MX Cursos
6 ferramentas que todo programador precisa conhecer

6 ferramentas que todo programador precisa conhecer

5/5 - (2 votes)

A vida de programador não precisa ser dolorosa. Todo programador sabe resolver problemas, e muitos profissionais criaram ferramentas para tornar o dia a dia da sua classe mais simples e para resolver questões que antes eram um pesadelo.

Neste post, vamos falar sobre 6 ferramentas para programadores que vão te ajudar a ter mais produtividade e a ganhar tempo para viver a sua vida além das telas dos computadores. Preparado?

Uma IDE ou um bom editor de textos

Escrever código no bloco de notas do Windows já deixou de ser uma realidade há muitos anos. No mínimo, ter um bom editor de textos é essencial para desenvolver software. Recursos como autocompletar, indentação e número de linhas são o mínimo que os editores modernos oferecem.

Quando falamos de uma IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento), os recursos vão muito além e auxiliam na produtividade. Portanto, você precisa pesquisar e encontrar aquele que mais se encaixa nas suas preferências e nas tecnologias utilizadas com mais frequência no dia a dia.

Sistemas de controle de versão

Se você quer manter seu código-fonte protegido contra perdas e evitar retrabalho, deve considerar o uso de um sistema de controle de versão. No mercado existem vários, como SVN, Git ou Mercurial.

Utilizar uma ferramenta assim lhe confere uma certa credibilidade como desenvolvedor, além de garantir que tudo estará seguro e que suas modificações e evoluções foram todas registradas.

Para trabalhar com essas ferramentas, existem interfaces que simplificam bastante, como é o caso do GitHub, BitBucket e o Tortoise SVN.

Sistema de modelagem de dados

Para o desenvolvimento de websites dinâmicos e de softwares que utilizam bancos de dados, nada melhor do que ter uma ferramenta para projetar e modelar seus diagramas entidades relacionamentos (DER). Além disso, a maioria dessas ferramentas gera os scripts das tabelas para facilitar o seu trabalho.

PXtoEM

Se você é desenvolvedor front-end e cria sites responsivos, o PXtoEM faz a conversão de PX (pixeis) para EM. Chega de cálculos manuais e de perda de tempo! Com essa simples ferramenta, você ganha tempo e facilita a sua vida.

CAN I USE

Ainda para desenvolvedores front-end, o site CAN I USE é uma ferramenta muito útil para saber se um determinado browser suporta alguma funcionalidade do HTML 5 e CSS3. Um bom desenvolvedor front-end se preocupa com a correta exibição das páginas em diferentes navegadores.

FIREBUG

Um browser completinho, com ferramentas de depuração e apoio ao desenvolvedor, é essencial. O Firefox conta com uma ferramenta que agrega muito valor ao desenvolvimento, o Firebug. Essa extensão ajuda bastante na hora de avaliar seu código JavaScript.

Essas são algumas das muitas ferramentas para programadores disponíveis para apoiar no desenvolvimento de soluções em TI. Agora que você sabe mais sobre o assunto, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar