Blog do MX Cursos

5 pilares para ser um Youtuber de sucesso

5 pilares para ser um Youtuber de sucesso

Depois de escolher qual vai ser a sua carreira ou o grande sonho da sua vida, algumas pessoas se esquecem de que para sustentá-los é necessário ter um boa estrutura, uma boa base, e antes que você comece a pensar que esse assunto é chato e sem importância, esqueça esses pensamentos agora mesmo! Você vai se surpreender com esse artigo. Eu prometo!

Vou te mostrar nesse artigo os 5 pilares que vão fazer muita diferença no seu trabalho como youtuber e te ajudar a desenvolver uma carreira de sucesso!

1. Seja um youtuber original

Youtuber

Talvez essa seja a principal característica do processo de criar vídeos ou ter um canal de sucesso, afinal de contas não basta apenas fazer a mesma coisa que todo youtuber faz e esperar que algum tipo de diferencial ou originalidade surja como que num passe de mágica.

É essencial que você seja original naquilo que faz e claro, fazer o que você mais gosta e abordar os assuntos que mais gosta e domina. Procure pensar que o importante é se fazer o que gosta de uma maneira que só você consegue.

Todo grande Youtuber tem característica própria e marcante, é só observar os vídeos dos youtubers Cauê Moura, Kéfera, Felipe Neto, Felipe Castanhari e muitos outros youtubers que tiveram seus trabalhos reconhecidos por que fazem uma apresentação diferenciada, por que têm um trabalho de edição marcante, ou até mesmo um trabalho de roteiro e pesquisa que poucos conseguem se dedicar.

Então, é importante fazer com que as pessoas lembrem de você. Mas como eu faço isso? Simples, procure se conhecer melhor, converse com pessoas que te conhecem, pergunte a elas qual sua características marcante e use essas características cada vez mais para produzir seus vídeos.

2. Faça seu vídeo ser achado!

Faça seu vídeo ser achado

Nossos cursos indicados

Produzir um vídeo de qualidade não é tudo. Se as pessoas não o acharem, se não acompanharem seu trabalho, vai ser tudo em vão. Então, procure usar todas as ferramentas do Youtube a seu favor, coloque títulos (headlines) mais chamativos e mais simples nos seus vídeos. Isso vai te ajudar, pois quando seu vídeo aparecer como sugestão dentro dos inúmeros vídeos de centenas de milhares de youtubers, o público certamente vai se interessar e clicar o seu vídeo.

Use as TAGs a seu favor para que as pessoas achem seu vídeo nas buscas.

Vamos pensar o seguinte, quando se inicia um canal ou até mesmo depois de algum tempo com ele, é impossível que as pessoas saibam de sua existência. Você tem que fazer o seu vídeo ser encontrado, então, depois de fazer um trabalho bem feito em sua produção, se concentre em como pode usar as ferramentas do Youtube para fazer com que seu público alvo seja atingido.

Leia também  After Effects, Premiere, DaVinci e HitFilm: Quais suas diferenças?

E mais um ponto importante, use a descrição do seu vídeo. Muitas vezes, quando o título não convenceu, é a descrição que vai te ajudar a conquistar o público e ela também tem peso considerável nos algoritmos de pesquisa do youtube.

3. Faça thumbnails poderosos!

Outra maneira muito importante para que as pessoas cliquem no seus vídeos são as thumbnails, e você deve estar pensando: “Que nome estranho! O que é thumbnail?”

A thumbnail é a capa do seu vídeo e que também vira uma miniatura. Quando se faz um busca por vídeos dentro ou fora do Youtube, aparecerão várias imagens que correspondem aos vídeos. Essa imagem é muito importante, pois é através dela que as pessoas vão se interessar pelo conteúdo e clicar para assistir.

Então invista no conhecimento de programas gráficos para criar e compor excelentes capas. Procure uma maneira simples e direta de dizer. Através de uma imagem da capa você expõe as características do seus vídeos. Se for um vídeo de humor, por exemplo, transpareça isso na capa.

Agora, se o vídeo abordar um assunto mais sério, retrate  também isso no thumbnail. A capa é muito importante!

Uma das ferramentas de maior liberdade para criação de layouts, composições de imagem e montagens é o photoshop. Com ele é possível criar o estilo de imagem que você quiser. E te convido a conhecer nosso treinamento de photoshop avançado – montagens e manipulações, criado exatamente por um cara chamado Héber Simeoni. Conhece? :p

Clique aqui e conheça o treinamento.

4. Tenha qualidade

Tenha qualidade

Procure sempre ter mais qualidade nos seus vídeos. Mas é claro, no começo de carreira é difícil investir um dinheiro para ter um equipamento top de linha.

Não precisa ter pressa, mas procure economizar uma parte dos valores ou até mesmo uma porcentagem do valor total que recebe para investir em novos equipamentos, cenários e toda e qualquer melhorias para o canal.

Mas muito além disso, procure melhorar a sua própria qualidade ao se comportar em frente a câmera. É normal que nos primeiros vídeos a gente se sinta meio “travado”, tímido ou com qualquer tipo de dificuldade, mas procure vencer isso a cada vídeo, procure ser você mesmo, essa é com certeza a qualidade de maior destaque para o público, a sua qualidade como pessoa,  apresentador ou ator sendo melhorada a cada vídeo criado.

5. Analise e mensure seu progresso

Analise e mensure seu progresso

Uma das maiores falhas ao iniciar qualquer tipo de projeto ou sonho é não acompanhar os resultados. Mas calma!

Não estou falando de fazer uma comparação para ver se seu canal “bombou” da noite para o dia ou se ele é melhor do que outro canal. Me refiro sobre analisar o seu canal com uma freqüência para visualizar os horários de maior acesso, a idade do seu público, a quantidade de compartilhamentos e diversos outros dados importantíssimos.

E para poder acompanhar de forma mais avançada, o Youtube tem uma ferramenta muito legal, o Analytics, que pode ser acessado diretamente pelo seu canal ou através deste link.

Com ele é possível visualizar todos esses tipos de informações que citei acima e com isso saber como o seu público esta reagindo ao conteúdo produzido e também te ajudar para continuar criando um conteúdo de destaque.

O Analytics do Youtube apresenta dados incríveis, nos quais podemos destacar:

  • Tempo de exibição
  • Duração média de visualização
  • Visualizações
  • Likes
  • Deslikes
  • Números de inscritos
  • Vídeos mais vistos
  • Locais mais acessados
  • Origem do tráfego
  • Sexo
  • E locais de reprodução

Veja um exemplo com gráfico abaixo:

trafego_youtube

Então a dica é, analise o progresso do seu canal e tire o melhor dele.

Eu espero que essas dicas tenham te ajudado na hora de pensar em como estruturar o projeto do seu canal do Youtube. Deixe seu comentário sobre o que achou desse artigo e claro, conheça nossa página do Facebook.

Um abraço,

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE