MX Cursos
wordpress plugins

5 plugins que seu site WordPress precisa ter

Rate this post

O WordPress é o maior CMS do planeta, com quase 70% do mercado, conforme seu site oficial os responsáveis pelo sucesso da plataforma são, sem dúvidas, os plugins.

Os plugins, também conhecidos como módulos ou extensões, são recursos que podem ser adicionados ao seu site ou blog WordPress e que ajudam a turbiná-lo ainda mais.

Dessa forma, você pode por exemplo instalar um plugin de formulário de contato com apenas alguns cliques.

Existem plugins de diversos recursos como plugins de enquetes, formulários, conexões com mídias sociais, de capturas de e-mails, de SEO, entre milhares de plugins que podem ser encontrados na página oficial sobre plugins disponíveis no site oficial do WordPress.

A maioria dos plugins é gratuito e podem ser baixados ou instalados automaticamente através do DashBoard do WordPress.

Neste artigo, listarei 5 plugins indispensáveis que todo site ou blog WordPress precisa ter.

Continue lendo.

Plugin Contact Form 7

WordPress

O Contact Form 7 é um dos mais populares plugins do WordPress. Basicamente, todo site precisa de um formulário de contato, não é mesmo? E o plugin resolve a necessidade da maioria dos usuários.

Segundo estatísticas do Plugin, ele já possui mis de 1 milhão de instalações em blogs de todo planeta.

Sua configuração é de extrema facilidade e bastante intuitiva. Você pode personalizar seus formulários e criar diversos campos como texto simples, área de texto, checkboxes, radios, dropdown, entre diversos outros.

Você pode criar formulários de diversos tamanhos e configurá-lo para receber todas as informações em seu e-mail incluindo até anexos.

Sem dúvidas, este plugin é de suma importância para a maioria dos sites que usam WordPress.

Baixe-o agora clicando aqui.

Plugin WordPress Yoast SEO

Yoast_seo_4Não adianta ter um bom site WordPress se ele não está aparecendo para os usuários da forma correta. O Yoast SEO melhora amplamente o SEO do seu site. Mas afinal, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em uma tradução livre, Otimização para mecanismos de buscas. O SEO tem o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Essa técnica reorganiza o código do seu site, deixando-o no padrão necessário para que ele tenha um melhor posicionamento no ranking, mais correto e eficaz nas buscas orgânicas, que são as buscas não pagas.

O Plugin é de fácil uso. Com ele, você poderá de forma prática e intuitiva organizar melhor as palavras-chave dos seus posts para que ele tenha um desempenho melhor quando estiver disponível em seu site e claro, aparecerá mais para quem buscar conteúdo semelhante à palavra chave principal do post.

O mais bacana desse plugin é que ele te apresenta um status ou termômetro de como seu post está dentro das técnicas de SEO necessárias.

Dessa forma, você poderá saber o que falta para melhorar na criação do post. Caso seu post esteja com pouco uso das técnicas de SEO necessários, o status ficará vermelho e uma lista de itens a serem feitos será apresentada.

Você poderá adequar o post com o intuito do status ficar verde, o que indica que seu post já possui a maioria dos requisitos de SEO.

O Plugin ainda exibe os status na listagem de posts, facilitando assim a observação dos posts que de fato precisam ter seus recursos de SEO melhorados.

Ele exibe ainda na home do DashBoard do seu site WordPress um ranking de posts separados por cada status.

Dessa forma, você poderá trabalhar na melhoria do SEO de basicamente todos os posts antigos que você já tenha criado.

Sem dúvidas, um dos melhores Plugins para potencializar acessos orgânicos do seu site ou blog.

Clique aqui para baixar o plugin.

Plugin WP Super Cache

WordPress Super Cache

Este plugin é, inclusive, um grande aliado do SEO do seu site, já que a velocidade do carregamento é fundamental para fidelizar novos usuários.

Ou seja, se o SEO traz novos usuários ao seu site ou Blog, a velocidade de carregamento dele fideliza esses usuários, pois ninguém volta em um site lento e com navegabilidade ruim, não é mesmo?

O WP Super Cache é um Plugin para WordPress que faz o que promete. Ele consegue trazer até 5x mais rapidez no carregamento do seu site ou blog WordPress.

Ele trabalha com um sistema de cache que basicamente cacheia os arquivos estáticos do seu site, fazendo com que sua requisição não seja mais a partir do banco de dados.

Isso traz uma consulta bastante rápida, já que os arquivos já são carregados no navegador sem necessidade de requisições diretas no BD.

Como basicamente tudo no WordPress é armazenado no banco de dados, como por exemplo, Posts, Comentários, Textos, etc, transformar tudo isso em uma página HTML, por exemplo, traz um ganho e tanto no carregamento do seu site.

Ele é de simples configuração e possui recursos mais avançados, como integração com CDN que pode deixar seu site mais rápido ainda.

Clique aqui e baixe o plugin.

Sumome

Apesar de não ser um plugin 100% gratuito, os recursos free que ele oferece já ajudam e muito a potencializar seu site ou blog WordPress.

O Sumome é um plugin sem igual. Primeiro, por que ele funciona basicamente como uma plataforma gestora de plugins-recursos, ou seja, é possível facilmente instalar diversos recursos neste plugin.

Recursos como analytics, smartbar, formulários de capturas, social icons shares, formulários de contato, entre diversos outros recursos podem ser facilmente inseridos em seu blog WordPress.

Baixe aqui o Sumome.

EWWW Image Optimizer

Um plugin incrível que ajudará na otimização das imagens do seu site. Esse plugin otimiza e oferece uma compressão nas imagens do seu blog. Quando você posta um conteúdo e insere uma imagem no post, esta imagem é enviada para a biblioteca de mídias.

Muitas vezes o peso dessa imagem é maquiada pelo uso de um plugin como o WP Super Cache, citado neste artigo, porém, é possível e até indicado que as imagens sejam otimizadas para oferecer um carregamento mais eficaz.

ewww

O mais interessante deste plugin é que ele reduz o tamanho da imagem, mas preserva sua qualidade.

Você ainda poderá fazer a otimização de todas as imagens da sua biblioteca de mídia em lote.

O plugin ainda oferece suporte para otimização de extensões como JPEG, GIF e PNG.

Contudo, é extremamente indicado que você faça um backup das suas imagens situadas na pasta /wp-content/uploads antes de otimizá-las em lote.

Mas vale ressaltar que ainda assim é possível configurar o plugin para que as imagens originais sejam preservadas no servidor.

Fazer Download do plugin.

Conclusão

Essa lista ainda está muito aquém do universo de plugins importantes e indispensáveis que o WordPress possui e claro, essa lista pode mudar de acordo com as necessidades do seu blog.

Contudo, usar esses plugins importantes e genéricos aos mais diversos segmentos de blogs é uma tarefa quase que obrigatória.

Um abraço,

Até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar