Blog do MX Cursos

4 dicas de motivação para os designers

4 dicas de motivação para os designers

Você já parou para pensar no quanto motivação e produtividade estão relacionadas? É muito fácil perceber que uma não anda sem a outra. Quanto mais motivado alguém está, mais vai produzir. E o contrário também vale: quando cai a produtividade, a motivação acompanha rapidinho. Para os designers, essa questão é ainda mais importante, uma vez que esses fatores influenciam diretamente na criatividade — ferramenta básica do trabalho.

4 dicas de motivação para os designers

É importante, então, cuidar para sempre manter a motivação lá no alto, fazendo com que os dias de trabalho rendam bastante e que os resultados sejam recompensadores, cheios de qualidade e impacto. Mas, claro, nem sempre conseguimos manter esse ritmo e é normal, vez ou outra, que a gente escorregue na vontade e no interesse pelo trabalho.

Nessas horas, algumas dicas de motivação podem quebrar um super galho. Acompanhe aqui!

Valorize suas conquistas

[mdi-icon name=”trophy-variant” size=”10x” color=”#7FB4B1″]

Um dos principais fatores que minam a sua motivação no trabalho é a sensação de que não está gerando resultados ou produzindo conteúdo e projetos interessantes. No entanto, em grande parte das vezes, essa sensação não condiz com a realidade. O que é acontece é que ficamos tão imersos no volume de trabalho, na urgência dos prazos e nas demandas cada vez mais complexas que não temos tempo para perceber as pequenas e grandes conquistas do dia a dia.

Por isso, é muito importante tirar um tempo ao final da sua semana para avaliar a sua produção e perceber o bom trabalho que foi feito. Você vai se surpreender em como pode estar fazendo (muitas) coisas incríveis e nem se dá conta disso.

Intercale suas habilidades

[mdi-icon name=”crown” size=”10x” color=”#7FB4B1″]

Um conhecimento que é adquirido com a experiência, mas que compartilhamos de mão beijada com você agora: organize o seu dia de forma a executar atividades que explorem habilidades diferentes. Isso vai fazer com que você estimule áreas distintas do seu cérebro e se sinta mais ativo e produtivo o dia inteiro.

Nunca reserve um único dia para cuidar das tarefas mais chatas e burocráticas ou você corre o risco de ficar preso pra sempre ali! Se fizer um pouquinho todo dia, misturando isso às coisas mais prazerosas, você vai ficar livre de tudo sem nem perceber.

Nossos cursos indicados

Aprenda com feedbacks

[mdi-icon name=”comment” size=”10x” color=”#7FB4B1″]

As avaliações de desempenho são um fator muito importante na manutenção da motivação de qualquer colaborador. Esteja sempre aberto a ouvir o que os seus gestores e diretores têm a dizer sobre o seu trabalho, sua produtividade, sua presença dentro da empresa. Aprenda com os feedbacks, use o que foi observado para direcionar o seu crescimento profissional e aceite os elogios, que são frutos do seu trabalho e dedicação.

Se você trabalha como freelancer, não hesite em pedir retornos para os clientes e parceiros: o que acharam do seu trabalho? Como você pode melhorar? Você vai entender que isso tudo te ajuda a ser um profissional mais competente e, principalmente, mais motivado.

Crie recompensas para si

[mdi-icon name=”thumb-up-outline” size=”10x” color=”#7FB4B1″]

Semanas e semanas imerso em um trabalho supercomplexo, noites em claro para entregar a marca do cliente a tempo de um evento que apareceu de última hora, finalmente a finalização daquele livro depois de oitenta e três revisões no arquivo.

Seu suor e seu esforço merecem ser recompensados e esse incentivo deve vir principalmente de você: tire um dia de folga, invista naquele videogame que está namorando há tempos, saia para jantar num badalado restaurante. É importante cuidar para que o seu trabalho seja reconhecido e as vitórias celebradas — esses mimos vão funcionar como incentivo para que você trabalhe cada vez melhor.

É isso. Quando a gente gosta do trabalho que faz, a falta de motivação não tem muito espaço e acaba não durando. É essencial estarmos felizes com as nossas escolhas e adotarmos pequenas posturas no dia a dia para tornar a nossa rotina mais produtiva.

E para você? Quais são as dicas de motivação como designer que fazem toda a diferença no seu trabalho? Conta pra gente nos comentários.