MX Cursos
3d

5 Softwares 3D Profissionais do mercado e suas especialidades

5/5 - (1 vote)

Já pensou em trabalhar na área de modelagem 3D? Além de ser uma carreira desafiadora e com novidades o tempo todo, ser um profissional 3D te dá a chance de desenvolver grandes projetos na indústria de games e cinema. Entretanto, por onde começar a trilhar esse caminho?

Iremos te ajudar a responder a esta pergunta com 5 softwares de modelagem 3D para iniciantes e profissionais:

1 – Maya

O Autodesk Maya é um software muito poderoso e usado principalmente na indústria do cinema e videogames, contendo uma timeline mais intuitiva para animação e compatibilidade com game Engines, como também às suas capacidades únicas de renderização.

Se a sua praia é trabalhar com computação gráfica e efeitos visuais para filmes, séries e jogos, esta é uma ferramenta ideal para se preparar para o mercado.

O mais interessante pra quem tá começando, é que o Maya possui uma assinatura diferenciada para estudantes que estão querendo aprender a ferramenta.

Maya

2 –  ZBrush

Talvez você esteja interessado em uma forma de modelagem mais livre, abstrata ou artística,  seja para criação de personagens para jogos ou animações, como se fazia antigamente com as esculturas em massa.

Se este é o seu caso, experimente o ZBrush. A ferramenta da Pixologic é focada em modelagem 3D com uma pegada mais artística. Ele oferece formas básicas para iniciar, como uma esfera, e te dá várias opções de pinceis para modelar o que você quiser.

Apesar de muito fácil e de começar a criar suas esculturas, a interface do Zbrush é famosa por ser pouco intuitiva e difícil de usar.

Portanto, vale a pena gastar algum tempo assistindo tutoriais ou se especializar em nossos cursos.

O ZBrush é um software pago, mas se você não quer investir no início, a Pixologic criou o Sculptris, uma versão grátis com menos recursos e que retratarei a seguir neste post.

ZBrush

3 – 3DS Max

Autodesk 3DS Max é talvez o mais famoso entre os softwares de modelagem 3D. O Max chega a quase ser um padrão do mercado, portanto dominar o 3DS abre portas na maioria das empresas do ramo, principalmente aqui no Brasil.

O programa é uma ferramenta completa para qualquer área de criação e produção, com uma curva de aprendizado para atender desde o iniciante até o profissional avançado.

O 3DS Max é pago, mas também existem versões de estudantes que ajudam quem está começando.

3DS Max

4 –  Blender

O Blender é uma ferramenta muito usada no mundo inteiro para modelagem e animação 3D.

Uma das vantagens é que ele é gratuito para você usar como quiser! Mas o fato de ser um software livre não significa que ele perde em qualidade.

O Blender tem todos os recursos integrados para a produção profissional de animações e até jogos.

No passado, a curva de aprendizado deste software era complicada pois suas interface não era nenhum pouco intuitiva, mas isto vem mudando há um bom tempo.

Além disso, este é o programa com a comunidade mais ativa e documentação mais extensa de todos.

Blender

5 – Sculptris

Sculptris fornece uma excelente porta de entrada para o emocionante mundo do 3D. Seus recursos são fáceis de aprender, mesmo para pessoas sem experiência em arte digital, mas com conhecimento suficiente para criar modelos-base que possam ser refinados em outros aplicativos, como o ZBrush.

Quando você estiver pronto para levar a sua arte para um próximo nível, as habilidades que você aprendeu com o Sculptris traduzem facilmente para o ZBrush.

Sculptris

Conclusão

Existem muitos outros softwares 3D com especialidades ainda mais específicas, mas eles ficam para um próximo post.

Para quem está começando a usar softwares de modelagem 3D, o ideal é experimentar todas as ferramentas à sua disposição e investir naquela em que você se sente mais à vontade para deixar sua criatividade fluir!

E você, já experimentou algum desses softwares? Qual deles você acha melhor?

Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar