MX Cursos

Descubra 7 gatilhos mentais que vão fazer o seu negócio converter mais!

Descubra 7 gatilhos mentais que vão fazer o seu negócio converter mais!

Quer saber o que são gatilhos mentais e como eles podem alavancar as suas vendas? Então você está no lugar certo!

Bom, os chamados gatilhos mentais fazem parte de um amplo conjunto de técnicas persuasivas extremamente utilizadas com o intuito de fazer com que os indivíduos tomem determinadas decisões. Geralmente, eles são baseados na emotividade do ser humano e no sentimento de indecisão que naturalmente emanamos quando precisamos fazer certas escolhas. Nesse sentido, então, os gatilhos mentais buscam ativar áreas estratégicas do cérebro humano para facilitar a tomada de decisão – principalmente no que se refere a vendas!

Mas como os gatilhos se apresentam às pessoas e como eles podem aumentar as vendas? Vejamos a seguir mais detalhes sobre isso!

Indecisão + gatilhos mentais = vendas

Muito bem! Bons gatilhos mentais se apresentam através da sutileza de perguntas, títulos e frases capazes de persuadir.  E como a indecisão é um sentimento que pode se tornar latente no momento em que alguém está diante de uma possível compra, os gatilhos mentais são essenciais para “afastar” a racionalidade do cliente em potencial e fazê-lo desejar adquirir determinado produto ou serviço imediatamente!

gatilhos mentais

Assim sendo, a sutileza dessa técnica busca flexibilizar a racionalidade das pessoas que acaba por dificultar ou inviabilizar uma compra. Isto porque diversos estudos já mostraram que, nem sempre, a razão funciona da maneira como se deseja. Afinal, ela responde a diversos estímulos, inclusive à emotividade. Logo, os gatilhos mentais devem instigar a emoção das pessoas e fazer aflorar o sentimento certo que viabilizará a compra!

Os gatilhos mentais funcionam sempre?

Ao utilizar esse tipo de estratégia nas suas campanhas de venda, então, as chances de aumentar as suas conversões são enormes. No entanto, é importante ressaltar que o efeito dos gatilhos mentais não funcionará da mesma maneira com todos os seus clientes em potencial, afinal, a mente dos consumidores tem nuances e particularidades únicas.

Os gatilhos mentais funcionam sempre?

Nossos cursos online relacionados a este post

Por outro lado, isso não pode ser um motivo para você deixar de experimentar essa técnica extraordinária. Até porque os resultados obtidos através do uso de gatilhos mentais superam qualquer desvantagem.

Dito isso, então, chegou a hora de você conhecer alguns dos melhores gatilhos para você usar nas suas estratégias de Copywriting.

Os melhores gatilhos mentais para alavancar suas vendas

1. Urgência

Bom, o gatilho mental de urgência é extremamente útil em qualquer ação de vendas, pois deixam claro aos clientes em potencial que determinado produto ou serviço têm “data de validade”.

Ou seja, esse sentimento de escassez iminente é capaz de fazer com que as pessoas sintam a necessidade de comprar o quanto antes. Quer ver um exemplo clássico desse tipo de gatilho mental?

A famosa frase “Só amanhã, mas só amanhã mesmo no Magazine Luiza!” é usada até hoje pela gigante rede varejista e continua trazendo excelentes resultados para a empresa.

2. Autoridade

Muito bem! Quando uma marca utiliza pessoas relevantes para determinados nichos – celebridades, influenciadores, atletas etc. – como porta-vozes de seus produtos ou serviços, as pessoas tendem a consumir mais essas mercadorias.

Isso ocorre, pois os consumidores consideram essas pessoas como verdadeiras autoridades no assunto, o que acaba por persuadi-las a realizarem certas compras.

Os melhores gatilhos mentais para alavancar suas vendas

Um exemplo superconhecido desse tipo de discurso é o famoso slogan Colgate que afirma que a marca é “A escolha número um em recomendação dos dentistas”. A escolha da empresa por esse tipo de gatilho é genial e muito assertiva, afinal, não existe melhor pessoa do que um dentista para indicar um produto odontológico, né?

3. Escassez

O gatilho de escassez é sem dúvidas um dos mais fortes e um dos mais utilizado no mercado publicitário. Afinal, ele é extremamente eficaz, pois ativa a área do cérebro humano que valoriza o que é pouco abundante e pode se tornar exclusivo e raro. Ou seja, as pessoas tendem a adquiri, rapidamente, produtos ou serviços que estão prestes a se esgotar.

Sabe aquela queima de estoque que você tanto quer fazer? O gatilho de escassez é perfeito para isso! Para tanto, faça uso de frases como: “Últimas unidades!”, “O estoque está quase esgotado” e “Queima total em 24h”.

Uma outra dica bacana para colocar esse gatilho em ação e atrair muitas vendas é oferecer descontos para um número limitado de pessoas. Como? Utilizando frases do tipo: “os 100 primeiros tem 40% de desconto!” ou “Frete grátis para os 10 primeiros clientes”.

4. Novidade

Muito bem! É fato que, certos consumidores, principalmente aqueles que detêm um poder aquisitivo considerável, acabam desenvolvendo o hábito de trocar seus bens com certa frequência – inclusive os mais duráveis, como automóveis, smartphones, computadores etc.

Esse tipo de costume é desenvolvido, pois tudo aquilo que se mostra como novidade é capaz de desencadear no cérebro humano uma sensação de curiosidade e de prazer iminente – e esse sentimento está intrinsecamente relacionado ao giro de capital nas vendas.

Assim sendo, vale muito a pena investir em copys que tragam à tona o caráter de originalidade e inovação dos seus produtos ou serviços, regularmente, para então atrair seus clientes a novas e frequentes compras.

5. Prova social

O gatilho de prova social é um dos que eu mais gosto, sobretudo, em virtude de sua simplicidade e efetividade. Esse tipo de estratégia consiste em apresentar ao seu cliente em potencial alguns feedbacks de quem já adquiriu seus produtos ou serviços.

Prova social

A prova social, então, se torna tão eficaz, pois quando vemos consumidores elogiando uma determinada mercadoria, nos sentimos compelidos a consumi-la também, já que vemos na qualificação do outro, um “sinal verde” que atesta a boa qualidade do que queremos comprar.

Uma dica que eu sempre dou, então, é manter um as recomendações/avaliações dos seus clientes em dia, ou seja, sempre pedir para que os seus consumidores avaliem seus produtos ou serviços e disponibilizar de alguma forma no seu site, nas redes sociais e até nas próprias ações de vendas.

6. Relação entre dor e prazer

Pois bem! De todos os itens desta lista, este é um dos gatilhos mentais mais poderosos, pois ele está intrinsecamente relacionado a dois importantes aspectos que orientam as decisões dos seres humanos: a dor e o prazer.

Bom, instintivamente, temos a tendência a nos afastar da dor e buscar aquilo que é prazeroso e benéfico, certo? Considerando isso, então, é de suma importância que a sua campanha de vendas tenha em mente as dores da sua audiência e quais prazeres o seu produto ou serviço pode oferecer.

Para tanto, ao apresentar a sua mercadoria, deixe bem claro todas as vantagens e benefícios diretos que ela pode ofertar; assim como não deixe de relatar também todas as dores e problemas que ela resolverá.

7. Inimigo comum

Extremamente efetivo em campanhas de vendas, o gatilho mental também é muito utilizado em outra área bastante persuasiva: a política. Sua aplicação consiste na construção de um antagonista em comum entre a marca e o cliente.

Esse tipo de estratégia é muito eficaz, pois é capaz de criar um “vilão” como, por exemplo, o governo, o sistema educacional, os gurus da internet, os bancos etc., no qual você pode debitar a “culpa” da dor ou do problema da sua audiência.

DICA BÔNUS

Quer conhecer outros tipos de gatilhos mentais e aprender na prática a usá-los? Então inicie agora mesmo o nosso Curso Online de Redação Publicitária! 😊

E aí, curtiu o artigo? Deixe seu comentário e me conta quais desses gatilhos você já usou e com quais outros você teve bons resultados!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE