MX Cursos
bloqueio criativo

3 Dicas para combater o bloqueio criativo

Rate this post

O bloqueio criativo pode ser explicado como uma dificuldade que as pessoas têm em ter uma nova ideia a ser projetada. Esse bloqueio pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente com profissionais que atuam diretamente com a criatividade, como é o caso dos Designers, Músicos, Artistas, Escritores, Youtubers e etc.

Para você que deseja atuar na área de criatividade, seja como designer ou áreas relacionadas, aqui estão 3 dicas para lidar com o bloqueio criativo.

Dica 1: Sites de Portfólio, Plataformas e Canais

Sites de Portfólio são sites ótimos como fontes de inspiração. Mesmo que encontre temas que sejam totalmente diferentes do tema que esteja desenvolvendo, você pode utilizar para geração de idéias ou encontrar idéias que podem se encaixar no seu projeto. Sites de Portfólio que eu indico são:

1 – Youtube

O Site que eu mais utilizo como fonte de inspiração é o Youtube, principalmente com o canal Creative Station. Lá você encontra speedarts de diferentes categorias, como Ilustração, 3D, manipulação de imagens, pintura digital entre outros.

E alguns vem até acompanhado com explicações de como foi possível chegar naquele resultado, quais ferramentas foram utilizadas e tudo mais.

2- Art Station

Este site é usado por usuários grandes focados em ilustração, com imagens lindas que podem te inspirar.

3 – Flickr

Focado em fotografia, este site serve para você ter novas idéias de como tirar uma foto.

4 – Pinterest

O Pinterest possui grandes galerias de artistas de todas as categorias de arte.

5 – Deviant Art

Apesar de estar poluído de imagens aleatórias, a plataforma ainda tem excelentes artistas com diversos projetos criativos.

Behance

Site de Portfólios da Adobe, você pode seguir artistas que se aproximam ao seu estilo de arte, e ter aquele artista como maiores exemplos de inspiração.

Dica 2: Desenvolva livremente

O Objetivo de desenvolver livremente é alcançar o seu fluxo criativo, não pense, não siga regras, apenas desenvolva.

Defina um período de tempo de desenvolvimento, deixe as ideias surgirem e use-as por mais loucas que possam ser, não se preocupe com estilo, fonte, tipografia, cores, harmonia, busque um pouco do abstrato. Depois que terminar, analise o que desenvolveu e filtre as boas ideias e recomece, dê um norte naquilo que criou.

Se você gostou do resultado, torne sua rotina.

Dica 3: Referências

Eu sei, buscar referências pode ser uma dica clichê, mas referências fazem parte do processo de qualquer projeto artístico.

Dicas para combater o bloqueio criativo

Busque por referências que sigam o mesmo tema que o do seu projeto ou próximo a ele.

As vezes nos agarramos tanto aos conceitos fortes, e busca por detalhes que acabamos nos esquecendo dos princípios básicos.

Se você estiver desenvolvendo uma logo por exemplo onde você pretende utilizar o conceito do gestalt, você pode pesquisar por logos que utilizam desse conceito, ver imagens interessantes que utilizem desse conceito e você pode aplicar algo nesse modelo.

Os modelos abaixo são exemplos ótimos de criações utilizando o conceito de gestalt, são simples e são modelos que você poderia utilizar pra um projeto seu que utilizasse desse conceito.

Referências para combater o bloqueio criativo

Mas atenção: Obter referência é diferente de copiar algo! Cuidado com plágios. Use as referência ao seu favor, mas dê seu tom à arte que irá criar sem usar a cópia daquilo.

Conclusão

Essas são as minhas 3 dicas para lidar com o bloqueio criativo. Existem muitas outras formas de lidar com este bloqueio e essas são as que mais me ajudam e recomendo pra você também tentar.

E você, o que faz para combater seu bloqueio criativo?

Deixe seu comentário.

Abraços!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar