MX Cursos
Logo 1

6 tendências de design para logos

Rate this post

Você, designer, com certeza, sabe que criar logos é bem mais difícil do que parece. Embora um logo seja uma peça pequena, existem muitas coisas que entram em sua composição — desde as cores e traços até o conceito da marca e valores que ela precisa transmitir. Além disso, para que seus logos façam sucesso, é preciso também que eles estejam atualizados com as tendências do momento.

Neste post, você encontra seis tendências de design do momento para aplicar aos seus trabalhos com logos.

Logo Estilo Retrô

Logo retrô

Uma das tendências de design para logos em 2016 é uma volta ao passado. Fontes com estilo de caligrafia e sombreados evocam algo um pouco “vintage”, recordando a época em que os logos eram pintados à mão em placas na frente dos estabelecimentos.

Essa relação entre arte e artesanato tem tudo a ver com o que os consumidores buscam hoje, que é uma volta ao natural, ao orgânico, ao lado simples e elegante — mas, ao mesmo tempo, leve e divertido — da vida.

Mix and Match

Em inglês, “misture e combine”, essa tendência traz para o design de logos uma liberdade maior para juntar fontes diferentes ou dinamizar a paleta de cores. É preciso ter cuidado para usar esta tendência sem prejudicar o efeito final do logo, que pode ficar muito exagerado.

Em poucas palavras, o mix and match é uma tendência de design que une sensibilidade e criatividade.

Iconografia e Monolines

Logo

Vivemos em uma época em que emojis, emoticons e memes são praticamente considerados uma linguagem à parte. O design de logos responde com o uso de iconografia e da técnica de monolines (linha única). O minimalismo é o coração dessa tendência. Isso, com certeza, prova que não é preciso muitos recursos para comunicar o essencial sobre uma marca.

Logotipos

Logotipos nunca, nunca saem de moda. A capacidade de transformar o nome da marca em seu próprio logo, com apenas alguns recursos gráficos, é como uma mágica. Esta é uma das tendências de design de logo mais difíceis de executar com sucesso, pois é extremamente limitada em recursos.

Ao mesmo tempo, porém, ela tem vantagens claras. Com o uso de um logotipo, o reconhecimento da marca pelo público é maior — além de este tipo de logo ter uma vida útil mais longa.

Negative Space

BlackCat Logo

Negative space ou “espaço negativo” é uma técnica que inverte o preenchimento da imagem no logo. Visualmente, esta tendência lembra uma ilusão de ótica, daquelas que nos divertiam quando éramos crianças.

O negative space tem a capacidade única de brincar com o inconsciente do público — e, assim, associar a marca, simultaneamente, a mais de uma imagem.

Letterstacking

Letterstacking ou “empilhamento de letras” é uma técnica que coloca as letras do logo uma sobre a outra, formando um bloco. Na verdade, não é conhecida por ser a tendência de design de logos mais sofisticada ou complexa.

No entanto, para os designers realmente criativos, a formação de camadas permite trabalhar com outros sentidos do nome da marca, desafiando a leitura do público.

E aí: você tem aplicado essas ou outras tendências de design às suas peças de logo? Deixe um comentário e conte para a gente qual é sua técnica favorita, dentre essas que mencionamos. Aproveite e deixe registrada também a sua aposta de tendência para o próximo ano!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar