Blog do MX Cursos

4 dicas para melhorar a usabilidade do seu website

4 dicas para melhorar a usabilidade do seu website

Quantas vezes, desde que começamos a usar a internet para as mais diversas atividades, já tivemos enormes dificuldades em encontrar alguma informação dentro de um site? Provavelmente você não conseguirá nem contar. Um grande número de sites na internet tem problemas graves de usabilidade, que é o aspecto que determina o grau de dificuldade (ou facilidade) que o usuário tem ao “usar” um site, aplicativo ou jogo.

Em outros termos, uma boa usabilidade significa que o usuário consegue atingir, com pleno sucesso, seus objetivos ao lidar com a mídia, sejam elas quais forem — jogar, obter uma informação, comprar um produto, fazer um cadastro ou interagir de forma plena com outros usuários, por exemplo. O foco na usabilidade é determinante para qualquer projeto desse tipo, uma vez que a dificuldade de uso é um dos principais motivos de rejeição por parte de usuários.

Que tal então conferirmos quatro dicas essenciais para melhorar a usabilidade do seu site? Acompanhe!

Faça testes com usuários

Não há ninguém melhor para testar seu site ou sistema (aplicativo ou jogo) do que a própria pessoa que irá utilizá-lo, antes que ele seja publicado. Por ser o principal interessado no que o produto tem a oferecer, o usuário deverá apontar aspectos como problemas de navegação, dificuldade de acesso e outras inconsistências.

Nesse momento, é importante observar em que níveis de navegação se encontram as principais funções e informações do site. Um bom norte nesse sentido é considerar que o usuário deve conseguir acessar o que precisa em no máximo três níveis de cliques, por exemplo.

Preste atenção aos feedbacks

A opinião do cliente é muito importante em qualquer negócio, e quando falamos da usabilidade de sites e sistemas ela se torna lei! Ou seja, preste muita atenção às sugestões que os usuários enviam sobre seu site depois de publicado, pois elas podem ser a chave para a melhoria dos serviços de forma global.

É imprescindível, nesse aspecto, dar atenção especial às reclamações e feedbacks negativos. Se o usuário de seu site, aplicativo ou jogo está reclamando de algo como dificuldade de cadastro, senha, compra ou obtenção de alguma informação, é bem provável que haja um problema de usabilidade que precise ser analisado e corrigido.

Promova testes A/B

Um teste A/B acontece quando produzimos duas versões de um produto com aspectos diferentes entre si e comparamos os resultados trazidos por elas. Você pode fazer um teste A/B com a página inicial de seu site, por exemplo, ao produzir uma versão dessa página com a área de login do lado superior esquerdo e outra com a mesma área posicionada em um lugar diferente. A página que trouxer melhor resultado, seja em termos de números de visitas ou conversões, será a “vencedora” e ficará no ar.

Leia também  Mockups para seus projetos fazem a diferença?

Nossos cursos indicados

Em tese, testes A/B deveriam ser infinitos, ou seja, a versão que melhor traz resultados em uma comparação deverá ser submetida a outra comparação com uma terceira versão, visando sempre à melhora dos processos de usabilidade.

Construa um layout intuitivo

A disposição dos itens em seu sistema, seja ele um site, aplicativo ou jogo, deve ser feita de forma harmônica, sem agredir visualmente o usuário e sem criar confusão de elementos e informações. Cabeçalho, menus e conteúdo devem estar dispostos de maneira a servir a informação da melhor forma possível ao usuário, obedecendo regras e convenções de design.

Outros itens de layout a serem considerados nesse aspecto são cores, formas e, principalmente, as fontes utilizadas nos textos, que devem estar em um tamanho razoável para que o usuário consiga ler o texto sem muito esforço.

Quer aprender mais sobre Usabilidade? Faça nosso treinamento 100% em vídeo aulas.

Anda preocupado com a usabilidade do seu site ou sistema? Esperamos que as dicas tenham sido úteis! Continue a discussão conosco, participe dos comentários abaixo!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE