Blog do MX Cursos

4 dicas indispensáveis para ser um diferencial no Youtube

4 dicas indispensáveis para ser um diferencial no Youtube

Fala a verdade, quem é que não quer trabalhar fazendo o que se gosta? E nos últimos anos, quando pensamos nisso, uma das profissões de destaque é a produção de videos para Youtube, onde você tem uma liberdade para criar os tipos de materiais que achar interessante.

Só que ai você pensa: “mas por onde começar esse processo?” e talvez também pense “como é que não vou me perder depois de começar?”. Por que afinal de contas, fazer o que se gosta é uma coisa, saber planejar e construir uma ideia sólida é outra bem diferente.

Para ajudá-lo nesta missão, veja neste artigo 4 dicas indispensáveis para ser um diferencial no Youtube.

1. Eu realmente tenho que planejar?

YoutubeE a resposta vem na lata, sim! Planejamento é uma coisa que precisamos pensar e se possível, o quanto antes. É claro que você deve imaginar que vai ser complicado demais, que não sabe fazer isso, que não é possível e logo desiste, mas calma. Vou te dizer que isso é mais simples do que imagina. Vamos começar pensando que o planejamento é a base para tudo que vai fazer, como se fosse uma receita de bolo (hum, eu adoro bolo!), imagine que precisa de todos os ingredientes, as vezes a medida de cada um pode passar um pouco, mas eles tem que estar lá.

Então coloque no papel (ou escreva no Word mesmo) ideias como:

  1. Qual vai ser o assunto tratado no meu canal?
  2. Qual a ideia das pessoas que pretendo atingir?
  3. Vou usar que tipo de linguagem?
  4. Eu dou conta do projeto ou seria legal ter outras pessoas?
  5. Eu mesmo vou editar ou preciso contratar uma pessoa?

O mais importante é saber que essa lista pode ser a sua ou você pode mudar alguns elementos e até acrescentar outros lá, mas tenha em mente que planejar é pensar agora, no que você vai querer lá na frente.

E falando em edição de video, já conhece nossos cursos?  Cursos de edição de áudio e video.

2. E por quê afinal, inovar?

2

Nossos cursos indicados

Por ser uma área de liberdade para criação, muitas vezes quando você pensa que tem uma ideia incrível para seu canal e você esta de bobeira assistindo videos no Youtube quando de repente, você percebe que alguém já esta usando a sua ideia, daí você pensa “vou desistir, essa não é a profissão para mim”. E eu já te digo que se pensou isso ou algo parecido, vai devagar, você nem começou direito e já ta pensando em desistir?

Leia também  Audiovisual: 5 canais do youtube que você precisa conhecer

Você já fez o planejamento, já pensou que tipo de materiais vai produzir? Então o importante agora é pensar em fazer o que pensou de uma forma diferente, assista mesmo vários canais do Youtube, procure visualizar e entender qual o diferencial de cada um deles, alguns tem a personalidade como algo marcante, outros a edição de video, outros ainda a ideia é muito boa. O que você precisa saber e conhecer é o seu diferencial, você gosta de fazer piadas ou prefere um estilo mais sério? Você é expressivo(a) e não consegue parar de se mexer (eu confesso, eu sou meio assim) ou já é mais quieto(a)? Analise os pontos principais da sua personalidade e retrate isso no video.

Uma outra coisa importante é pensar sobre a sua ideia, procure uma maneira diferente de falar sobre aquele assunto que escolheu para o video.

3. Investir no Youtube. Putz, já tenho que gastar dinheiro?

3

Quando se pensa em qualidade, logo vêm à mente o pensamento de comprar os melhores equipamentos para imagem e video, os melhores programas para editar e coisas do tipo? E claro, essa ideia esta errada? Não, é ótimo pensar em investis no canal e deixar ele com uma qualidade muito bacana, só que o problema é que quem esta começando nessa área, nem sempre tem oportunidade para fazer esse tipo de investimento, e quer saber, quem disse que essa é a única forma de qualidade?

A qualidade é a sua melhor maneira de apresentar o conteúdo do seu video, pesquise sobre o assunto, procure maneiras legais de falar algumas frases, busque o melhor de você a cada video. O importante é sempre fazer o seu melhor usando os melhores equipamentos que tiver no momento, eles podem não ser os melhores do mercado, mas nesse momentos são os melhores que você tem.

Mas e sobre os equipamentos? Calma, o momento de investir nisso vai chegar, mas até lá, use o que você tem.

4. Calma, muita calma

4

Talvez essa seja a dica não só mais importante, mas que lá no fundo é o mais difícil por que hoje dia a ansiedade esta tomando conta dos nossos corações (boa frase de efeito hein?). Mas é verdade, quando a gente pensa em alguma coisa, alguma ideia, queremos ver pronta, queremos ver funcionando. Mas infelizmente as coisas, pelo menos a maioria delas não acontece da noite para o dia, é preciso paciência. É importante saber que as vezes o sucesso não vai vir na velocidade da luz como queremos, “mas eu tive um trabalho do caramba para conseguir fazer esse video!”. Eu sei, sei bem como é isso, as vezes ele não foi para frente, mas não quer dizer que ele não vai. As vezes você ainda esta errando no planejamento dele, volte lá, repense sobre suas metas e objetivos e o mais importante, não desiste, no momento certo seu video vai bombar e você vai ver que foi muito bom ter calma, por que agora é só aproveitar o momento.

Eu espero que essas dicas tenham te ajudado a pensar em como criar um canal do youtube, e aproveitando, se quiser, conheça nossa página do Facebook.

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE