Blog do MX Cursos

6 motivos para criar seu site com WordPress

6 motivos para criar seu site com WordPress

O WordPress é o maior e mais popular CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo) do planeta.  Mas por incrível que pareça, muitos sites ainda não foram desenvolvidos com o sistema.

Neste artigo, listo 6 motivos para usar o WordPress na criação do seu site.

Continue lendo.

1. Sistema de código aberto

WordPress - OpensourceO WordPress é um sistema Opensource, ou seja, de código aberto ou código livre. Isso permite que, além de ser gratuito, claro, milhares de desenvolvedores do mundo todo ajudem na melhoria constante da ferramenta.

Atualizações de segurança, criação de novos recursos, são muitas as melhorias criadas por uma comunidade que não para de crescer.

E como o sistema libera as atualizações também gratuitamente e possibilita essa atualização automaticamente de forma prática e rápida, usar WordPress possibilita uma evolução constante e segura do seu site.

2. Suporte a plugins

WordPress

Outro motivo para usar o WordPress é o suporte que o sistema tem para inserção de plugins, que são recursos extras que você pode inserir em seu blog ou site WordPress com apenas alguns cliques. Há um tempo atrás, disponibilizar um sistema de enquete em um site “não-WordPress”, por exemplo, era uma tarefa um pouco complexa.

Nossos cursos indicados

Você teria que encontrar o sistema ou script ideal e depois aprender como integrá-lo em seu site ou então precisaria saber programar para criar seu próprio recurso de enquete.

Com o WordPress, você consegue inserir um sistema de enquete no seu site ou blog em questão de segundos usando os diversos plugins de enquetes disponíveis.

Assim como o próprio sistema, a maioria dos plugins também é gratuita e a enquete foi apenas um exemplo. Existem milhares de plugins gratuitos disponíveis no repositório oficial do WordPress. Plugins de diversos recursos como Formulários de contato ou cadastro, Gestão de vídeos, Galeria de imagens, Sliders, Sociais Networks, SEO, Analytics, Shortcodes, entre diversos outros.

Existem também os plugins PRO, que são plugins pagos comercializados por seus desenvolvedores, mas mesmo sendo necessário investir uma graninha para aquisição de um Plugin PRO, os valores são super acessíveis e o custo-benefício bastante alto.

3. Suporte a temas

WordPress

Assim como os Plugins, o WordPress possui suporte aos temas ou templates, que são facetas do site que permitem mudar completamente toda a estrutura visual do seu blog. A maioria dos temas disponíveis no repositório oficial de temas do WordPress é gratuito e os mais recentes são responsivos, ou seja, se adequam à diversas dimensões de telas de diversos dispositivos móveis como Tablets e Smartphones.

E convenhamos, em uma era tão mobile, é indispensável ter um site responsivo, não é verdade?

A instalação dos temas é bem simples e prático e em alguns cliques você poderá mudar completamente o visual do seu site, sem precisar de um programador, desenvolvedor ou até mesmo sem ter conhecimento em programação ou desenvolvimento. É de fato tudo bastante prático.

4. Estrutura bem desenvolvida

seo_wordpress

A maioria dos temas, sejam eles gratuitos ou não, são desenvolvidos nos padrões W3C, que é uma organização mundial que regulamenta a internet. O W3C gerencia os padrões de desenvolvimento web e criar sites nesses padrões traz ao seu site uma melhor indexação nos mecanismos de busca como google e bing, por exemplo e faz com que o site fique bem estruturado em quaisquer browsers disponíveis no mercado.

Leia também  WordPress - Select dinâmico no Contact Form 7

Há pouco tempo atrás, sites que eram desenvolvidos sem essas premissas podiam aparecer tortos e desfigurados em determinados navegadores e muito deles sequer apareciam nos resultados da busca orgânica do Google.

Como os principais buscadores usam a estrutura do site e o padrão de desenvolvimento para rankear o sistema de busca, ter um site nos padrões é uma vantagem enorme para quem quer angariar acesso orgânico e potencializar as visitas do seu site ou blog.

Portanto, os temas do WordPress por já serem desenvolvidos nesses padrões, oferecem a você grande vantagem na concorrência com milhares de sites com segmentos similares aos seus.

5. Sistema dinâmico

O WordPress usa banco de dados MySql para armazenar seus conteúdos e portanto permite que a atualização do site possa ocorrer em qualquer local do planeta, bastando apenas ter um acesso à internet.

Através do Dashboard do sistema, o usuário poderá criar posts, inserir imagens, vídeos, galerias, configurar todo site ou blog e ainda gerenciar comentários dos visitantes do seu site ou blog. Isso é uma grande vantagem, pois antes da chegada dos Blogs, para atualizar seu site eram necessárias uma dessas duas coisas:

  1. Contratar um Webmaster para atualizar seu site
  2. Ter conhecimento intermediário em HTML ou outras linguagens de programação como PHP.

Portanto, convenhamos, hoje é bem fácil gerenciar e atualizar seus sites criados com WordPress, não é verdade? E como o Dashboard também é responsivo, você consegue atualizar seu site ou blog através de dispositivos móveis em qualquer lugar do mundo.

6. WordPress não é só para Blogs

WordPress_AllEngana-se quem ainda acredita na lenda de que WordPress é apenas um mero gestor de Blogs. Não, não é! Se a ideia inicial era essa, rapidamente ela foi alterada de acordo com a demanda do mercado. Em pouco tempo, diversos sites e portais grandiosos passaram a usar o CMS para gerenciar seus sites institucionais e portais, como o case do portal do Ministério da Cultura que ganhou diversos prêmios por usar o WordPress como sistema principal.

Só com esta ação, o governo economizou alguns milhões de reais, pois o sistema que seria utilizado para gestão dos portais era caro, proprietário e não possua versões gratuitas.

Como o WordPress sempre fo gratuito, a escolha do sistema não trouxe apenas um ganho técnico, mas também econômico.

Com sua documentação bem detalhada é possível extrair informações importantes de como funcionam as funções do WordPress e criar sites institucionais usando o sistema é uma tarefa bem acessível, mesmo dependendo de conhecimento básico de HTML5, CSS3 e PHP.

Mas não ache que para criar sites institucionais você terá que criar seu tema do zero. Usando alguns plugins como este de Shortcodes e esse de Slider, você consegue facilmente criar seu site institucional no WordPress.

Gostou do artigo? usa WordPress ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo para discutirmos sobre o assunto.

Ah, e já ia esquecendo. Compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude-nos a disseminar conhecimento online.

Um abraço e até mais!