Blog do MX Cursos

7 melhores ferramentas que todo designer não pode deixar de conhecer

7 melhores ferramentas que todo designer não pode deixar de conhecer

Com o avanço da tecnologia e das formas de interação, designers e web designers têm conquistado, a cada dia mais, um maior espaço no mercado de trabalho. Esses profissionais desenvolvem projetos gráficos para sites, blogs e sistemas e podem criar aplicativos, ou seja, possuem um campo de trabalho muito abrangente. Designers precisam ter habilidade e bastante criatividade para apresentar bons trabalhos para empresas ou clientes.

Existem alguns softwares que são fundamentais para a criação de ilustrações, ícones, montagens, layouts, tratamento de fotos e edição visual. Separamos, neste post, as 7 melhores ferramentas que todo designer não pode deixar de conhecer. Confira!

Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! A ferramenta foi criado há menos de 5 anos e já conta com 10 milhões de usuários, por 197 países. Para se ter uma ideia, a cada segundo são 4 novos designs sendo criados.

O Canva lançou recentemente seu site no Brasil e parece que ele está tendo uma ótima aceitação.

Nossos cursos indicados

Conheça o Canva

Adobe Photoshop

Provavelmente, é o programa de edição de imagens mais conhecido e utilizado em todo o mundo. O software possui recursos de edição e tratamento de fotos e imagens digitais além de possuir funções típicas dos programas vetoriais.

No Photoshop, o designer consegue elaborar layouts, animações e fazer montagem de fotos, além de diversas outras coisas. O software deve ser o primeiro programa a ser conhecido pelos novos web designers. Saber utilizar o Photoshop é essencial para a maioria das demandas.

Conheça o Photoshop | Faça nossos cursos de Photoshop

Adobe Fireworks

É a ferramenta da Adobe desenvolvida para a criação de layouts para a internet. O software possui uma interface muito parecida com o Photoshop, o que auxilia bastante o aprendizado. O Fireworks cria links, divide imagens e exporta com alta qualidade.

O programa trabalha integradamente com outros softwares da Adobe, o que facilita o desenvolvimento de projetos. Além disso, o Fireworks cria peças para a web com maior facilidade quando comparado com o Photoshop.

Conheça o Fireworks | Faça nossos cursos de Fireworks

Corel Draw

É um software que tem como finalidade criar imagens vetoriais.

Muito utilizado por iniciantes devido ao seu baixo custo e pela facilidade de uso. Atualmente, sua utilização tem sido bastante reduzida graças ao crescimento do Illustrator — nossa próxima ferramenta.

Conheça o CorelDraw | Faça nossos cursos de CorelDraw

Adobe Illustrator

É o programa de vetores que possui maior aplicação atualmente. O Illustrator é, sem dúvidas, o software mais eficiente de imagens vetoriais.

Ele permite a criação de ilustrações, de layouts, de banners, de cartões, de folhetos, dentre diversos outros produtos. Este software tem a vantagem de possuir integração com os outros dois programas Adobe apresentados.

Conheça o Illustrator | Faça nossos cursos de Illustrator

GIMP

O GNU Image Manipulation System (GIMP) é um programa utilizado para editar imagens bitmap.

O GIMP é um concorrente gratuito do Photoshop, mas não apresenta a qualidade do seu rival desenvolvido pela Adobe. O grande atrativo do software é o fato de ser gratuito. No entanto, para ajustes mais finos, é necessário o uso de um programa mais desenvolvido.

Grunt

O executor de tarefas auxilia bastante o web designer na construção de um site.

O processo que, geralmente, é muito repetitivo pode ser automatizado por meio da utilização deste executor de tarefas. Esse programa permite, também, acelerar o trabalho.

Notepad++

Este é outro programa leve e gratuito assim como o GIMP. O Notepad++ é um editor de textos e códigos que suporta diversas linguagens de programação.

Ele substitui também a utilização do bloco de notas e apresenta a vantagem de possibilitar que o usuário o personalize.

Agora, os designers conhecem diversas ferramentas que podem ajudá-los na criação de projetos. Você concorda com a lista que criamos? Conhece outro software que deveria compor a nossa relação? Compartilhe conosco nos comentários e não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook!

Quer se aprofundar em Design Gráfico? Conheça nossa formação especial.

Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1
0 Compart.