos seus produtos.

6. Adobe InDesign

Adobe InDesign

É o programa da Adobe dedicado à diagramação e à organização de páginas. É o programa número 1 em agências de publicidade, jornais e revistas e gráficas. Apesar das ferramentas de suporte para criação de layouts, não é muito útil para criação web.

7. Adobe Dreamweaver

Adobe Dreamweaver

O Dreamweaver é uma ferramenta de edição de códigos. A similaridade da ferramenta com os outros programas Adobe pode ser uma armadilha, já que o Dreamweaver pode gerar códigos automáticos e desnecessários.

Ter conhecimento de HTML e CSS já é obrigatório. Você precisa entender essa linguagem de programação básica para poder entender as novas linguagens, como XML e HTML 5. Conhecimento em Java, PHP e XHTML é opcional, mas em um futuro próximo, será requisito básico.

Dica: Conheça nossos cursos de Front-End e desenvolva suas habilidades em desenvolvimento web.

O mercado de software de web design evolui constantemente e é preciso estar sempre aprendendo para não ficar para trás.

Gostou do nosso post? Então curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais dicas como essas!

Abraços!

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo é fundador e professor do MX Cursos. Também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser: Compartilha imediatamente tudo que aprende!

Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.