Blog do MX Cursos

6 ferramentas indispensáveis para designers

Avaliar post

Você já tem alguma noção de design gráfico e, em um belo dia, você acordou com uma vontade imensa de seguir carreira como designer. Ótima escolha! O mercado de trabalho é bem amplo para o profissional desta área. Mas não basta apenas ter uma noção. É preciso ter conhecimento e dominar muito bem algumas ferramentas de design.

Apesar de ser um mercado amplo, ele é bastante concorrido, com muita gente boa por aí, desenvolvendo ótimos trabalhos. Portanto, quanto mais conhecimento você tiver, melhor para você e para seus clientes.

Assim, leia este artigo até o final e veja as principais ferramentas de design que você precisa dominar.

1. Gravit Designer

O Gravit Designer é um software incrível que permite designers a criarem artes incríveis de maneira rápida e prática. Embora seja um software robusto e simples, permite a criação de diversas artes como banners, flyers, logos, entre diversas outras. Ainda que não seja tão completa como o Photoshop, por exemplo, é super indicada para profissionais que estejam iniciando e também para quem precisa de um software leve. Além de possui um aplicativo que pode ser instalado no computador, também possui versão online. Dessa forma, o designer poderá criar suas artes online, sem precisar instalar o sistema na máquina.

2. Adobe Photoshop

Um designer que não sabe utilizar o Photoshop é a mesma coisa que um médico que não sabe usar um estetoscópio! O Adobe Photoshop é a mais utilizada ferramenta de edição de imagens do mundo.

Com ela, você consegue tratar fotos, tirando suas imperfeições, ressaltando detalhes e muito mais. Além disso, ela permite utilizar efeitos que, bem usados, podem fazer toda a diferença no trabalho final.

3. Adobe Illustrator

Mais uma ferramenta do pacote Adobe, ela serve para criar imagens vetoriais e é muito utilizada para a criação de logotipos. Alguns designers preferem o Corel Draw, mas o Illustrator é a mais utilizada pelos profissionais. Vale muito a pena investir seu tempo para aprender a usá-la.

4. Fireworks

Como o marketing digital está em alta, você não pode deixar de trabalhar com o web design. Por este motivo, você precisa aprender a trabalhar com esta ferramenta. Com ela, você desenvolve layouts de sites, produz animações simples, além de editar imagens.

A vantagem do Fireworks é que todas as imagens que você trabalha nele já são otimizadas para a web.

5. Dreamweaver

Se você tem facilidade com programação de sites, vai adorar o Dreamweaver. Com ele, você edita os códigos de suas páginas de forma simples. Além disso, ele permite que você construa um site, sem a necessidade de mexer nos códigos.

Mas, ainda assim, é recomendável saber de programação, pois ele gera códigos sujos, muito pesados e com funções ultrapassadas — sem tirar o mérito da ferramenta.

5. Adobe InDesign

O InDesign foi lançado para substituir o antigo Adobe Page Maker. Ele é uma excelente ferramenta para diagramação de anúncios, páginas de revistas, jornais, tabloides etc. Para a internet, sua utilidade pode ficar restrita para a construção de publicações digitais.

 

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo é fundador e professor do MX Cursos. Também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser: Compartilha imediatamente tudo que aprende!

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Newsletter

Newsletter

Receba em seu e-mail conteúdos semanais sobre desenvolvimento, design, audiovisual e tecnlogia.

Inscrição realizada com sucesso!