MX Cursos
Youtube Audience

7 dicas para ter mais audiência em seu canal do Youtube

5/5 - (2 votes)

Você já decidiu  fazer vídeos para o incrível e maravilhoso universo do Youtube! Mas pare e pense: Qual a coisa mais importante para conseguir se manter profissionalmente nessa área? A resposta é simples: Manter sua audiência.

Sem a audiência ninguém vai para lugar nenhum no meio digital, afinal de contas fazer vídeos para internet não é diferente da maioria das profissões onde o público é o mais importante. O público são as pessoas do outro lado que estão querendo assistir seus vídeos, pessoas que vão querer acompanhar seu trabalho e principalmente disseminar seu conteúdo caso seja de qualidade e atinja seu público alvo.

Então, deixa só eu te apresentar algumas dicas importantes para manter uma audiência no seu canal do Youtube. Vamos nessa!

1. Tenho que postar vídeos sempre?

3

Eu sei que quando a gente pensa na palavra compromisso, temos calafrios e de fato a realidade é essa. Tudo na vida que queremos levar a sério necessita de dedicação e compromisso e no Youtube não é diferente.

Claro, não precisa começar a postar 7 vídeos por dia, isso vai fazer com que não tenha tempo de pensar com calma sobre os processos do vídeo, então vai no seu ritmo, mas tente manter uma média nas postagens, quem sabe um video por semana? Ah não, é muito pra mim! Então comece com um video a cada 15 dias. Tudo no seu tempo, claro.

O importante é ir se conhecendo, sabendo qual a freqüência com que vai postar no seu canal sem perder qualidade e sem deixar a distância entre um vídeo e outro muito longo.

2. Seja objetivo o tempo todo!

2

Quando pensamos em videos para Youtube é normal pensar que basta pegar a câmera, gravar e pronto, mas a coisa não é bem assim. Procure ser objetivo na gravação, ter um assunto principal para tratar, se for fazer brincadeiras ou observações, não fuja do tema, isso vai trazer dinamismo ao seu video, deixando mais interessante.

E vou te falar a realidade, tem gente que sabe editar videos e tem gente que acha que. Ai você pensa: Pelo amor de Deus, o que ele quer dizer com isso?

O que quero dizer é que a edição de video tem uma missão, contar uma história, é pra isso que ela serve, não adianta saber editar e começar a colocar efeitos e tudo quanto é coisa no video sem ter necessidade ou objetivo algum. Cada video tem um objetivo, em cada um você existe um tema a ser abordado. E a edição de video vai ter ajudar a deixar tudo mais legal de assistir, tudo mágico.
Então, se você já sabe editar, ou se ainda esta aprendendo, tenha uma coisa na sua mente: Menos é mais (Acho que todo mundo usa essa frase não é?).

Mas a realidade é essa, não invente demais nas etapas do video, por que senão o objetivo vai ser perdido e quem assiste vai perceber isso.

E falando em edição de videos, clique aqui e conheça nosso treinamento para adobe premiere.

3. Interagir e divulgar é sempre necessário?

1

Já vou te responder na lata: Sim!
O público em geral, quer uma coisa, contato. Eles querem conhecer, saber mais sobre tudo e acima de tudo, perceber que estão participando do seu trabalho, daquilo que eles assistem.

Então sempre procure maneiras de estar se comunicando com seu público, pode ser em redes sociais, nos próprios videos perguntando o que as pessoas querem ver ou até mesmo usando as ferramentas do Youtube como as transmissões ao vivo para falar com a galera.

Não subestime, isso é muito importante, você vai estar falando com as pessoas que assistem seu canal, é através delas que as coisas acontecem. Então sempre procure uma maneira de unir duas coisas: fazer videos sobre os assuntos que você gosta, mas de uma maneira que agrade seu público.

E outra coisa importante, se você acompanha os canais do Youtube, deve ter percebido que sempre no final os apresentadores pedem para que as pessoas se inscrevam, que deixem o joinha, que comentem e essas coisas.

Procure fazer isso, mostre para seu público que a interação dele é importante. Só assim o seu canal vai ser conhecido e divulgado, mas não faça isso de uma forma robótica, procure maneiras diferentes de fazer esse apelo, seja dinâmico, divertido, faça valer a pena cada segundo. Todo mundo sabe que essa parte é chata pra caramba, mas não tem jeito, é necessário. Então deixe esse momento de uma maneira divertida.

E não esqueça de divulgar seus videos, use tudo que puder, menos SPAMS (pelo amor de Deus!).
Pense em divulgar nas redes sociais e onde puder, lembrando que é sempre legal saber os horários de pico na internet. Claro que nem sempre vai acertar de primeira, mas não desista até achar o horário certo de divulgar seus trabalhos.

4. Saiba qual sua característica marcante

8

Fazer videos para Youtube é algo muito flexível, por que você pode fazer videos da maneira que quiser, interpretando um personagem, sendo você mesmo ou até mesclando as duas coisas. As possibilidades são inúmeras.

Então procure ter isso como sua marca, procure a sua característica como pessoa e mostre isso nos videos, isso vai fazer com que as pessoas te conheçam cada vez mais, com que se identifiquem com sua personalidade e admirem a maneira como esta desenvolvendo seus videos.

Vou te dar uma exemplo, tem uma série de videos no meu canal onde meu pai sempre aparece interpretando algum personagem e a galera adora, os comentários nos videos as vezes são mais direcionados para ele do que para o conteúdo do video, ou seja, ter meu pai nos videos é quase uma marca registrada. (Será que é melhor eu sair de cena e deixar ele apresentando? Não, acho que não…)

5. E afinal o que são TAGs?

5

Você sabe o que são e para quê serve as TAGs? Afinal que diabos é isso?
Tags são palavras-chave, palavras que servem para que quando uma pessoa digitar uma busca na internet ela possa cair no conteúdo que tenha essa TAG.

Por exemplo, imagine que você fez um video falando sobre “conhecimento”. Se você usar essa palavra no seu video e alguém fizer uma busca contendo ” conhecimento ” existe uma grande possibilidade dela achar o seu video na internet.

Então use as TAGs sempre, mas não fique colocando palavras-chave que não tem nenhuma conexão com o conteúdo do seu video, além disso não ser aceito pelo Youtube, que tipo de público esta querendo para o seu canal já que a primeira coisa que está fazendo é enganá-los mentindo sobre o conteúdo?

E aproveitando, não esqueça também da importância do título do video, não saia escrevendo qualquer coisa, procure algo fácil, algo que as pessoas vão procurar.

E pra fechar, não esqueça da capa do seu video, que é extremamente importante, é com ela que o público vai se identificar para clicar no seu video. Imagine que tudo é uma parceria do título com a capa, isso vai atrair as pessoas unindo essas duas forças.

6. Tenho que usar as ferramentas do Youtube?

Youtube

Na plataforma do youtube existem várias ferramentas que servem para te ajudar, por exemplo, existem as ferramentas para criar links nos videos, não apenas links para outros videos do Youtube, mas também para que a pessoa possa se inscrever no seu canal.

Elas estão lá para serem usadas, então, use sempre!
Fora isso, existem as famosas playlists, que são grupos de videos para serem assistidos em sequência (mas isso você já deve saber!).
O que quero dizer é, crie playlists dos seus próprios videos. Com isso fica mais fácil das pessoas assistirem sem ter que ficarem clicando aqui e ali o tempo todo, deixe tudo no automático.
Quer conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas? Conheça nosso treinamento de formação para Youtube, clicando aqui!

7. Procure parcerias

7

E a grande realidade do Youtube como de qualquer outra área é que infelizmente o começo nunca é fácil, as pessoas não sabem praticamente nada sobre você então não desista e procure parcerias com outros canais e até mesmo empresas, talvez no início, como eu disse anteriormente não seja fácil, mas não desista, uma hora vai ver seu canal bombar.

Eu espero que essas dicas tenham te ajudado na hora de pensar em como conquistar sua audiência. Deixa seu comentário sobre o que achou desse artigo e claro, conheça nossa página do Facebook.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar