Blog do MX Cursos

5 dicas essenciais para edição de vídeos com Adobe Premiere

5 dicas essenciais para edição de vídeos com Adobe Premiere

Não tem frase melhor para começar esse artigo do que te dizer que A EDIÇÃO DE VÍDEOS É SENSACIONAL! E eu estou falando sério. Não importa a qualidade do seu vídeo, o roteiro utilizado para criação ou qualquer outra etapa. Se a edição de vídeo não for feita da maneira correta, vai tudo por água abaixo.
Pensando nisso, eu vou dar à você 5 dicas essenciais para editar vídeos com Adobe Premiere. E vai por mim, essas dicas vão te ajudar muito para qualquer tipo de vídeo que você for editar.
Então vem comigo!

1.Seleção dos clips

Ferramentas de auxilioQuando pensamos nessa etapa, talvez deixamos de lado a sua importância. Acontece que na maioria dos trabalhos de filmagem, temos inúmeros clips de áudio e vídeo para usar, o problema é que muitos deles não serão usados, ou não usaremos seu tempo total. Então a melhor coisa à se fazer inicialmente, por mais que parece algo torturante, é selecionar somente os clips que serão utilizados.
E você pode fazer isso da sua maneira, mas o importante mesmo é deixar separado o que precisa ser usado na edição e descartar o que não precisa.

Claro que não precisa usar o SHIFT+DEL para deletar os que não for usar, afinal de contas, você ainda pode voltar neles se precisar de alguma coisa que esqueceu. Mas saiba que essa separação de vídeos irá te poupar um tempo enorme de trabalho durante todo o processo.

2. Roteiro

Talvez isso possa soar estranho logo de cara, afinal, quase todo mundo pensa que o roteiro é importante para a construção da história. E de certa forma é verdade. Mas que processo faz a construção da história? (vou te dar um tempo para pensar..) Isso mesmo, a edição de vídeo!
Por isso, é muito importante que você saiba qual a sequência da história que será cpmtada. Não saia jogando os clips de qualquer maneira na timeline, procure a melhor maneira de contar a história.

3. Checklist


Seleção dos clips
Com certeza, o nome checklist causa calafrios em muitas pessoas (e tenho que dizer que em mim também), mas a realidade é que precisamos encarar de outra maneira o quanto antes. Afinal, um chechlist bem feito pode, quase que literalmente, salvar a sua vida.
Então comece a marcar no papel o que vai fazer na edição do vídeo. Se você vai fazer primeiro os cortes iniciais, depois o tratamento de cores, depois efeitos sonoros, e por ai vai.

Você não precisa fazer um checklist para cada projeto, pois, pode reutilizá-lo para outros. Mas o que realmente importa  é saber escrever todas as etapas da edição e seguir à risca para chegar no resultados esperado sem perder tempo.

Tempo é dinheiro (essa frase não é das melhores para esse momento, mas acredito que deu para entender a importância).

4.Foco

Como tudo que se faz na vida, precisamos ter em mente a importância do processo e não dos desviar dele. Então, quando estiver fazendo a parte dos cortes no vídeo, foque nela  e termine o que tiver que fazer antes de ir para a etapa seguinte. Sei que isso pode parecer meio chato, mas posso afirmar que vai te ajudar a não errar em pequenos detalhes,  que podem aparecer se ficar trocando de etapa durante o processo da edição.
E claro, se você é uma pessoa como eu, que tem ideias novas quase que o tempo todo para inserir nos projetos, anote em um papel e depois vá acrescentando no seu projeto. Não bloqueie as ideias. Mas saiba inseri-las nos momentos certos.

Leia também  3 Plugins essenciais para o Adobe Premiere

Nossos cursos indicados

5. Ferramentas de auxílio

Agora, se você estiver usando um software que não te ajuda em todas essas etapas, seu trabalho será muito chato e  estressante de se fazer. Então, vou te dizer que um programa sensacional para você editar seus vídeos é o Adobe Premiere. Ele tem funções e ferramentas muito boas que te ajudam em todos os processos da edição.

Com esta última dica, você irá explorar as funções do programa. Algumas simples como Markers, Labels que te ajuda a visualizar melhor o projeto,  e  funções como Adobe Dynamic Link, onde é possível usar o poder do After Effects, Illustrator e Photoshop,  todos juntos dentro do Premiere.

Espero que essas dicas tenham sido de grande ajuda, não se esqueça que tudo é um processo,  e você não deve se cobrar demais logo de cara, mas procurar melhorar e incorporar as suas ideias em cada novo projeto.

E claro, se precisar de uma mãozinha para aprender o Adobe Premiere, vou te deixar o link do meu treinamento essencial dele, onde você vai aprender as principais funções e ferramentas do programa:  Clique aqui

O MX Cursos já está na Black Friday.