MX Cursos

4 tutoriais de Premiere incríveis para aprender a editar vídeos

4 tutoriais de Premiere incríveis para aprender a editar vídeos

Você é designer, já utiliza programas da Adobe, como Photoshop e Illustrator, e quer ter a edição de vídeos como mais uma de suas skills? O Premiere é o canal!

Pra começo de conversa, claro, ele aceita tranquilamente arquivos de programas da Adobe e ainda garante uma renderização de qualidade muito superior à dos demais softwares disponíveis no mercado. Então, saca só os tutoriais de Premiere que separamos para você começar a se aventurar!

1. Sincronização de áudio e vídeo

O Premiere é muito eficiente quando o assunto é te auxiliar em tarefas como a sincronização de áudio e vídeo. Você não precisará fazer isso de forma manual, graças a uma ferramenta do programa chamada Merge Clips.

Parece simples, certo? Não se engane, ao assistir esse tutorial do Mateus Ferreira disponibilizado no Brainstorm Tutoriais, com duração de 4 minutos, você vai descobrir que é necessário possuir um material bruto de qualidade, tanto de vídeo quanto de áudio.

Nesse vídeo, o publicitário mostrará algumas características importantes que você precisará ter no seu material. Você vai descobrir que, muito mais que a ferramenta Merge Clips, esse conhecimento é o que vai otimizar o seu tempo de edição na hora de botar a mão na massa.

2. Aplicação de transições

As transições são essenciais para dar qualidade a um vídeo e fazer com que ele fique mais agradável aos olhos de quem o assiste.

Caso você esteja apenas começando a se aventurar pelo Premiere, indicamos esse tutorial do Guga Lamenha, com duração de 3 minutos.

Ele vai te ensinar a aplicar a mesma transição em todo o seu projeto e, de quebra, ainda cita algumas ferramentas-chave do software que podem ser interessantes para você utilizar em outros momentos da edição.

Nossos cursos online relacionados a este post

Por outro lado, se você busca personalizar cada transição do seu vídeo, indicamos outro tutorial do Mateus Ferreira, um pouco mais aprofundado, com duração de aproximadamente 7 minutos.

Nele, você vai aprender a criar um tipo de transição diferenciado, a transição swish, além de conferir alguns exemplos de utilização de efeitos do Premiere — que, inclusive, é o assunto do nosso próximo tópico!

3. Adição de efeitos

Agora vamos partir para um nível acima nos tutoriais! A adição de detalhes simples, como ajustes de brilho, contraste e saturação pode ser o que falta para conseguir passar a vibe certa com o seu vídeo.

O canal The New Boston disponibilizou um vídeo tutorial de adição de efeitos no Premiere em inglês, com duração de mais ou menos 6 minutos. Com ele, você vai aprender a fazer os ajustes que citamos acima.

Pode parecer simples, mas um bom exemplo da utilidade desse tutorial é que, nele, você também vai aprender como finalizar um vídeo com um efeito de escurecimento de tela, e até mesmo dicas rápidas que também podem servir para transições.

4. Gestão de projeto

Tutoriais de Premiere

Essa é uma questão de nível mais avançado que envolve a organização do layout do Premiere na hora de editar vídeos. Não se engane achando que isso é perda de tempo! Na verdade, a gestão ajuda a otimizar tempo — afinal, se você sabe onde encontrar tudo que precisa, será muito mais ágil durante o processo de edição.

A Creative Cow lançou um tutorial sobre gestão, também em inglês, de aproximadamente 7 minutos. Esse tutorial já se inicia com um plus, te ensinando a forma correta de abrir arquivos de diferentes versões do Premiere para editar.

É essencial deixar acessíveis ferramentas que serão muito necessárias e retirar tudo aquilo que não tem a ver com o projeto que você estiver editando. Com esse tutorial da Creative Cow, você vai aprender a melhor forma de fazer isso, desde janelas que devem ou não ficar à mostra e fragmentos de arquivos que não estão sendo utilizados e podem ser descartados até a seleção de itens que você quer que o software salve, por exemplo.

Agora que você mergulhou nesse conteúdo dos tutoriais de Premiere, viu que a edição de vídeo — assim como toda skill que você pretende melhorar — precisa de bastante estudo e, claro, prática!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre questões básicas desse softwares e queira acessar um conteúdo verdadeiramente rico em português, confira os cursos do MX!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE