MX Cursos
Avaliar desempenho do site

5 Ferramentas gratuitas para avaliar o desempenho do seu site

3.4/5 - (5 votes)

Se você veio em busca de ferramentas para avaliar sites, você está no lugar certo!

Não existe nada pior que um site extremamente lento para carregar sua página e com desempenho sofrível, concorda?

Apesar do aumento da velocidade das conexões, é fácil encontrar sites que demorem para carregar completamente ou apenas parte do seu conteúdo.

A Amazon descobriu que a cada 1 segundo de demora no carregamento poderia custar U$1.6 bilhões de venda ao ano.

O Google calculou se o resultado de busca demorasse 0,25 segundos a mais para carregar, perderia 8 milhões de buscas/dia.

Em 2010, o Google divulgou que velocidade do carregamento das páginas faziam parte dos 200 fatores para o rankeamento.

Além do fator ranqueamento, quantos mais rápido for o carregamento do seu site, melhor será a experiência que seu usuário terá ao navegar nele. Quanto mais rápido ele encontrar a informação que deseja, maior a probabilidade de procurar mais informações e permanecer na página.

Muitas vezes é necessário um mapeamento para tentar descobrir onde ficam os gargalos de acesso, que em um primeiro momento, para quem está desenvolvendo, pode não parecer de forma tão clara.

Mas como Avaliar Sites?

Para isso, existem diversos sites que disponibilizam ferramentas, que analisam seu site e informam o que está sendo carregando, tempo de demora, e até sugestões de melhoramento.

Vamos a lista das ferramentas, e lembrando que são todas gratuitas:

Ah, e se você quiser decolar seu site ou seu negócio digital, conheça nossos Cursos Online de Marketing Digital, Desenvolvimento, Programação, Design e Audiovisual.

1. Stage Analyzer

Stage Analyzer

O Stage Analyzer reune as principais informações do seu site e disponibiliza dicas práticas de como melhorar os resultados. Além disso, é possível ver um rank com os principais sites avaliados e quais suas respectivas pontuações.

Acesse o site

2. PageSpeed Insights

Ferramenta de Avaliação de Desempenho do seu site PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights possui uma pontuação de 0 a 100, onde ele avalia seu site, tanto como desktop, quanto em mobile, e com isso verifica como pode tornar o seu site mais otimizado.

Além de verificar, o PageSpeed dá dicas, de como você pode melhorar o desempenho do seu site.

Acesse o site

3. WebPageTest

WebPageTest

O WebPageTest é uma ferramenta gratuita, inicialmente desenvolvida pela AOL. Era um projeto interno, e em 2008 foi aberto sobre a licença BSD.

Nele você pode escolher a localidade, navegador e o dispositivo (inclusive o tipo de internet) que está usando para um melhor resultado.

Acesse o site

4. Pingdom Website Speed Test

Pingdom Website Speed Test

É uma ferramenta de monitoramento de desempenho, e mostra se sua página está rápida ou lenta, tendo indicações de como otimizar seu site.

Mesmo entrando em uma fila, o teste é bem rápido e você consegue baixar o arquivo ou compartilhá-lo.

Acesse o site

5. GTmetrix

GTmetrix

O GTmetrix te oferece um relatório completo sobre o desempenho do seu site, tem recomendação do PageSpeed, do  YSlow, detalhe de carregamento, etc.

Esta ferramenta é muito utilizada na comunidade, e já analisou mais de 250 milhões de sites até esta data.

Acesse o site

6. Mobile Friendly (Bônus)

Mobile Friendly

É uma ferramenta do Google, que apesar de não medir desempenho como PageSpeed, mostra se seu site está compatível com dispositivos móveis, que hoje é primordial na web.

O Google inclusive utiliza a questão do site ser responsivo como forma de ranqueamento do seu site nas buscas.

Acesse o site

Conclusão

Mostramos algumas ferramentas gratuitas para medir e melhorar o desempenho do seu site, e isso pode ser um diferencial para aumentar sua visitação ou vendas.

É importante que seus usuários tenham a melhor experiência possível, assim eles continuam navegando e retornam para seu site.

Você conhece outra ferramenta de desempenho? Conseguiu avaliar seu site?

Se sim, compartilhe conosco, e diga como foi sua experiência com elas, até a próxima.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar