MX Cursos
Photoshop

6 dicas para trabalhar com photoshop com eficiência

5/5 - (1 vote)

Criar manipulações de imagem surreais, sites maneiríssimos e até dar um tapa naquela foto em que você ficou mais feio que todos os seus amigos: cada um tem seu sonho e suas motivações para trabalhar com photoshop.

No entanto, mesmo se você já tiver assistido a milhões de tutoriais na internet e feito vários freelas por aí, é sempre importante entender que existe uma diferença entre como trabalhar com o photoshop e TRABALHAR COM EFICIÊNCIA no Photoshop (assim mesmo, em caixa alta). Afinal, como todo bom ninja do PSD sabe, é essa diferença que separa os meninos dos homens na hora de fazer um bom design.

Precisa de algumas dicas de como subir de nivel e ficar eficiente com a ferramenta? Então confira este material que preparamos para você. Vamos lá?

Ah, e se você quiser potencializar suas habilidades com Photoshop, conheça nossos cursos Online em Vídeo Aulas.

Aumente os poderes do seu histórico e aprenda como trabalhar com o Photoshop

como trabalhar com o Photoshop - PhotoshopHistorySe você estiver criando um design profissional usando o Photoshop (principalmente para algum site ou blog), provavelmente já deve ter reparado que, por mais que tenhamos que usar grids e esquemas de cores levemente fechados, muita coisa ali fica legal por causa de tentativa e erro na hora da criação. Mas como ter uma boa liberdade de experimentar se a gente não puder voltar atrás com ajuda do histórico?

Simples: aumentando a memória destinada para o histórico. Basta ir em Editar > Preferências > Desempenho. Lá você poderá aumentar o espaço de memória do histórico e do cache do programa.

Crie grids sob medida

PhotoshopGuidesVai trabalhar com projetos para a web? Então a gente nem precisa falar da importância que o grid tem para o seu job, certo? Agora, se toda vez você precisa fazer o download de algum grid já pronto na web, seus problemas terminaram: basta ir em Visualização > Novo guia de layout e criar seu grid personalizado.

Trabalhe com os smart objects

PhotoshopSmartObjectsSe você acha que está fazendo bonito no Photoshop mas não faz ideia do que é um smart object (objetos inteligentes), bem… Você não está fazendo tão bonito assim.

Responsáveis por manter as características originais de um vetor ou de uma foto, os smarts objects devem ser sempre utilizados no seu trabalho, seja para sites ou até mesmo anúncios feitos para revistas.

Ah, precisa de um motivo? Então imagine que você fez todo o seu layout lindão e no final o cliente pediu para aumentar aquela imagenzinha no canto. Se ela for um smart object, fica fácil editar sem a perda de qualidade, agora, se não for o caso, você vai ter que inserir e editar tudo de novo.

Use.as.benditas.pastas

Não é raro encontrar desenvolvedores ou designers que entregam seus arquivos PSD com 103938484 de camadas soltas, com nomes como “camada 1, “camada 2”. Bem, se esse for o seu caso, a dica é: não seja essa cara.

Dê nomes que façam sentidos para cada camada e, antes de mais nada, USE AS BENDITAS PASTAS!

Dessa forma, ao enviar um site para um programador, ele não vai ficar perdido no seu layout e, caso alguém tenha que editar a arte no futuro, isso não será uma missão impossível.

Diminua o tamanho do seu arquivo com apenas uma camada

Quanto maior o trabalho realizado no Photoshop, maior é o tamanho final do arquivo. Isso todo mundo já sabe. Agora, existe um “bug” positivo nesse programa da Adobe que nem todo mundo conhece — e que pode reduzir em até 20% o tamanho do seus PSDs.

Faça o seguinte: na hora que estiver fechado o trabalho, crie uma camada totalmente branca, que ocupe todo o layout, e coloque ela por cima de todas as outras. Simples assim.

Aproveite o Adobe Kuler

AdobeKulerQuer encontrar um esquema legal de cores e parar de ficar combinando rosa com preto? Então vá no site do Adobe Kuler, instale a extensão no Photoshop e use os esquemas de cores profissionais que você encontra por lá.

Viu como é fácil trabalhar com photoshop com eficiência? Então, meu caro, use essas dicas no seu próximo job e se transforme num ninja do PSD — se é que existe isso.

Ah, e se você quiser potencializar suas habilidades com Photoshop, conheça nossos cursos Online em Vídeo Aulas.

Curtiu as dicas? Então conte para a gente o que achou e aproveite para tirar suas dúvidas nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar