MX Cursos
website

5 passos essenciais para você aprender a criar seus próprios sites

5/5 - (1 vote)

Se você quer aprender a criar seus próprios sites, você está no lugar certo!

Recentemente recebi um e-mail de um aluno querendo saber quais passos e treinamentos seriam essenciais para que ele pudesse aprender do início e aprender a aprender a criar seus próprios sitese.

A resposta foi bastante sucinta, mas elucidativa ao extremo. Primeiramente, disse que existem início e meio, mas não existe um fim. Tudo muda, evolui. Mas entendo que é imprescindível aprender o básico pra que se entenda o meio e o futuro.

Pra se ter uma ideia, recentemente o google anunciou que mudanças em seu algoritmo de pesquisa iria dar mais relevância de ranking a sites que tivessem versões para dispositivos móveis.

Isso causou um alvoroço nas redes sociais, nos fóruns de programação e desenvolvimento e nos fez refletir a que ponto a mobilidade está cada vez mais presente no dia-a-dia de um desenvolvedor.

Com isso, tivemos um aumento significativo na procura de cursos que ensinem Web Design Responsivo como os cursos, como no curso de Bootstrap 4.

Recentemente, criamos um recurso no MX Cursos que é um passo-a-passo para qualquer aluno que deseja aprender algo, mas não sabe por onde começar.

Conheça nossa rota de estudo

Bom, agora que você já sabe que tudo muda e que as ferramentas e práticas se tornam cada vez mais voláteis, vamos ao que interessa.

1. Curso de HTML com CSS

Pode parecer óbvio, mas cada vez mais usuários tendem a iniciar o seu aprendizado com HTML 5 ou CSS3, mas conhecer o HTML 4 é de extrema importância.

Temos alguns treinamentos na área de Front-End que o ajudarão a aprender HTML5, CSS3 e a criar sites responsivos

2. Curso de HTML5 e CSS3

Eu poderia citar somente o CSS, mas no segundo curso do item 1, o CSS já é abordado. Dessa forma, o HTML5 e CSS3 será uma evolução natural e lógica do processo.

3. Curso de Photoshop para Layouts

Certamente, se esse artigo tivesse sido escrito a um tempo atrás, o Fireworks seria um item fundamental nesse passo. Porém, a Adobe anunciou recentemente que o seu famoso Software, líder de criação de Layouts para sites não seria mais atualizado. Aprender Photoshop e Illustrator é sem dúvidas essencial para que você possa aprender a criar seus próprios sites.

Então coube ao Photoshop exercer essa função. E tem exercido muito bem!

4. WebDesign Responsivo

WebDesign Responsivo - Aprender a criar seus próprios sites

Como dito no início do artigo, mobilidade agora é algo fundamental para que o Google posicione bem seus sites nas buscas orgânicas.

Dessa forma, não poderíamos deixar de citar os sites que abordem o tema:

5. WordPress

Eu poderia deixar de incluir o WordPress nessa lista, mas deixar o CMS mais popular do planeta de fora, seria um crime.

Depois de você aprender a criar seus sites “na unha”, usar o WordPress com eficiência será “um pulo”.

O sistema, além de trazer dinamismo, oferecerá uma gama de recursos como Temas e Plugins que poderão oferecer tempo e otimização a seus usuários.

Com essas dicas, criar sites profissionais será uma tarefa bem mais simples.

Apenas justificando algumas escolhas e ausências, não inclui nessa lista cursos de PHP, pois essa linguagem oferece a possibilidade de criação de sites dinâmicos, mas não necessariamente é indispensável.

Também não citei cursos como Marketing Digital, jQuery, Lógica, entre outros, pois entendo que se tratam de passos seguintes ao aprendizado inicial.

Também não abordei cursos de WordPress mais avançados, exatamente pelos mesmos motivos citados no parágrafo acima.

Espero que com essa lista, tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Um abraço e até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar