MX Cursos
Hackers As 7 ferramentas mais usadas por eles em toda a rede

Hackers – As 7 ferramentas mais usadas por eles em toda a rede

5/5 - (5 votes)

Cansado de ver por aí postagens falando coisas do tipo “As 10 músicas mais tocadas”, “Os 10 filmes do ano” ou “Os 10 cachorros mais feios do mundo”, resolvi inovar e trazer pra vocês “As 7 ferramentas mais usadas pelos Hackers”.

A ordem não representa necessariamente uma relação de importância entre as ferramentas. Procurei colocá-las em uma disposição lógica, dentro das possibilidades. E, como gosto sempre de deixar as coisas bem claras, para os que ainda tem dúvidas a respeito do termo Hacker e suas atribuições, recomendo a leitura do artigo Vamos Falar Sobre Hacking.

#1 – Google para Hackers

A primeira da lista talvez possa causar surpresa em alguns. Sim, o buscador do Google é uma das principais ferramentas usadas pelos Hackers.

Durante o processo de Hacking (ou Pentesting) passamos pela etapa de reconhecimento que objetiva coletar o máximo possível de informações a respeito de nosso alvo. Em face disso, não existe nada melhor do que contar com uma mãozinha do buscador na hora de obter informações.

É claro que as pesquisas realizadas não costumam ser muito triviais; fazemos uso das diretivas que o google oferece para realizar as buscas de uma maneira bem perspicaz.

Falo sobre o Google Hacking no curso Hacking Sem Segredos.

Google para Hackers

#2 – Nmap/Zenmap

Um mapa do tesouro nos mostra o caminho para a fonte da riqueza. O Nmap, o Mapeador de Redes, nos permite criar um mapa de nossa rede a fim de compreender como os nós da rede estão interligados além de nos permitir encontrar as fragilidades dela – o tesouro do Hacker.

O Nmap é uma ferramenta em modo terminal e possui uma versão em janelas, chamada de Zenmap que, em essência, são a mesma coisa. Mostro como instalar no artigo Tutorial: Instalando o Nmap e o Zenmap.

Em outros artigos eu ensino como dar os Primeiros Passos com o Nmap e Como Mapear redes com o Zenmap. Para um conhecimento mais profundo recomendo o Curso de Nmap ou o Curso de Zenmap.

zenmap para Hackers
Zenmap

#3 – John the Ripper

john the ripper para Hackers

Pensou em quebra de senhas, pensou em John the Ripper. Essa ferramenta é simplesmente fenomenal. Nos permite realizar a quebra de diversos tipos de hashes de senha seja por força bruta ou por ataques baseado em dicionários.

Mostro como quebrar senhas Linux, Windows e de arquivos zip, rar, libreoffice, pdf etc. no Curso Password Hacking.

 

#4 – Metasploit/Armitage

Tenho certeza que a parte mais empolgante em um Pentest é quando conseguimos obter acesso remoto ao alvo. A partir de então, assumimos o controle do host invadido. É possível executar programas, fazer upload de arquivos, visualizar o que o alvo está fazendo, tirar o controle do alvo e etc. Embora isso seja bem divertido, não é uma prática comum para o profissional do Hacking Ético :).

Nessas horas, contamos com a imensa ajuda do Metasploit. Mas há quem prefira o Armitage, uma versão gráfica para a mesma ferramenta.

 

Falo sobre o Metasploit e o Armitage no Curso Hacking Sem Segredos.

Metasploit Armitage para hackers

#5 – Setoolkit

Quando tudo está difícil ou quando não parece haver uma solução, eis que surge uma luz no fim do túnel.

Há quem imagine que todo o processo de Hacking se dá somente pela força das ferramentas. Em parte isso é verdade, mas como falei no artigo Engenharia Social: a arte de Hacker Pessoas é necessário que o Hacker tenha habilidades para persuadir as pessoas envolvidas com seus alvos.

Nem sempre encontramos vulnerabilidades no sistema alvo, o que nos força a apelar por técnicas contra as pessoas do alvo (a luz no fim do túnel). Nesse caso, a ferramenta Setoolkit cai como uma luva. Ela contém uma enxurrada de técnicas com ênfase no ataque a pessoas.

Disseco a ferramenta no Curso Social Hacking.

Setoolkit para hackers

#6 – Wireshark

O Wireshark é uma daquelas ferramentas que assusta na primeira vez em que vamos usar. Muitos recursos e funcionalidades, além de ser necessário um conhecimento e uma boa bagagem de redes.

Esse é o mais famoso sniffer de rede da atualidade. Com ele nos podemos capturar todos os pacotes que chegam até a nossa interface e analisarmos com detalhes. No artigo Wireshark – Introdução e Tutorial de Instalação eu explico mais tecnicamente o que é a ferramenta e como você pode instalar em seu computador.

No Curso de Wireshark eu ensino tudo que você precisa saber sobre a ferramenta.

Wireshark para hackers

#7 – Aircrack-ng

Terminamos a lista da perfeição com a suíte Aircrack-ng, que na verdade é um pacote de ferramentas para quebra e análise de redes Wi-Fi. Esse kit é usado direta ou indiretamente para a quebra de redes WEP e WPA/WAP2. Talvez você até já tenha utilizado outra ferramenta, mas tenho quase certeza que o Aricrack-ng estava por trás dela.

Ensino tudo que você precisa saber no Curso Wi-Fi Hacking – Ataque à Infraestrutura e no Curso Wi-Fi Hacking – Ataque a Clientes.

Aircrack-ng para hackers

Bônus – Kali

Eu disse que seriam 7 ferramentas, mas decidi trazer mais uma aqui de bônus pra você. A bem da verdade, o Kali não é exatamente uma ferramenta mas sim uma distro Linux contendo um arsenal que engloba um conjunto quase que ilimitado de ferramentas, inclusive as que citei acima.

O Kali figura a primeira posição entre as distros para Hacking e está ente as 15 distribuições mais baixadas segundo a fonte distrowath.com (no momento em que escrevo este artigo). Um Hacker de verdade tem que ter um certo domínio sobre o Linux; é praticamente um prerrequisito, motivo pelo qual decidi adicioná-la para a lista.

Abordo tudo que você precisa saber sobre o Kali no Curso de Kali Linux Fundamental. Se quiser uma ajudinha para dar o pontapé inicial confira o artigo Kali Linux – Tutorial de Instalação.

Kali Linux para Hackers

E você, conhece alguma outra ferramenta usada pelos hackers? Espero que vocês tenham gostado, até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar