MX Cursos
6 plugins de jQuery para começar a usar agora.fw

6 plugins de jQuery para começar a usar agora

3/5 - (1 vote)

O jQuery é um dos mais tradicionais e completos frameworks para se trabalhar com Javascript. Possui inúmeras funções que agilizam o trabalho do programador, ajudando a construir sites dinâmicos e com ótima usabilidade.

Existem diversos plugins de jQuery com muitas aplicações. Eles ajudam a exibir de dados em tabelas, construir galerias de imagens, enriquecer a aplicação com várias funcionalidades e tornar seu uso muito mais atraente.

Neste post, selecionamos alguns plugins de jQuery que são capazes de poupar bastante tempo na hora de programar. Confira!

jquery

Como utilizar o jQuery e os plugins

Antes de aprender um framework, é importante ter um conhecimento prévio da linguagem, até mesmo porque sua função é acelerar o desenvolvimento nela — no caso do jQuery, Javascript.

Incluir os arquivos

Adicionar as bibliotecas de jQuery e os plugins ao seu website é bastante simples. Basta incluir o endereço dos arquivos em uma página html (normalmente é feito entre as tags <head></head> ou logo antes de fechar a tag <body>).

Incluir a biblioteca jQuery

Existem duas formas de incluir a biblioteca jQuery:

  • acessando a biblioteca remotamente — ao adicionar a tag <script></script> incluindo o endereço do local onde está salva a biblioteca:
    <script src=”link externo para arquivo do Jquery/jquery/jquery.js”></script>
  • incluir nas dependências da aplicação web:
    <script src=”(localização do arquivo)/jquery-ui.min.js”></script>

Para adicionar os plugins, segue-se a mesma regra:

<script src=”(localização do arquivo .js)/jquery/jquery.js”></script>

8 plugins de jQuery para incluir nas suas aplicações.

Dividimos por temas e, a seguir, falaremos sobre a biblioteca jQuery-UI, que tem em si diversas ferramentas para interação com o usuário para quase todas as necessidades.

Galerias de imagens

Magnific popup: transforma uma miniatura de uma imagem ou um ícone qualquer em um link para uma figura que é exibida na tela de uma forma destacada e com legenda. As imagens podem ser mostradas uma de cada vez ou em uma galeria;

Blueimp Gallery: com esse plugin, podemos criar galerias de imagens em  formato lightbox com miniaturas delas ou ícones. Tem opções para criação de carroussel de imagens e vídeos.

Editor de texto

CKEditor: inclui um editor de texto na sua aplicação web. Por meio dela, pode-se criar textos para blogs, sites, páginas de notícias… É uma ferramenta completa que permite editar as fontes do texto, incluir numeração, figuras etc.

Criação de tabelas

Dynatable e Data tables: com esses plugins, é possível criar tabelas interativas onde se pode selecionar quantos itens serão mostrados, ordenar os dados,  buscar na tabela e paginar. Também é possível requisitar dados via Ajax para exibição nas tabelas.

Gráficos

jQuery HighchartTable: Com esse plugin, pode-se criar gráficos interativos e de vários tipos — como barras, tabelas, pizza. Também tem a opção de incluir a exibição em tabelas dos dados mostrados no gráfico.

Animações

Scrollmagic: torna a exibição da página sensível ao scroll do mouse, alterando as informações mostradas na tela em função dele.

Biblioteca jQuery-UI

É a biblioteca de interação com o usuário. Com ela, fica muito mais fácil a inclusão de inúmeras funções em sua aplicação web como:

  • autocomplete;
  • draggable (arrastar itens na tela);
  • calendário;
  • menus;
  • slider;
  • efeitos na tela como alteração de cores, fazer uma informação sumir ou aparecer, ordenar e campos, animações, entre outros.

Usando jQuery-UI, a criação de páginas modernas e com várias funcionalidades — que melhora significativamente a experiência do usuário no seu website — se torna mais fácil e rápida. Isso valoriza muito o produto, bem como o profissional, que passa a ter projetos com mais qualidade no seu portfólio.

Gostou das nossas dicas de plugins de jQuery? Então  conheça os cursos da Mx Cursos e aprenda a usar os benefícios do jQuery para o desenvolvimento de aplicações web!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar